4 benefícios da plataforma de delivery online para restaurantes

5 minutos para ler

Diversos estabelecimentos descobriram nas vendas pela internet uma nova fonte de receita. Além de investir neste mercado, passa também a conhecer os benefícios das pedidos para entrega e escolher a melhor plataforma de delivery online.

Inclusive, a definição da ferramenta ideal para o seu negócio, pode fazer com que seu restaurante venda mais ou menos. Por isso, aproveite para conferir essas dicas exclusivas e não errar na decisão!

Quais são os principais benefícios?

Diversificar os canais de vendas é essencial. Isso aumenta a possibilidade de aumentar a exposição da marca e do faturamento do seu restaurante. Além do que, conquista novos clientes e mercados.

Neste sentido, migrar do ambiente offline para o online ou incluir canais digitais de atendimento, é uma aposta bem estratégica. Mas antes de tudo, para entender se vale a pena ou não, considere alguns dos principais benefícios:

1 – Automatiza o atendimento

Quando você tem uma plataforma de delivery online, parte das atividades que seriam feitas manualmente passam a ser automatizadas como a própria comanda ou cobrança.

Os clientes fazem os pedidos diretamente, sem necessidade de entrar em contato com qualquer funcionário ou ligar para tirar dúvidas. Para isso, é claro, seu cardápio digital também precisa ser informativo e atrativo para não perder nenhuma venda.

Pedir uma pizza ou um lanche pela vitrine virtual tem sido a preferência dos consumidores pelo fato de que antes dependiam somente do atendimento pessoal.

Seus clientes ganham um novo canal de vendas. Seu restaurante otimiza a operação e pode reduzir o número de colaboradores.

2 – É mais rápido

As vendas online zeraram as filas de espera e tornaram o processo de compras mais simples e rápido. Os clientes avaliam o cardápio, navegam pelas categorias de produto, escolhem o que comer ou beber e efetuam o pagamento. E pronto.

Nos demais canais convencionais de delivery, como o telefone, por exemplo, é muito comum que os clientes aguardem para serem atendidos. Sem contar que, em dias de mais movimento como aos finais de semana, a espera pode ser muito maior.

Acredite: embora inicialmente isso possa ser visto como positivo e representar que sua demanda está alta, na verdade, é um grave problema de atendimento. Se o seu telefone está sempre ocupado ou fora do ar, é melhor buscar outras alternativas.

Não deixe os clientes esperando! Aposte em uma plataforma de delivery online e veja seus resultados crescerem exponencialmente.

3 – Pode ser integrado com outras soluções

A tecnologia utilizada na maioria das plataformas online permite ainda a integração com outras soluções. Assim, seu restaurante pode adotar estratégias omnichannel e oferecer aos clientes diferentes canais de compra.

Mesmo se comprar pelo site, aplicativo ou plataforma online, todos os pedidos serão recebidos em uma central única e você, como gestor, pode passar a ter a visão geral do seu restaurante ou das lojas da rede.

Essa integração em termos de solução pode ocorrer tanto em nível de software, quanto do hardware. No primeiro caso, como a maioria das soluções rodam online e contam com APIs (Application Programming Interface) hospedam as informações digitalmente na nuvem – que podem ser facilmente consultada ou integradas com outros tipos de programas.

Dessa forma, um pedido recebido pelo site, é encaminhado para a impressora da loja mais próxima do endereço e computada no sistema financeiro.

Os chamados periféricos, também podem ter os dados armazenados e lidos online, afinal também são gerenciados por um programa de computador ou aplicativo.

Independente de onde peçam, seus clientes terão o mesmo padrão de atendimento e informação. Seu restaurante passa a ter acesso organizado às informações de vendas e pode gerar ainda mais inteligência.

4 – Ajuda a reduzir custos

A automatização de processos já é responsável por grande economia em muitos setores. E no foodservice, as vantagens podem ser vistas na operação, na produção, no embalo dos produtos.

Ao utilizar a tecnologia a favor do seu restaurante, você pode reduzir gastos e economizar mais dinheiro. Isso acontece porque os erros e desperdícios da produção são minimizados. A partir do autoatendimento, quando os clientes completam os pedidos sozinhos, as chances de ter um pedido errado são mínimas.

Ainda que o atendimento seja feito via WhatsApp, os custos telefônicos também devem reduzir bastante. Sem contar, é claro, que com o atendimento otimizado seus colaboradores passam a ter menos atividades manuais e podem focar no que é prioridade.

Dê mais autonomia para seus clientes e faça investimentos mais eficientes em seu restaurante, focando na experiência dos clientes e colaboradores.

Mas e aí, qual é a melhor plataforma de delivery online?

Ao optar por um sistema para delivery online você encontrará diversas opções. Desde plataformas, marketplaces e site de terceiros, aplicativos próprios ou não.

Sem dúvida alguma, é preciso avaliar alguns critérios básicos nas ferramentas de delivery online para restaurantes. Entre os pré-requisitos, estão:

  • facilidade no manuseio e atualização;
  • backup dos dados;
  • layout e experiência para o usuário final;
  • custo de implementação e/ou manutenção;
  • estabilidade da ferramenta e suporte;
  • integrações com outros sistemas ou plataformas.

Dependendo da necessidade do seu negócio, você pode escolher por soluções parciais ou sistemas de delivery completo – que disponibilizam funcionalidades para criação de cardápios, visão gerencial e até mesmo da entrega dos pedidos.

Você também pode gostar