Como funciona o Totem de Autoatendimento para Restaurantes?

totem de autoatendimento para restaurantes - totem de goomer
4 minutos para ler

Simplicar os fluxos, reduzir filas, facilitar os pagamentos. Esses são só alguns dos benefícios que o totem de autoatendimento para restaurantes pode trazer à operação do seu estabelecimento.

Entenda como funciona e quais são as contribuições diretas no aumento do faturamento.

Veja como funciona o Totem de Autoatendimento para Restaurantes

O totem de autoatendimento para restaurantes pode ser entendido como um terminal de vendas que traz o cardápio digital e pode ser ou não integrado com meios de pagamentos eletrônicos. Assim, o cliente pode fazer o seu pedido sozinho e ainda efetuar o pagamento.

Os totens tem sido amplamente utilizados em negócios com diferentes estilos operacionais, desde fast casual a redes maiores de restaurantes, dentro dos próprios restaurantes ou em praças de alimentação.

Entenda o passo a passo desse fluxo para os clientes e a dinâmica dentro da sua operação:

1 – Preenchimento do pedido

Ao navegar pela interface do totem, os clientes podem acessar o cardápio digital e escolher o que pedir de forma muito intuitiva.

A personalização dos pratos ou bebidas pode ser feita da mesma forma. Basta escolher os opcionais ou incluir informações sobre o modo de preparo, nos campos específicos.

É como pedir para o atendimento do balcão ou um garçom, só que é digitado ou selecionada a opção correta, direto no sistema.

2 – Carrinho de compras

O(s) pedido(s) é(são) adicionado(a) a um carrinho de compras virtual, que funciona como uma cesta de itens em que terá: tipo de item e a quantidade. O valor exibido será o valor total por itens e o valor total do pedido.

A compra pode ser revisada ou ainda editada, conforme necessidade e com poucos passos. Finalizado o carrinho de compras, ou seja, o(s) pedido(s), o consumidor escolhe então a forma de pagamento.

Uma compra pode ter mais de um pedido (contendo vários itens) mas, uma vez finalizado e pago, será necessário criar um novo pedido.

3 – Pagamento e emissão do cupom

Além do cartão de crédito, débito, vale-alimentação ou refeição, o uso das carteiras digitais e do Pix também tem sido comuns. O valor pode ser debitado instaneamente do crédito ou saldo disponível ou ainda adicionado na fatura do cartão de crédito para pagamento futuro.

Assim que confirmado o pagamento é emitido o cupom de compra que pode conter o CPF do comprador. O documento serve tanto como comprovante fiscal de compra, quanto para retirada do pedido.

4 – Retirada/entrega do pedido

Normalmente, cada pedido gera um número que é utilizado para o acompanhamento e entrega. Em alguns sistemas é possível inserir o nome do comprador. Assim, quando o pedido estiver pronto, o atendente pode chamar o cliente pelo nome.

Como o sistema de pedidos é integrado com outros softwares e com as impressoras, os pedidos saem do “balcão” direto para o preparo e entram na fila.

A triagem é feita pelos atendentes que ficam responsáveis por conferir os itens e a comanda para entregar diretamente ao cliente ou despachar pelo entregador.

Autoatendimento ajuda a ampliar as vendas

O totem de autoatendimento para restaurantes pode ser utilizado para vendas no salão, delivery ou takeaway. O cliente faz e paga pelo pedido e decide se irá consumir no local ou não.

Essa autonomia confere ainda aos consumidores outro formato do autosserviço, permitindo inclusive o self checkout. Essa etapa das vendas que ainda dependia necessariamente da cobrança ou da ajuda de terceiros pode ser facilitada.

Sem filas e sem uso de dinheiro (e da necessidade de devolver troco, por exemplo), tanto o volume de vendas, quanto a rotatividade do seu restaurante podem ser maiores.

Com o uso de tecnologia e automações o fluxo de vendas, recebimento e entrega se tornam mais dinâmicos. Além do aumento da receita, os custos também pode ser reduzidos.

Em partes, isso acontece porque como o pedido é preenchido pelo próprio cliente, as chances do erro sair errado são mínimas.

Invista em soluções que possam tornar a vida dos seus clientes ainda mais conveniente e amplie as vendas do seu restaurante. Conheça as soluções Goomer, disponíveis para te ajudar.

goomergo cardapio digital whatsapp
Você também pode gostar