WhatsApp para Restaurantes: o guia definitivo para vender e lucrar mais!

WhatsApp para Restaurantes
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O WhatsApp é uma importante ferramenta de comunicação pessoal e profissional. A solução tem sido amplamente utilizada para a troca de mensagens rápidas e também para vendas em diversos setores. Se você ainda não sabe como aproveitar todas as vantagens do uso do WhatsApp para Restaurantes, saiba que você pode estar perdendo dinheiro.

Conquiste novos clientes e fidelize os atuais. Escale seus canais de atendimento, tenha um meio fácil de receber pedidos e turbine suas vendas. Confira o guia definitivo com essas e muitas outras dicas para vender e lucrar mais!

As 5 maiores vantagens do WhatsApp para Restaurantes

Sem dúvida alguma, o WhatsApp é mais eficiente que outras ferramentas de divulgação. Isso tem a ver com a agilidade do envio de mensagens, a familiaridade dos usuários com o tipo de conteúdo e, certamente, com o nível de entregabilidade das mensagens. Mas não só isso. Muito comum no uso pessoal, essa tecnologia também pode ajudar a ampliar as vendas no seu restaurante.

Veja as 5 maiores vantagens do WhatsApp para Restaurantes e saiba porque você deve utilizá-lo.

1 – Popularidade: as pessoas já usam a ferramenta

Uma coisa é certa: hoje em dia quase todas as pessoas já utilizam o WhatsApp para falar com seus amigos e familiares. Da mesma forma, as empresas estão adotando cada vez mais esse canal para facilitar o acesso e comunicação com seus clientes.

Na prática, toda essa popularidade pode ajudar o seu restaurante a ganhar tempo. Mas, como assim? Por ser uma ferramenta comum não será preciso, portanto, educar seus clientes a utilizá-la, uma vez que tanto a sua instalação, quanto suas funcionalidades são muito intuitivas.

Serve par a quem atende mesa, balcão, delivery, takeaway, drive thru. Serve para todos os tipos de restaurantes ou negócios e alimentação.

2 – Agilidade: comunique-se com seu cliente em tempo real

Antes de tudo é preciso lembrar que as comunicações pelo WhatsApp são instantâneas. Ou seja, você consegue sentir imediatamente o impacto de uma ação por esse canal, pelas respostas dos seus clientes dentro do próprio aplicativo (app), ao contrário do que acontece com outras ações – mesmo online.

A comunicação e respostas em tempo real trazem também maior confiança e agilidade à operação. Seja para facilitar o atendimento ou para receber pedidos dos clientes, o canal trouxe mais dinamismo para os dois lados: para os restaurantes e para os clientes.

3 – Entregabilidade: sem interferência dos algoritmos

Se você tem um site ou uma página nas redes sociais precisa entender a lógica por trás destas mídias. Exceto se você investir tempo em estratégias para ficar bem ranqueado no Google, por exemplo, ter um site não será garantia de mais vendas.

Isso acontece porque os algoritmos de alcance orgânico estão em constante atualização. Quase sempre isso quer dizer também que se você não pagar, ou seja, investir em anúncios, seu negócio não ganhará destaque. É claro que existem outras formas de conseguir o mesmo resultado, mas leva tempo.

Em paralelo, o WhatsApp, se baseia em listas de contatos, ou seja, de pessoas que já estão em sua base ou que entraram em contato em alguma oportunidade. Uma vez criado o relacionamento, não há algoritmo que interfira!

4 – Aquisição: é um canal barato para atrair novos clientes

Se você usa as redes sociais para promover seu restaurante, já deve ter percebido que o investimento em mídia paga não traz retorno proporcional (como era de se esperar!).

Mesmo que você faça publicações constantes, as novidades só serão entregues no feed de notícias de algumas pessoas. Olha o algoritmo reduzindo suas possibilidades mais uma vez… o número de impressões de um post da sua empresa no Facebook, por exemplo, não chega a 2% do total dos seus seguidores.

Com o WhatsApp suas mensagens são entregues em tempo real e de forma muito mais barata já que os clientes podem vir até você, espontaneamente. Para isso, é claro, é preciso definir esse como um canal de atendimento. E, muito além disso, como um canal de vendas. 

Se alguém entrou em contato com a sua empresa pelo WhatsApp, demonstra maior interesse. E por mais que você anuncie seu número para contato, a propaganda é menos invasiva e mais direta. Com o WhatsApp para restaurantes suas possibilidades são ampliadas.

5 – Mobilidade: seu negócio disponível a qualquer momento

Uma ação de marketing de sucesso é aquela que consegue gerar resultado ao longo do tempo. Isso é, tem retorno sobre o investimento (ROI), maior que seu custo. De forma muito simples, basta lembrar que é muito mais caro trazer um novo cliente.

Assim, atrair e fidelizar os clientes parece ser o ideal, não é mesmo? Com certeza. Por isso, é muito importante pensar em diversificar as estratégias de marketing. Ao contrário de uma ação específica, sazonal ou de um canal de relacionamento que só funciona durante um período, o WhatsApp permite que seu cliente entre em contato com seu restaurante quando precisar e independente de onde estiver.

Pelo fato do aplicativo ser instalado no celular, pode ser acessado a qualquer momento. Para isso, é preciso ter apenas conexão com a internet e o número salvo.

Veja agora como promover o seu restaurante por este canal.

4 dicas matadoras para divulgar seu restaurante no WhatsApp

Como usar o WhatsApp para atrair clientes para o meu Restaurante?

Para desfrutar de todas as vantagens da ferramenta é preciso ter alguns cuidados. Primeiro para não ser invasivo e depois para respeitar a política de privacidade dos usuários. 

