Treinamento de garçons: monte equipes e aumente o seu faturamento

O treinamento de garçons diz muito sobre o sucesso de um estabelecimento gastronômico. Afinal, ele é um dos principais contatos do cliente com o restaurante. É ele quem interage e se relaciona com os consumidores, além de indicar os pratos principais da casa.

Por ser a pessoa que tem essa maior interação com os clientes, o garçom pode — e deve! — ser o maior vendedor de um restaurante e o responsável pelo aumento do tíquete médio de consumo na casa. Mas entre os principais problemas de hoje está a contratação de profissionais bons e a retenção desses talentos. Por isso, a importância de ter sempre uma equipe sendo capacitada com frequência.

No post de hoje, veremos como o treinamento de garçons pode melhorar o atendimento a clientes e formar um time campeão que contribuirá para os lucros. Acompanhe!

Qual a importância do treinamento de garçons

É essencial um bom programa de treinamento e empreender uma mudança de cultura, tirando o estigma que limita o garçom a um mero tirador de pedidos. É preciso reconhecer nesse membro do time um potencial vendedor e um responsável pela experiência positiva do consumidor.

A experiência do cliente, desde a escolha da mesa até o pagamento da conta, é toda mediada pelos garçons. Então, mesmo se os pratos estiverem maravilhosos, qualquer ruído na relação do garçom com o público pode atrapalhar a boa impressão deixada pela casa.

Um bom treinamento pode elevar a confiança e os resultados gerados por essa equipe no salão. E a tecnologia entra como peça fundamental para este ciclo funcionar, deixando o garçom mais livre para atender melhor enquanto o cardápio digital dá liberdade ao cliente para fazer pedidos de forma mais dinâmica e ágil.

Como treinar os garçons de um restaurante

O treinamento de garçons é muito importante e, o melhor, não é tão difícil assim de ser feito. A questão é só prepará-los bem para deixarem os clientes à vontade e satisfeitos com o serviço que seu restaurante oferece.

Para ajudar, vamos às dicas de como treinar bem os seus garçons:

Relacionamento com os clientes

Como já falamos, os garçons são pessoas fundamentais para a experiência positiva dos clientes. Então, ensiná-los a atendê-los bem é o ponto principal de um bom treinamento. Para isso, os seguintes cuidados são necessários:

  • Respeitar a opinião do cliente e ouvi-la com cuidado;
  • Estar capacitado para dar sugestões e tirar dúvidas;
  • Ser paciente;
  • Ficar atento às queixas e críticas dos clientes.

Além disso, o treinamento pode deixar os garçons informados sobre todo o funcionamento do restaurante. Saber indicar onde estão os banheiros, quem é o chefe de cozinha e, é claro, ter conhecimentos dos pratos e bebidas para saber dar sugestões são habilidades que se esperam de um garçom bem treinado.

Ou seja, ter domínio do cardápio é fundamental para o bom desempenho dos garçons.

Atenção à limpeza

A limpeza é importante em qualquer tipo de empreendimento. Mas, quando se trata de um restaurante, a higiene deve ser um dos principais pontos de atenção. Um ambiente sujo causa uma péssima impressão e transmite a ideia de falta de zelo, inclusive, no preparo dos alimentos.

Por isso, os garçons devem ficar atentos, sobretudo, à limpeza do ambiente. Retirar guardanapos, pratos, copos e talheres sujos de cima da mesa. Caso algo caia ou derrame, o garçom também deve agir rápido.

E nada de utilizar produtos de limpeza com odor muito forte. Isso atrapalha a experiência gastronômica do cliente.

Uso de uniformes

É importante que o cliente identifique rapidamente os funcionários de seu restaurante, caso queiram sugestões ou tirar dúvidas. Por isso, os garçons devem estar uniformizados, com roupas que dialoguem com a proposta do estabelecimento e com o próprio ambiente.

Garçons uniformizados, além de facilitar a vida dos clientes, transmite uma sensação de organização. Durante o treinamento, a importância do uso dos uniformes deve ser passada aos garçons para que eles não vejam isso como mera obrigatoriedade.

Gostou das nossas dicas sobre treinamento de garçons? Aproveite para aprender ainda mais e baixe o e-book Os 10 Mandamentos da Gestão de Bares e Restaurantes. Temos certeza de que ele ajudará na gestão de seu estabelecimento!

 

ebook-treinamento

 

Comentários

comentários