Por que utilizar cardápios em tablets ao invés de aplicativos de cardápio para smartphones?

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Alguma vez você saiu com uma pessoa e ficou extremamente frustrado quando ela deixou de prestar atenção na conversa para mexer no celular durante uma refeição? Descubra porque cada vez mais restaurantes optam pelos tablets.

O modelo de negócios tradicional vem sofrendo alterações em todos os mercados. Por exemplo: táxis viraram Uber, atendimento bancário virou aplicativo.

Em termos práticos, isso expressa uma tendência de atendimento: o autoatendimento. Caracterizado pelo uso de tecnologias para facilitar a vida do cliente e tornar sua experiência mais agradável.

Alguns bares e restaurantes estão de olho nas tendências e já começaram a procurar algo para suprir a necessidade latente no setor: agilidade no atendimento e a entrega de uma boa experiência. Com isso, é possível notar um crescente número de estabelecimentos que optam por transformar seus cardápios em cardápios digitais.

Existem três tipos de cardápio digital: 

Board Menu

Comumente encontrado em redes de fast food, nos formatos tradicional ou digital, funciona como um grande menu exibido na parede, com foto dos lanches. Assim, o cliente pode escolher o que deseja e efetua seu pedido ao atendente. 

Board Menu

Aplicativos de cardápio digital

Não exigem locação nem compra de dispositivos (tablets, celulares) por parte do restaurante. Cada cliente efetua o download do aplicativo no próprio celular, scaneia o QR code do restaurante e pode efetuar o pedido através dele. 

Aplicativo cardapio digital QR code

Cardápio digital em tablets

Exigem a compra ou locação de tablets, porém é mais cômodo para o cliente efetuar o pedido através do dispositivo do próprio restaurante. Cada mesa possui seu próprio tablet e os pedidos são enviados diretamente para a cozinha.

cardapio tablet

 

Comparativo

O Board Menu exige a compra das televisões, custo com o desenvolvimento do cardápio, instalação e consultoria. Estima-se que o payback do investimento se dê entre 9 e 18 meses. Com isso, esse modelo de cardápio deixa de competir diretamente com aplicativos e tablets.

Os aplicativos de cardápio digital são bons e práticos, porém exigem que o restaurante se adapte em alguns aspectos: Impressão de QR codes para identificar o restaurante no aplicativo, melhoria na rede de internet, simplificação do cardápio e disponibilidade de atendentes para ajudar o cliente a entender como funciona o aplicativo. Até mesmo engajar os clientes para que usem o aplicativo pode ser uma barreira.

Fora isso, o uso do smartphone para realizar os pedidos pode gerar dois problemas, raramente explicitados ao dono do restaurante. O primeiro é que o cliente pode se distrair no momento de efetuar o pedido com as notificações do próprio celular. O segundo e não menos crítico, é que a utilização de smartphone durante a refeição é considerado por muitos, falta de educação.

Por fim, vou citar as vantagens de utilizar um tablet como cardápio:

  • Melhor visualização dos pratos com fotos em alta qualidade, descrições completas
  • Possibilidade de interação com as demais pessoas da mesa durante o uso do cardápio
  • Aumento do tíquete médio
  • Não depende do sistema operacional do celular do cliente. (Aplicativos de cardápio geralmente não são compatíveis com Windows Phone)
  • Sem custos para impressão de material com QR code
  • O cliente não precisa baixar aplicativo para fazer o pedido. Ele não precisa sequer possuir um smartphone
  • Payback em 1 mês
  • Redução do ruído de comunicação entre o salão e a cozinha
  • Garçons disponíveis para dar atendimento personalizado aos clientes
  • Eliminação do custo de impressão de cardápio e comanda
  • Liberdade para escolher entre locar ou comprar os tablets

O cardápio do seu restaurante não é somente um catálogo de produtos, ele é a porta de entrada que o cliente tem para o universo de pratos incríveis do seu restaurante. Invista nele e faça da visita do seu cliente, uma experiência única!

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