Como funcionam os sistemas de pedidos online para Restaurantes?

sistemas de pedidos online para restaurantes - pessoa utilizando celular para fazer pedidos pela internet
5 minutos para ler

Conectar demanda e oferta é um desafio em qualquer mercado. Os sistemas de pedidos online para restaurantes encurtam esse caminho e ajudam a automatizar parte do processo que antes era feito manualmente.

Os clientes se beneficiam ao entrar em contato com o restaurante preferido. Os restaurantes podem vender mais, sem muito esforço ou investimento.

Mas antes de cair na tentação de sair por aí contratando ou implementando a primeira opção que achar pela frente, saiba como funciona!

Sistemas de pedidos online para Restaurantes

Fazer em pedido em um restaurante antes dependia apenas do atendimento de um garçom. O cliente sentava na mesa, consultava o menu e fazia seu pedido.

Hoje o cenário é outro. Com o autoatendimento o cliente pode escolher, preencher e customizar o seu pedido e até mesmo pagar a conta.

Na internet quem cumpre esse papel são os sistemas de pedidos online para restaurantes. O objetivo é o mesmo: facilitar os pedidos e promover mais vendas.

Mas, como o cliente faz tudo sozinho, a mágica precisa funcionar perfeitamente. Entre os pré-requisitos para isso, estão: robustez do sistema de pedidos, conexão com a internet e integrações.

Em outras palavras, o que ocorre “nos bastidores” é que irá garantir que o pedido também seja entregue na mesa ou no endereço solicitado, dentro do tempo estimado.

Como funcionam os sistemas online?

Baseados em conexão e integração, os sistemas de pedidos online para restaurantes tem como objetivos:

  • Permitir a visualização ou a captação pedidos: o cliente pode então acessar os cardápios digitais e fazer o pedido diretamente;
  • Processar os pedidos: uma vez recebido, os pedidos são direcionados para a produção. Assim, uma nova comanda pode enviada para a impressora da cozinha, por exemplo, para o preparo imediato;
  • Ajudar na gestão das vendas: a partir dos gestores de pedidos, acompanhar ou controlar as vendas se torna muito mais fácil.

Além disso, e dependendo do nível de integração com outros programas, os sistemas de pedidos online para restaurantes podem ainda:

  • Processar os pagamentos: se o meio de pagamento for integrado, toda a jornada pode ser concluída online. Ou seja: o cliente escolhe o que pedir e paga também pela internet – sem qualquer necessidade de falar com o estabelecimento e com a facilidade de concluir a compra online.
  • Disponibilizar informações para a gestão logística: o acompanhamento de pedidos dá visibilidade sobre o tempo de entrega, localização do entregador entre outras informações.

No geral, a ideia de utilizar os sistemas de pedidos online para restaurantes é permitir aos clientes uma nova experiência de compra. Assim, mesmo que não estejam próximo ao seu estabelecimento, ainda podem pedir pelo delivery ou comprar e agendar a retirada (takeaway).

Quais são os melhores sistemas de pedidos online para Restaurantes?

Existem diversos modelos de sistemas de pedidos online. Um dos mais conhecidos hoje em dia é, são os aplicativos. Mas com a rápida reinvenção da tecnologia, os consumidores também podem contar com outras opções.

Entre os mais utilizados estão:

  • Marketplaces;
  • Aplicativos (próprios ou não);
  • Plataformas online de pedidos;
  • Cardápios e tótens de autoatendimento.

Para saber como é a melhor solução para o seu tipo de negócio vale a pena responder:

  • Quem é seu público-alvo?
  • Qual é a sua estratégia de vendas?
  • Qual é a sua capacidade produtiva e operacional?
  • Qual é o volume médio das vendas?

Essas perguntas podem ajudar a definir não só o modelo ou ferramenta para ajudar nas vendas, mas também o seu posicionamento no mercado.

Já conhece os sistemas de pedidos online para restaurantes desenvolvidos pela Goomer?

A Goomer é especialista em inovações para o setor de Foodservice. Atendemos clientes de várias regiões do país e de diferentes portes e modelos operacionais.

Veja algumas das nossas soluções e fale com a nossa equipe para saber como podemos ajudar a fazer o seu negócio e as vendas alavancarem!

GoomerGo

Com o GoomerGo, plataforma para vendas e recebimento de pedidos pelo WhatsApp, você pode automatizar seu atendimento e vendas de maneira muito mais inteligente.

Goomer Na Loja

O Goomer Na Loja está disponível tanto pra visualização, quanto para pedidos. Seu cliente pode pedir dentro do seu restaurante, sem precisar falar com o garçom. Mais autonomia, dinanismo a sua operação e segurança.

Cardápios Digitais (tablet)

Com os tablets, os clientes podem acessar e explorar o seu cardápio , além de fazer pedidos direto, a qualquer momento e com personalização. Os cardápios digitais em tablet facilitam o atendimento e aumenta o tícket médi das vendas.

Tótens de Autoatendimento

O Goomer Fast é a solução ideal para os restaurantes fast-food ou fast-casual. Com essa solução, os clientes não precisam ficar na fila para ser atendimentos e podem pedir e pagar online de forma muito mais rápida.

Independente da sua necessidade, a Goomer pode ajudar. Pensamos, criamos e desenvolvemos recursos Omnichannel para facilitar a gestão, operação e vendas do seu restaurante. Fale com quem realmente entende!

goomergo cardapio digital whatsapp
Você também pode gostar