Vender no iFood vale a pena? Vantagens e Desvantagens do app de delivery

Presente em 489 cidades, em todos os estados brasileiros, transacionando 390 mil pedidos por dia — dados e-commerce Brasil —. Não há dúvidas que o iFood é uma grande potência do food service. Com tantas transações assim, é claro que vender no iFood é um prato cheio para sua rentabilidade, certo? Sim, não e depende…

Como em quase tudo na vida e na gestão de restaurantes, o iFood tem suas notas de sabor adocicadas, mas também aquele fundinho amargo.

Se você ainda está na dúvida sobre vender no iFood ou não… siga com a leitura deste artigo. Ao longo do texto, vamos apresentar uma a uma as principais vantagens e desvantagens do maior app de delivery do Brasil.

Vantagens do iFood para seu Restaurante

Comecemos pela parte boa. Já adianto, não é pequena. Afinal, se não houvessem tantas vantagens, o app não seria tão popular.

Facilidade de Implantação

A experiência de quem decide trabalhar com o iFood é facilitada desde o início. Em poucos dias após o cadastro, um restaurante recém cadastrado já começa a receber pedidos.

Para isso basta se cadastrar na plataforma, instalar o programa no PC do seu restaurante e, após a moderação, sua loja estará disponível para diversos usuários em sua área de entrega.

Geração de Vendas

O segundo ponto, principal vantagem do delivery, é a geração de novas vendas para seus antigos e novos clientes sem a necessidade de investir em qualquer tipo de publicidade.

Exposição da sua Marca

Ao se cadastrar no iFood, a marca do seu restaurante pode ser vista por diversos consumidores que, mesmo estando na mesmo região do seu estabelecimento, nunca entraram no restaurante.

Alguns desses podem dar uma chance para o estabelecimento, pedir seus pratos e até ir visitar sua loja física.

Segurança no Pagamento

Por fim, mas sem a pretensão de esgotar as vantagens do iFood, temos a segurança no pagamento, garantido pelo maior empresa de delivery do Brasil e que pode ser feito diretamente no app, evitando que seu entregador carregue altos valores em dinheiro.

Desvantagens de vender no iFood

Como nem tudo é doce, vejamos as complicações e os desafios de quem deseja vender no iFood.

Dependência da Internet

Para começar o escopo dos desafios, a falta de internet ou instabilidade dela pode acabar com seu faturamento.

Afinal o sistema de pedidos e entregas é todo ancorado em sua conexão e, considerando a qualidade das concessionárias de telefonia e internet, uma simples chuva pode deixar você sem receber pedidos por algumas horas.

Concorrência Acirrada

Tão farto quanto o número de pedidos do iFood é o número de estabelecimentos dispostos a entregar esses pedidos. Na busca pelos clientes, os restaurantes do iFood começam a colocar preços cada vez mais baixos e isentam  o cliente dos custos de entrega em busca de um novo contato através do app.

Mandar seu cliente fiel para o iFood é o mesmo que fazê-lo sentar na mesa do seu restaurante e, junto com o seu menu, entregar o cardápio de outros doze estabelecimentos na mesma região, muitos deles praticando preços absurdamente baixos.

Comissão Elevada

Para encerrar as problemáticas da venda no iFood, a taxa cobrada pelo app é extremamente elevada, em alguns casos chegando próximo a 20% do valor do total do pedido.

Vender no iFood em muitos casos é como ter um sócio que consome um quinto de toda sua margem bruta. O que pode não ser um problema, desde que, esse sócio entregue mais em lucro para a empresa.

Em resumo, vender no iFood é uma excelente forma de conseguir novos pedidos para seu restaurante sem um grande investimento em publicidade.

Porém vender não é o mesmo que lucrar. Ao aceitar uma taxa abusiva e embarcar em uma disputa de preços surreal, você pode acabar com seu fluxo de caixa e até falir.

Considere usar o app aliado a outras estratégias de delivery, como criar um app próprio de pedidos ou aceitar encomendas pelo WhatsApp.

Em todo caso vale uma análise mais aprofundada antes de começar a vender no iFood. Vale também uma conversa com um especialista Goomer. Falando com nosso consultor, você vai entender como as grandes redes de restaurantes fazem para aumentar suas vendas, sem investir em publicidade, e ainda reduzir seus custos. Clique no link e peça o contato de um dos nossos consultores agora mesmo!

Comentários

comentários