Como criar e imprimir QR Codes para pedidos em Restaurantes?

QR Codes para pedidos em Restaurantes
6 minutos para ler

O cardápio digital é uma ferramenta cada vez mais utilizada em bares e restaurantes. Esse tipo de tecnologia se tornou muito estratégica para aumentar o volume de vendas e reduzir os custos operacionais no setor de Foodservice

Nesse cenário, a implementação dessa metodologia passa diretamente pela utilização de QR codes para pedidos em restaurantes. Afinal, este formato de autoatendimento agiliza o processo que vai desde o recebimento até entrega e pagamento dos pratos.

Veja como criar seu novo cardápio online, gerar e imprimir seus códigos para vender muito mais!

Como funciona os QR Codes para pedidos em Restaurantes?

O pedido via QR code é uma forte tendência para os negócios do setor de alimentação. Isso porque, através do uso desse tipo de tecnologia, os usuários podem visualizar o cardápio da casa a partir da leitura do código de barras feita pela câmera de um celular ou tablet

Assim, antes o que dependia só de meios físicos, passa a ter acesso digital facilitado.

Esse formato de visualização automática é gerado pelas plataformas de cardápios digitais, bastando aos empreendedores apenas fazer a impressão dos códigos – que podem ser inseridos dentro e fora do estabelecimento, seja em pontos estratégicos do restaurante ou em displays para mesa.

Visto que seu acesso se dá de maneira rápida e mais segura, o cardápio via QR code permite mais agilidade no atendimento, promove uma experiência interativa e ainda contribui para a redução de custos.

Goomer Na Loja

O Goomer na Loja é uma ferramenta que oferece a bares e restaurantes um cardápio digital gratuito para alavancarem suas vendas. Na prática, os estabelecimentos podem configurar o menu a partir de um sistema online, personalizando cada um dos itens e categorias disponíveis, incluindo a descrição dos pratos, fotos, preços e promoções.

A plataforma utiliza o QR code como principal estratégia de divulgação do menu bem como das formas de pagamento disponíveis. Para utilizar o serviço, os usuários da plataforma podem se cadastrar gratuitamente. 

GoomernaLoja

Seu uso é bem simples, com o cardápio criado o usuário escolhe se irá separar os pedidos por mesa ou balcão e pode gerar os QR Codes automaticamente.

Para os pedidos à distância a lógica é a mesma: a leitura do código dá acesso ao cardápio e os pedidos são recebidos via WhatsApp.

Como criar QR Codes?

Por meio do Goomer Na Loja, os usuários da plataforma podem gerar o seu QR code diretamente através do software de gestão. Portanto, além da criação de cardápios, a ferramenta permite a configuração de códigos gráficos específicos para visualização do cardápio digital.

O primeiro passo para gerar o código para ser impresso e disponibilizado no balcão ou nas mesas é criar uma conta gratuita no GoomerGo. Em seguida, basta seguir os passos para configurar o seu estabelecimento na plataforma e, por fim, habilitar a opção “Goomer Na Loja”.

O QR code será preparado e poderá ser consultado posteriormente no painel administrativo, pela guia “Na loja”. Se desejar personalizar ainda mais o seu código, basta clicar no botão “exportar”.

Como imprimir os QR Codes?

Os QR codes podem ser impressos em lotes, para atender toda a demanda do seu estabelecimento ou separadamente, conforme necessidade. Normalmente, as impressões são feitas em papéis simples e plastificados ou em materiais impermeáveis. Outra alternativa é usar placas de aviso para fixação nas paredes ou displays.

Dependendo do tipo de material e volume impresso, os valores médios ficam em torno de R$30 a R$50, custo geralmente bem inferior ao de impressão e reimpressão dos menus impressos.

Vantagens do uso QR Codes para pedidos em Restaurantes

O uso dos QR Codes para pedidos em restaurantes traz diversas vantagens, tanto para o estabelecimento, quanto para os clientes. Nossos especialistas separaram alguns dos principais benefícios para quem ainda está em dúvida, se vale a pena ou não:

Facilita a visualização do cardápio e os pedidos

O QR code permite uma rápida visualização do cardápio online e otimiza o processo de preparação dos pedidos, sobretudo quando está integrado ao sistema de gestão de pedidos.

Os clientes ganham mais autonomia e podem fazer ou alterar pedidos quando estiverem no restaurante ou até mesmo em suas casas, no delivery. Do lado opercional, como as comandas vão direto para a cozinha, os pedidos podem ser preparados em menos tempo. A otimização deste fluxo reduz o tempo de espera e traz mais eficiência operacional.

Agiliza o pagamento digital

Com o aumento no volume de vendas, é preciso pensar nos processos de cobrança para dar mais dinâmica ao seu negócio. Os meios de pagamento digital são responsáveis hoje por boa parte do faturamento dos bares e restaurantes e com o Pix, que pretende revolucionar a forma como os pagamentos instantâneos são realizados, esse número pode ser ampliado.

Em outras palavras, ao disponibilizar mais essa conveniência aos clientes tudo pode ser resolvido online e com segurança. A experiência de compra passa a ser completa já que contempla desde o pedido, ao fechamento da conta.

Permite a gestão das comandas

Bares e restaurantes que têm comandas individuais também podem utilizar os códigos de barras para separar as contas. Os pedidos ficam então associados ao QR code evitando os erros no lançamento de pedidos e facilitando as conferências.

A partir deste método simples, aquela famosa cena da confusão na divisão das contas das mesas mais cheias e as longas filas para pagamento, podem ficar no passado.

E você? Já teve outros tipos de ganhos quando descobriu as vantagens do QR Codes para pedidos em restaurantes? Conta pra gente! Vamos adorar saber.

goomergo cardapio digital whatsapp
Você também pode gostar