Com essas dicas dos nossos especialistas, você pode aproveitar o máximo da tecnologia, sem abusar dos seus clientes.

1. Use listas de transmissão e comunique-se com seus clientes de forma segmentada

Muitas vezes, as necessidades dos clientes do seu restaurante são parecidas ou determinadas características, permite identificar alguns comportamentos ou padrões.

Segmentar grupos de comunicação pode ajudar a se comunicar com mais assertividade. Sendo assim, o melhor é criar listas de transmissão e dividir seus contatos conforme o segmento de clientes.

O WhatsApp Business conta com uma funcionalidade de aplicação de tags, assim você pode marcar segmentar seus contatos para que cada um receba um atendimento personalizado.

Com uma comunicação mais direcionada para cada público, você não irá saturar seus clientes com mensagens indesejadas ou excesso de conteúdo. Vai fazer uma promoção? Antes de compartilhar, pense se a comunicação está adequada ou serviria para todos os clientes.

Vegetarianos ou veganos podem não se interessar pela sua promoção do dia que tem um corte de carne, por exemplo. Divulgar taxa de entrega gratuita para toda a sua base, se você só consegue garantir essa condição para os bairros mais próximos, pode ser um “tiro pela culatra”.

2. Seja pessoal e fale no mesmo tom de voz do seu cliente

Por mais que muitas empresas tentem personificar uma marca, saiba que a marca do seu restaurante é algo que não existe. É uma identidade visual que ajuda no reconhecimento e a contar o que você faz.

Ninguém gosta de “conversar com uma marca”. E, pior, as pessoas não gostam de atendimentos mecanizados ou de “falar com robôs”.  Pessoas gostam de se relacionar com outras pessoas. E sua marca são as pessoas por trás dela.

Ter isso em mente ajudará a definir também o seu atendimento. E o mesmo cuidado deve ser tomado na comunicação em trocas de mensagens. Trate o cliente pelo nome, sempre que souber, converse com o mesmo tom de voz e vocabulário que a sua marca utiliza.

3. Configure mensagens de ausência e respostas rápidas

Para não deixar nenhum cliente esperando, configure sua conta do WhatsApp Business e estabeleça mensagens de ausência para os horários em que você não conseguirá atender.

Programe também as respostas rápidas, com textos para aquelas perguntas mais frequentes, como: “qual o horário de funcionamento?”, “vocês fazem entregas?” e “vocês aceitam cartão?”.

Dê também a opção do seu cliente fazer outras perguntas e tirar dúvidas e tenha alguém dedicado a esse atendimento.

4. Direcione seus outros contatos para o WhatsApp

Para ampliar ainda mais sua base nesse canal, você pode criar uma campanha no Facebook e por e-mail, com um link do seu WhatsApp.

Outra dica muito legal: utilize o Google Contatos para adicionar novos clientes a sua base. Antes de se comunicar com um cliente, você precisa adicioná-lo aos contatos do seu celular. Fazer isso manualmente pelo aparelho pode ser muito trabalhoso e demorado.

Para poupar você dessa tarefa, existe o Google Contatos. Com o app instalado no seu celular, você pode adicionar os contatos pelo computador. Você pode inclusive exportar um arquivo excel com o nome, telefone e outros contatos dos seus clientes.

Ah, é muito importante avisá-los sobre a inclusão em qualquer lista de transmissão ou grupo. Respeite a privacidade dos seus clientes e ofereça também a opção de sair.

Veja também o que a “etiqueta digital” diz para não fazer.

5 cuidados ao promover seu negócio pelo WhatsApp

Sabe aquelas regrinhas básicas de educação e convivência? Então, valem também para os canais online. É preciso ficar atento para não cometer nenhuma gafe ou ainda ter a conta banida. Confira essas dicas rápidas:

  1. Mantenha um telefone separado apenas para seu estabelecimento: mantenha um aparelho de telefone e uma linha destinada exclusivamente para o seu restaurante. Isso facilita a gestão da conta comercial e evita que você envie mensagens erradas.
  2. Comunique-se apenas com clientes que forneceram o contato a você: fazer “spam” é uma prática que você deve passar longe. Isso significa, portanto, que não vale pegar a lista de contatos de um estabelecimento ou comprar uma lista de contatos pronta.
  3. Fique atento ao horário de envio das mensagens: não é porque você pode enviar mensagens a qualquer momento para seus clientes que você vai fazê-lo. Comunique-se com seus clientes apenas nos horários mais convenientes, para conseguir mais respostas positivas das suas mensagens.
  4. Não envie correntes: seu perfil comercial deve ser restrito às comunicações comerciais. Não precisa se limitar a mandar somente ofertas sobre o restaurante. Seja criativo! Vale até mesmo usar alguns memes para tornar a comunicação mais descontraída, mas tudo com bom senso.
  5. Responda todas as mensagens: vamos lá… a realidade é uma só: ninguém gosta de ser ignorado por um garçom ou atendente no seu restaurante, assim como não vai gostar de viver isso no WhatsApp.

Seguindo todas as dicas dos nossos especialistas, certamente você conseguirá construir um canal sólido de relacionamento com seus clientes. Além disso, terá mais um recurso para aumentar as visitas ao seu bar ou restaurante ou ainda vender mais online.

Sim, o WhatsApp para restaurantes funciona e pode ser aplicado a todos os tipos negócios do Foodservice. Esse recurso pode ser utilizado ainda como um canal direto de vendas. Como?

Como o GoomerGo, você pode vender e receber seus pedidos pelo WhatsApp. Sem instalar nada, sem pagar nada, pronto para utilizar. Crie seu cardápio digital e comece a vender agora!

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