Tendências para Bares e Restaurantes: Descubra como duplicar seu Faturamento em 2019

Ninguém sabe ao certo em que ponto começa, em que ponto termina a volta da terra sobre o sol que denota o fim de um ano e o início de outro. Apesar de virada de ano ser apenas uma convenção é quase impossível não aproveitar o período para refletir e fazer os planos para o próximo ano.

Se entre as suas metas para 2019, está ganhar mais dinheiro e aumentar o faturamento do seu estabelecimento, fique atento às próximas linhas, pois vou apresentar uma a uma as principais tendências do setor de alimentação para 2019 e como você pode modernizar sua gestão e sua cozinha para aproveitar todas elas.

Então fique atento, faça anotações e comece a visualizar um ano ainda mais próspero!

Tendência Geral do Setor de Alimentação

Para facilitar a compreensão das dicas que apresentaremos aqui, dividimos as tendências em dois macro blocos, tendências gerais do food service e tendências específicas para restaurantes.

Retomada da Economia

Em primeiro plano, a aceleração da economia mundial e a retomada dos empregos no Brasil e o consequente aumento no poder de compra dos brasileiros tende a levar mais pessoas ao seu estabelecimento, afinal, quando a maré sobe, todos os barcos sobem.

Claro com mais pessoas dispostas a comprar, mais pessoas também surgiram dispostas a vender, ou seja, a concorrência vai aumentar e mais redes de alimentação vão aparecer pelo Brasil.

Então você precisa fortalecer sua cozinha para suportar a provável demanda extra, melhorar seu atendimento para fidelizar seus clientes e investir no marketing para atrair o novo público.

Crescimento da Alimentação fora de Casa

Além da mudança econômica, existe mudança na estrutura das famílias brasileiras e dos padrões alimentares que faz com que mais pessoas optem por realizar suas refeições fora de casa.

Muitas construtoras inclusive, já estão estudando e implementando a criação de apartamentos e casas sem cozinha. O ambiente que em algum momento já foi considerado o coração das residências, aos poucos se tornou um ambiente funcional, destinado apenas a suprir a necessidade alimentar da família e, em algum tempo pode se tornar dispensável.

Mas, mesmo que os apartamentos sem cozinha não se tornem realidade, o fato é que as novas gerações cozinham menos e procuram mais os deliverys e restaurantes.

Tendências para Restaurantes

Apesar de animadoras, as tendências no ramo específico dos restaurantes são desafiadoras. Afinal, a busca por um estilo mais saudável e por conforto na hora de comer, vão obrigar seu estabelecimento a mudar para competir no mar sangrento do food service.

Restrições alimentares e Hábitos Saudáveis

As restrições alimentares, sobretudo aqueles referentes ao vegetarianismo, veganismo, a lactose e o glúten estão mais recorrentes entre os brasileiros. Em alguns estados, como Santa Catarina, os estabelecimentos são obrigados por lei a especificar os itens do cardápio que possuem glúten e lactose na composição dos pratos.

Estabelecimentos como o Thug Burguer, que adaptam seu cardápio para atender a esses públicos, têm a oportunidade de conquistar mais clientes.

Delivery para todos os lados

Os serviços de delivery estão cada vez mais presentes nas grandes cidades. Em São Paulo, os motoboys com mochilas do Rappi, Ifood e Uber Eats já fazem parte da paisagem de tão comuns.

Delivery é tendência para restaurante

A tendência é que eles se tornem ainda mais frequentes. Encontre formas criativas de aproveitar o serviço dos motoboys sem sobrecarregar sua cozinha e manter sua margem de lucro.

Entre outras coisas, você pode criar uma estrutura pouco mais afastada dos centros urbanos, com aluguel mais barato apenas para atender os deliverys e, até mesmo, desenvolver e divulgar seu próprio app de pedidos.

Experiência na Hora de Comer

Além disso, com toda essa facilidade para acessar serviços de entrega, ao saírem de casa, ou do trabalho para fazer sua refeição, as pessoas esperam mais que apenas comer.

Você precisa criar uma experiência única, por meio do bom atendimento, da decoração e de outros recursos que façam com que seus clientes queiram sempre retornar.

Autoatendimento e Cardápios digitais

Por fim, a tecnologia veio para ficar e mais que uma necessidade operacional, as soluções tecnológicas tornaram-se demandas dos próprios clientes que desejam um atendimento mais rápido e ainda assim atencioso.

Com os tablets e totens de autoatendimento, seus clientes fazem pedidos que vão diretamente para cozinha e, dessa forma, ter tempo para que seus garçons se dediquem aquilo que é realmente importante: o atendimento dos seus clientes.

Em resumo, o cenário de 2019 é bastante animador para donos de bares e restaurantes. No ano em questão, o aumento dos empregos e o crescente hábito de comer fora de casa, deve ser um importante propulsor para todos que empreendem no setor de alimentação.

Mas assim como o mercado, a concorrência também tende a crescer nesse período e grandes redes de fast food já anunciaram investimentos milionários e até bilionários no mercado nacional. Para garantir seu lugar nessa disputa é preciso adaptar o cardápio para atender os consumidores com restrições alimentares e hábitos cada vez mais saudáveis. Além disso, é preciso encontrar formas inteligentes de incorporar a tecnologia no seu restaurante, para manter seu preço atrativo e competitivo.

Agora que você já conhece as principais tendências de 2019 para seu bar ou restaurante, não precisa esperar a grande virada para agir. Clique no link agora e veja como você pode automatizar o atendimento do seu restaurante para aumentar seu ticket médio e reduzir os custos operacionais.

Comentários

comentários