WhatsApp Business: saiba como criar a sua conta comercial

7 minutos para ler

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito, disponível para pequenos negócios como bares, restaurantes e todo tipo de negócio que deseja ter um canal de vendas online.
A ferramenta permite criar um catálogo de forma muito simples para exibir produtos e serviços.
Com a praticidade e mobilidade que a ferramenta dá, criar um canal de relacionamento com seus clientes se torna uma tarefa mais fácil e rápida. Isso sem contar, é claro, que as chances de vender por um canal que já é amplamente utilizado, são muito maiores.
Se o seu negócio de alimentação ainda não tem uma conta no WhatsAspp Business, aproveite para saber como criar seu perfil e usufruir de todas as vantagens!

Como criar uma conta do WhatsApp Business?

A instalação e configuração da conta comercial podem ser feitas por qualquer pessoa, a partir de um celular com acesso a internet, em poucos passos:

1 – Faça o download e instale o aplicativo

O primeiro passo é instalar o aplicativo em seu celular. O app está disponível pra Android e iOs. Depois de efetuar o download é preciso clicar em “concordar e continuar” para aceitar os termos de Serviço do WhastApp e Política de Privacidade. Sem isso não é possível prosseguir.
Depois, a autorização é para que o serviço tenha acesso aos contatos, fotos, arquivos de mídia e outros arquivos disponíveis no seu aparelho. Para seguir, basta clicar em “Continuar”. As permissões necessárias serão solicitadas e você deve selecionar a opção “Permitir”.

2 – Informe o número de telefone

Na tela seguinte você deve informar o número de telefone com o DDD e clicar em “Avançar”. É muito importante ter um número comercial destinado somente para esse serviço. Esse número pode ser de um celular, ou seja, um número móvel ou número fixo.
Se o número já estiver ativo em outra conta do WhatsApp, é possível migrá-lo para a conta comercial e é aconselhável fazer o backup das conversas antes da migração, para não perder o histórico. Se o número for outro, é preciso editar a informação.
Depois de confirmar o número inserido, clique em “Continuar”.
Se você for utilizar um aparelho de celular que comporta dois chips, você pode ter em um chip o WhatsApp padrão para conversas pessoais e em outro, o número do contato comercial.

3 – Confirme a criação da sua conta

Para criar uma conta no WhatsApp Business é preciso validar o número de telefone informado. Se preferir, você pode permitir, ou seja, autorizar que o serviço acesse suas mensagens automaticamente, para ler o código enviado por SMS, se estiver utilizando o celular em que o aplicativo foi instalado.
Se o número cadastrado for um número fixo, se atente para permanecer próximo ao telefone. Neste caso, o envio do SMS é substituído por uma ligação automática que também informará um código. Esse código é composto por seis dígitos, em sequência única vinculada ao número cadastrado.
Se o número já contava com mensagens anteriores, ou seja, se você fez a migração das contas, ao fazer o backup as mensagens podem ser recuperadas. Para resgatar toque em “Conceder permissão”.

4 – Crie o seu perfil

Assim como na versão pessoal, o WhatsApp disponível para a versão comercial permite incluir o nome da sua empresa e uma foto de perfil. Isso ajuda a identificar o negócio e traz mais autenticidade e segurança.
Para inserir esse dado da empresa, basta digitar no campo informado. Para continuar, clique em “Avançar”.
Importante: o nome da empresa não pode ser alterado depois de criado. Por isso, é fundamental confirmar antes de prosseguir. Se estiver tudo certo, basta clicar em “ok”. Do contrário é preciso cancelar e iniciar o passo anterior.

5 – Configure o seu perfil comercial

Em “Configurações” (disponível no canto superior da tela, caracterizado pelos três pontinhos) você deve clicar em “Configurações da empresa” e depois em “Perfil”. Ao tocar no ícone da câmera você pode adicionar ou alterar a foto de perfil.
As duas opções disponíveis são: tirar uma nova foto (abrindo a câmera) ou selecionar uma imagem de sua preferência na galeria de imagens.
Logo abaixo, você poderá inserir também o endereço comercial em “Definir localização no mapa”. O aplicativo pode usar a sua localização atual ou você pode definir a localização manualmente. No segundo caso, basta clicar em “Definir local”.
O horário de atendimento também deve ser informado nesta etapa. Selecione a categoria da sua empresa e insira uma breve descrição. Edite o horário ao clicar sobre o ícone do lápis e em “Horário”.
Dependendo do seu tipo de negócio, você pode escolher entre “Aberto no horário selecionado”, “Sempre aberto” ou “Somente com hora marcada”. Depois informe os disas da semana e horários de funcionamento (início e fim do experiente).
Para finalizar digite o e-mail e site institucional da sua empresa. Antes de sair, é preciso clicar em “Salvar”, no canto superior da tela para garantir que as alterações serão realizadas.
Pronto! Criar uma conta no WhatsApp Business não leva mais do que cinco minutos.

Como funciona WhatsApp for Business?

O WhatApp voltado para negócios é muito mais do que um aplicativo de troca de mensagens instantâneas. A partir desta ferramenta você pode:

  • Criar um perfil comercial com informações para seus clientes (como endereço, descrição, e-mail e site);
  • Ter um canal rápido e eficiente de relacionamento e vendas diretas;
  • Configurar mensagens rápidas para facilitar respostas às perguntas mais comuns. Esse recurso otimiza tempo e ajuda a tornar a comunicação mais efetiva.
  • Criar e gerenciar etiquetas para organizar os contatos ou conversas. Isso facilita encontrar histórico e agrupar mensagens com regras básicas.
  • Definir mensagens automáticas que são utilizadas com frequência quando você não puder responder. Os casos mais comuns são ausência e mensagens recebidas fora do horário comercial. Defina também uma mensagem de saudação e personalize a comunicação com seus clientes.

Essas são também algumas das principais diferenças entre o WhatsApp para o WhatsApp Business.

Mas qual é o valor do WhatsApp Business?

O aplicativo é gratuito. A integração via API para envios em massa e outras funcionalidades pode ser cobrada e/ou tarifada.

Como começar a vender pelo perfil comercial do WhatsApp?

Muito antes a venda existe o relacionamento. É importante criar relacionamento para que as pessoas que ainda não conhecem o seu negócio, possam conhecê-lo e aquelas que já sabem o que você faz de melhor queiram de fato adquirir seus produtos ou serviços.
Vários nichos podem ser beneficiados, como é o caso dos restaurantes, por exemplo.
Embora não existam regras, algumas boas práticas podem ajudar a tornar esse relacionamento cada vez mais valioso, com o passar do tempo. Se você tem um bar ou restaurante saiba como utilizar o WhatsAspp para vender e lucrar mais!
Ter meios de facilitar os pedidos também é outra forma de engajar os usuários. É por isso que os meios de comunicação convencionais estão ficando cada vez mais esquecidos.
Aproveite para ver essas outras dicas exclusivas dos nossos especialistas:

E se você pudesse receber os pedidos dos seus clientes também por essa ferramenta? Com o GoomerGo seu bar, restaurante, padaria, doceria, cafeteria, pizzaria, supermercado pode potencializar ainda mais as vendas pelo WhatsAspp.
Nada de receber informações erradas ou faltantes, com o GoomerGo o pedido do seu cliente já chega formatado, pronto para ser preparado, cobrado e entregue ou retirado. Simples assim!

Você também pode gostar