Totem ou Cardápio Digital: Qual a melhor tecnologia para seu Restaurante?

Totem de autoatendimento ou cardápio digital
5 minutos para ler

Não é nenhuma novidade que o autoatendimento já faz parte do processo de transformação digital dos restaurantes. Afinal, com ele é possível aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e fornecer uma experiência mais completa para seus clientes. Mas ainda resta uma questão: totem ou cardápio digital?

O que muda em cada uma das tecnologias? Qual solução você deve escolher para elevar o faturamento do seu restaurante com a venda de até 50% na venda de adicionais?

Não fique em pânico! Responda a pergunta mais importante e descubra se você deve adotar um totem ou cardápio digital para escalar seu modelo de negócios.

Totem ou Cardápio Digital? Descubra qual a solução mais indicada para o seu negócio!

Existe uma questão definitiva. A pergunta de ouro é:

Qual é o seu modelo de atendimento?

Essa resposta pode ainda revelar outras importantes informações. Não sabe qual a resposta? Não se preocupe, nós ajudamos!

3 principais modelos de atendimento do seu restaurante

Entre os modelos de atendimento de restaurantes mais comuns hoje estão o Fine DiningCasual Dining ou Fast Food. Veja a seguir algumas características básicas:

Fine Dining

Definição: Seu restaurante é um bistrô ou fine dining? Uma dica básica é pensar na forma como os pedidos são feitos no seu estabelecimento. Se o restaurante ou bar conta com pedidos super customizados e garçons que são praticamente consultores gastronômicos, então você tem um atendimento bistrô.

Forma de atendimento: atendimento de bistrô;

Principais desafios: atendimento qualificado e mais demorado.

Casual Dining

Definição: Os restaurantes Casual Dining são aqueles que se confundem facilmente entre as populares cadeias de fast food e as tradicionais casas que contam com gastronomia mais elaborada.

Forma de atendimento: o atendimento conta com serviço de garçons nas mesas, mas é menos formal.

Principais desafios: dependendo da lotação do restaurante isso pode exigir mais garçons, para reduzir o tempo de espera dos pedidos e melhorar o atendimento.

Fast Food

Definição: nos famosos restaurantes fast foods os pratos são pré-preparados, ou seja, podem ser finalizados e servidos rapidamente, sem muita espera. Geralmente, os pedidos não são customizados e já são comercializados em combos, para facilitar a escolha do cliente.

Neste formato, os clientes fazem e retiram seus pedidos.

Principais desafios: longas filas para os pedidos em horário de pico.

Veja como escolher a melhor solução para o seu tipo de negócio.

Como escolher a tecnologia de autoatendimento ideal

Pronto! Agora que você já sabe qual é o modelo de atendimento do seu restaurante, e ciente dos desafios de cada um, se está em busca de uma solução de autoatendimento, veja a tabela exclusiva abaixo:

 

Qual o modelo de atendimento do seu restaurante?Qual a tecnologia ideal?Quais os benefícios dessa tecnologia para seu restaurante?
Fine Dining

(Atendimento de Bistrô)

Cardápios Digitais
  • Melhor demonstração dos produtos;
  • Mais velocidade na entrega dos pedidos;
  • Harmonizações mais precisas.
Casual Dining

(Atendimento casual com serviço de garçom)

Cardápios Digitais
  • Mais velocidade na entrega dos pedidos;
  • Incremento de 30% nas vendas de bebidas e adicionais;
  • Redução das filas e tempo de espera;
  • Redução dos custos operacionais;
  • Redução nas contratações de freelancers.
Fast Food

(Atendimento em balcão)

Totens de Autoatendimento
  • Mais velocidade na entrega dos pedidos;
  • Incremento de 50% na venda de bebidas e adicionais;
  • Redução das filas;
  • Redução dos custos operacionais.

Com essa tabela resumo, você já pode entender com clareza os benefícios de cada solução.

Cardápios Digitais para restaurantes Fine Dining

O mais indicado para quem tem um restaurante Fine Dining são os cardápios digitais em tablets.

Com os tablets, você pode disponibilizar uma apresentação mais moderna e elegante dos pratos e bebidas. Além disso, seus clientes terão mais autonomia para a construção das harmonizações. Essas dicas podem ser detalhadas na ferramenta.

Cardápios Digitais para restaurantes Casual Dining

Da mesma forma, os restaurantes mais casuais com atendimento em mesa, mas sem a sofisticação de um bistrô, também devem adotar os tablets.

A tecnologia desse sistema permite que um único garçom atenda mais mesas. Assim, seu restaurante pode suprir a alta demanda, sem precisar de mais pessoas para atender. A redução de custos, neste sentido, está relacionada a economia com a contratação de novos profissionais.

Esse é um dos exemplos da Pizza Hut, que escolheu o Cardápio Digital Goomer para entregar uma melhor experiência para seus clientes.

Além disso, com os cardápios digitais você pode vender muito mais bebidas e adicionais, pois o sistema está disponível na mão do cliente.

Para auxiliar nessa missão de vender mais, o tablets contam com a tecnologia da venda sugestiva. Esse recurso oferece aos clientes opções de complementos e bebidas para acompanhamento.

Esse mesmo raciocínio se aplica aos restaurantes com modelo de rodízio. Nesse sistema, você pode garantir a venda de mais bebidas e sobremesas.

venda mais bebidas com cardápio digital

Da mesma forma, a venda sugestiva aumenta em até 50% o faturamento do restaurante.

venda sugestiva com goomer

Totens de Autoatendimento para Fast Foods

Por outro lado, os fast foods, categoria que inclui todos os serviços de alimentação em que o cliente nem sequer precisa sentar ou oferecem refeições mais rápidas, ganham mais agilidade e vendas com os totens de autoatendimento.

Ao implantar um totem, os fast foods podem coletar pedidos muito mais rapidamente do que com caixas humanos. Outro ponto positivo é que dessa forma é possível ainda realocar sua equipe, focando no que é realmente essencial.

Agora que você já sabe qual é o estilo de atendimento do seu restaurante e a melhor opção entre o totem ou cardápio digital, conte com a ajuda dos nossos especialistas para ter outras dicas sobre como fazer do seu restaurante um sucesso.

Você também pode gostar