WhatsApp para restaurates: como usar o app para atrair clientes?

Última sexta-feira do mês e a casa vazia. Justo no dia em que o chopp estava pela metade do preço. Roberto, dono de uma espeteria em São Paulo, sabia que o movimento ficaria mais fraco aquela altura do calendário. Por isso criou a promoção. Contudo parece que os panfletos que ele havia distribuído na região e os anúncios no Facebook não estavam funcionando. Afinal ninguém sabia da oferta.

Nesse momento, ele já sabia que a divulgação aquela semana tinha sido um fiasco. Porém a situação poderia ser diferente. Bastava usar o WhatsApp para o restaurante, como forma de atrair clientes e compartilhar a oferta.

Você não precisa cometer o erro de Roberto e pode, agora mesmo, concluir a leitura deste artigo e entender como utilizar o WhatsApp para atrair mais clientes para o seu restaurante e quais cuidados precisa ter antes de mandar uma mensagem para sua clientela.

Vantagens do WhatsApp para restaurantes

Como mencionamos no início deste artigo, o WhatsApp é mais eficiente que outras ferramentas de divulgação, isso tem a ver com a agilidade do envio de mensagens, a familiaridade dos seus clientes com o tipo de conteúdo e a entregabilidade das mensagens.

Agilidade: Comunique-se com seu cliente em tempo real

Antes de mais nada, as comunicações por WhatsApp são instantâneas. Você consegue sentir imediatamente o impacto de uma ação por esse canal, pelas respostas dos seus clientes dentro do próprio app.

Ao contrário do que aconteceu com os panfletos, que só se mostraram ineficientes quando Roberto percebeu a casa vazia.

Familiaridade: A maioria dos seus clientes usam a ferramenta

Quase todos os seus clientes já utilizam o WhatsApp para falar com seus amigos e familiares. Então não é preciso educá-los, pois eles usam a ferramenta de forma intuitiva.

Além disso, suas mensagens apareceram no mesmo espaço que as mensagens da mãe ou do melhor amigo dos seus clientes, então ele verá aquilo com mais atenção que um panfleto recebido no semáforo ou um anúncio no Facebook.

Entregabilidade: Livre-se da interferência dos algoritmos

Se você já usa as redes sociais para promover seu restaurante, sabe que apenas uma pequena parte dos seus cliente vê suas publicações no feed, normalmente, o número de impressões de um post da sua empresa no Facebook não chega a 2% do total dos seus seguidores.

Por outro lado, o WhatsApp leva todas suas mensagens diretamente aos contatos salvos na agenda do seu celular.

7 Cuidados ao promover seu negócio pelo WhatsApp

Mas para desfrutar de todas as vantagens da ferramenta é preciso ter alguns cuidados para não ser invasivo, ofender a privacidade dos seus cliente e até mesmo perder sua conta.

1. Mantenha um telefone separado apenas para seu estabelecimento

Para começar a lista de cuidados, mantenha um aparelho de telefone e uma linha destinada exclusivamente ao seu restaurante. Misturar seus número pessoal com a conta da sua empresa vai dificultar a delegação do contato para um funcionário e você ainda pode se confundir e enviar uma mensagem pessoal para sua base de clientes.

2. Comunique-se apenas com clientes que forneceram o contato a você

Você não pode, de maneira alguma fazer spam. Isso significa que não vale pegar a lista de contatos de um estabelecimento ou comprar uma lista de contatos pronta.

3. Jamais crie grupos entre seus clientes

Colocar seus contatos em um grupo dá margem para que eles conversem entre si, ou mesmo que um concorrente capte os contatos do seu cliente.

Mas fica tranquilo que não vou pedir para você se comunicar com cada cliente de forma separada. Antes do fim desse artigo, você verá como comunicar-se com todos seus clientes de uma única vez, sem invadir a privacidade deles.

4. Fique atento ao horário de envio das mensagens

Não é porque você pode enviar mensagens a qualquer momento para seus clientes que você vai fazê-lo.

Utilize o bom senso, para comunicar-se com seus clientes apenas nos horários mais convenientes, para conseguir mais respostas positivas das suas mensagens.

