Por que seu restaurante precisa oferecer o serviço de delivery?

Se você deseja impulsionar suas vendas, trabalhar com delivery pode ajudar na diferenciação do seu restaurante. Tenha em mente que o delivery fortalece sua marca se você tiver presença no mercado e uma base de clientes fiéis.

Os clientes em potencial não poderão fazer pedidos se não souberem sobre seu restaurante e o que ele faz, por isso invista em um bom marketing. No entanto, se estiver presente em um app de delivery você estará disponível para consumidores que talvez ainda não experimentaram seu produto, o que pode levar ao aumento de faturamento se eles optarem pelo seu restaurante.

Antes de entrar para o delivery você deve se perguntar se ele vai funcionar para o seu modelo de negócio. Normalmente, a entrega não é adequada para restaurantes que possuem um ticket médio elevado, por exemplo, e você também deve evitá-lo se a sua cozinha não conseguir atender toda a demanda. Mas lembre-se: nunca entregue um produto de baixa qualidade em relação àquele consumido no local.

Realize o delivery sem atrasos

O delivery eficiente é aquele em que a comida não chega fria ao cliente. Além de quentes, os alimentos devem ter boa aparência. No transporte, a comida pode se misturar, por isso é necessário fazer testes de embalagens. Use recipientes (que podem ser de plástico, isopor ou mesmo alumínio) resistentes e os coloque dentro de outra embalagem, feita de papelão. Esses cuidados devem minimizar impactos durante o transporte.

Tenha entregadores eficientes

Essa etapa influencia diretamente na satisfação do cliente. Estabeleça um tempo para fazer a entrega. Você pode terceirizar o serviço ou contratar sua própria equipe de entrega. Porém, é só com a experiência que você vai validar a melhor opção.

Atraia consumidores da geração millennials

O serviço de entrega pelo próprio restaurante ou por terceiros (Uber Eats, por exemplo) também é uma excelente maneira de atrair mais clientes da geração Y (pessoas com idade entre 18 e 34 anos), uma categoria que tem interesse em novas experiências e gastam mais. A geração Y valoriza a conveniência e a acessibilidade instantânea, por isso são uma mina de ouro para restaurantes com serviços de entrega.

Uma coisa importante a lembrar é que eles provavelmente não são leais a nenhum serviço de delivery. Um dia irá pedir pelo Ifood outro pelo PedidosJá, por exemplo. Então, você pode optar por usar mais de um serviço de entrega e aplicativos. Consequentemente, você não deve assinar nenhum contrato que tenha cláusulas de exclusividade. Se possível, tente estabelecer parcerias com plataformas de distribuição que tem a possibilidade de ganhar recompensas e pontos, pois isso também é algo que os millennials buscam ativamente na hora de fazer um pedido em algum aplicativo.

Quais os benefícios em terceirizar o serviço de entrega por uma empresa parceira?

Além de aumentar a visibilidade da sua marca e impulsionar as vendas, diminui os clientes insatisfeitos por conta de telefones ocupados ou da demora para responder no Whatsapp.

Contratar um serviço terceirizado também é uma escolha para empresas que, por algum motivo, não podem treinar uma equipe própria.

Seus clientes também poderão pedir pelos aplicativos, que salvam informações do cartão de crédito para futuros pedidos. Muitas dessas empresas também competem entre si para atrair mais negócios, o que também pode reduzir as taxas de serviço e as comissões.

Desvantagens

Embora as empresas de delivery possam fornecer excelentes condições de entrega, caso aconteça problemas com os pedidos de seus clientes, eles responsabilizarão seu restaurante pelo erro. Esteja pronto para lidar com esses problemas.

Assim, você precisará decidir se está adequadamente equipado para lidar com consumidores insatisfeitos. Se você não puder resolver todos os problemas de maneira rápida e eficaz, a entrega de terceiros poderá não ser a opção certa para o seu estabelecimento.

Conheça alguns serviços e aplicativos que podem te ajudar

Alguns exemplos de aplicativos são: Ifood, PedidosJá, Delivery Direto, Delivery On e Delivery Much. Você também pode preferir que uma empresa de tecnologia desenvolva um aplicativo especialmente para o seu negócio. Vai depender do seu budget e o estilo do seu restaurante. Lembrando que a primeira forma pode gerar maior visibilidade para o seu negócio!

Fonte: Sebrae e Web Restaurant Store

Josi Gothardo

Relações Públicas pela Unesp, trabalha como analista de marketing na Goomer. Entre as coisas que mais gosta, comer e curtir lugares diferentes estão com certeza no topo da sua lista!

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