5. Não envie correntes

Assim como o horário, o tipo de mensagens que você encaminha pode ser bastante inconveniente.

Não precisa se limitar a mandar ofertas sobre o restaurante, seja criativo. Vale até mesmo usar alguns memes para tornar a comunicação mais descontraída. Mas sempre use o bom senso para não disparar uma mensagem que seja invasiva ou ofenda seus clientes.

6. Responda todas as mensagens

Sempre responda os clientes que conversam com você através do WhatsApp, ainda que seja para indicar o melhor canal de comunicação.

Ninguém gosta de ser ignorado por um garçom ou atendente no seu restaurante, assim como não vai gostar de viver isso no WhatsApp.

7. Não envie vídeos longos e arquivos pesados

Lembre-se a maioria dos seus clientes vai se comunicar com você, pelo WhatsApp, através do celular, utilizando a internet 3G.

Então, evite disparar mensagens que contenham vídeos e outros arquivos muito extensos.

7 dicas matadoras para divulgar seu restaurante no WhatsApp

Agora que você já sabe o que não pode fazer ao iniciar um estratégia de relacionamento pelo WhatsApp, veja sete boas práticas para conseguir mais resultado com a ferramenta.

1. Use listas de transmissão e comunique-se com seus clientes de forma segmentada

Como mencionamos no último tópico deste artigo, colocar seus clientes em um grupo é muito arriscado e enviar mensagens separadamente para cada um pode ser inviável. Sendo assim, o melhor é criar listas de transmissão e dividir seus contatos conforme o segmento de clientes.

O Roberto poderia criar uma lista apenas para os clientes que frequentam o happy hour e outra apenas para os clientes que almoçam na casa. Assim ele pode criar mensagens mais direcionadas para cada público e não saturar os clientes com excesso de conteúdo.

2. Seja pessoal e fale no mesmo tom de voz do seu cliente

Ninguém gosta de conversar com uma marca. Pessoas gostam de se relacionar com outras pessoas, então não aja como um robô.

Ao fazer um atendimento pelo WhatsApp, converse com o mesmo tom de voz e vocabulário dos seus clientes e os trate sempre pelo nome.

3. Não aposte todas suas fichas no WhatsApp

Por melhores que sejam os resultados do app, não aposte todas as suas fichas nele.

Mesmo fazendo tudo do jeito certo, seus clientes podem te marcar como spam, ou o WhatsApp pode simplesmente alterar suas políticas para não permitir a utilização comercial.

Por isso, mantenha outros canais de divulgação como os anúncios no Facebook e a panfletagem em regiões estratégicas.

4. Configure mensagens de ausência e respostas rápidas

Para não deixar nenhum cliente esperando, configure sua conta programada no WhatsApp Business e estabeleça mensagens de ausência para os horários em que você não conseguirá atender.

Programe também as respostas rápidas, com textos padrão para aquelas perguntas mais frequentes, como: “qual o horário de funcionamento”, “vocês fazem entregas” e “vocês aceitam cartão”.

5. Utilize o Google Contatos para adicionar novos clientes a sua base

Antes de se comunicar com um cliente, você precisa adicioná-lo aos contatos do seu celular. Fazer isso manualmente pelo aparelho pode ser muito trabalhoso e demorado.

Para poupar você dessa tarefa, existe o Google Contatos. Com o app instalado no seu celular, você pode adicionar os contatos pelo computador, Você pode inclusive exportar um arquivo excel com o nome, telefone e outros contatos dos seus clientes.

6. Direcione seus outros contatos para o WhatsApp

Para ampliar ainda mais sua base nesse canal, você pode criar uma campanha no Facebook e por e-mail, com um link do seu WhatsApp.

Essa ação é um pouco mais complexa, mas pode aumentar e muito a probabilidade de manter sua casa cheia durante todo o mês.

7. Aplique tags para segmentar seus clientes

Por fim, o WhatsApp Business conta com uma funcionalidade de aplicação de tags, assim você pode marcar segmentar seus contatos para que cada um receba um atendimento personalizado.

Seguindo todos os passos acima, certamente você conseguirá construir um canal sólido de relacionamento com seus clientes. Além disso, terá mais um recurso para aumentar as visitas ao seu bar ou restaurante.

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