Saiba as vantagens do Pix pagamento instantâneo para o seu Restaurante

pix pagamento instantâneo
6 minutos para ler

O mês de novembro ficará marcado por uma grande novidade: é quando o Pix pagamento instantâneo entrará em operação. Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto e as vantagens para o seu restaurante, aproveite para esclarecer todos os pontos.

O que é o Pix pagamento instantâneo?

Pix é o nome do novo pagamento instantâneo criado pelo Banco Central que entrará em vigor agora em novembro. Com o novo processo os valores que antes demoravam algumas horas ou dias para cair na conta, terão o débito e crédito imediato.

E melhor: em qualquer horário e dia, ou seja, não somente em horários e dias úteis!

A conta de origem pode ser tanto uma conta-corrente convencional, quanto uma conta poupança ou qualquer outra conta de pagamento pré-paga. Assim, quem tem conta aberta em banco, bancos digitais ou carteiras digitais, pode transferir os recursos em minutos.

Para isso, precisa registrar as chaves Pix (CPF, CNPJ, e-mail e número de telefone celular) ou uma chave-aleatória. Quando precisar receber dinheiro basta informar um dos dados resgistradas, sem a necessidade de ter que informar banco, agência ou conta-corrente.

Da mesma forma, ao efetuar qualquer pagamento, pode fazer a leitura destes dados e liberar a transação, desde que tenha feito a adesão ao Pix.

5 vantagens do Pix para Restaurantes

O Pix pagamento instâneo abrirá certamente diversos horizontes para os empreendedores e, em especial, aos donos de bares e restaurantes. Esta é inclusive, uma das grandes apostas do setor de Foodservice para ampliar o volume de vendas, nos próximos períodos.

Veja a seguir as 5 principais vantagens que o seu negócio pode ter, com esse novo meio de pagamento.

1 – Redução de custos com intermediação de pagamentos e transferências

As famosas maquininhas cobram um percentual de cada transação e com isso, no final das contas, reduzem a margem obtida em cada venda. A proposta do novo meio de pagamento é eliminar esse custo, já que as transferências serão gratuitas.

Outra economia está relacionada com o pagamento das transferências bancárias. Hoje, cada instituição cobra um valor para o pagamento a outros bancos e, depedendo do fluxo isso pode representar um custo financeiro ou operacional significativo.

2 – Redução de filas nos balcões

Em dia de grande movimento e independentemente de ser uma rede fast food ou não, geralmente, se formam grandes filas para os pedidos e um dos motivos para esse efeito é o tempo da cobrança. Mesmo que o cliente pague em dinheiro, é preciso conferir o valor e dar o troco, por exemplo.

Por outro lado, mesmo que o pagamento seja por cartão de crédito ou débito, pode ficar suscetível ao sinal da maquininha para concluir a operação.

Se optar pelo Pix, os pedidos podem ser tirados e pagos na fila, drive thru ou balcão, a partir da leitura de um QR Code, por exemplo. Ganham os clientes que esperam menos tempo e o seu bar ou restaurante que pode ter um giro maior – atendendo mais pessoas em menos tempo.

3 – Diminuição da necessidade de troco

Quem controla o caixa de um estabelecimento sabe que nem sempre é fácil conseguir troco. As moedas de menor valor estão cada vez mais escassas no mercado. Um das táticas para evitar esse problema, muitas vezes, é arredondar os preços. Mas será que essa é mesmo a melhor saída?

Com as transferências instantâneas essa necessidade também deve ser reduzida. Será cobrado do cliente o valor exato que constar no pedido ou na comanda, sem qualquer centavo a mais.

4 – Pagamentos de fornecedores e colaboradores mais rápido

O fluxo de pagamentos a fornecedores e colaboradores também pode ser facilitado. Com o pix pagamento instantâneo basta indicar a melhor chave, inserir o valor e autorizar a transação, direto pelo celular e sem qualquer burocracia.

Quem receber o dinheiro também terá liquidez imediata, ou seja, poderá utilizar o saldo da forma que desejar. Isso pode abrir ainda margem para desconto com fornecedores, para o pagamento a vista ou ainda dar mais velocidade aos pagamentos dos funcionários.

Vale destacar ainda que os valores recebidos podem ser sacados em caixas eletrônicos, utilizados com o cartão de débito ou movimentados online, normalmente. O que muda é somente a forma com que esse pagamento é feito.

5 – Mais uma opção para aumentar as vendas no delivery

Os pedidos para entrega são responsáveis atualmente por grande parte das receitas dos restaurantes. Ainda que as opções de pagamento tenham sido ampliadas acabam, muitas vezes, restringindo o público atendido, por se basearem em operações de crédito.

A partir do momento em que o pix pagamento instantâneo estiver em funcionamento, o saldo disponível em qualquer conta bancária ou conta virtual poderá ser utilizada para a quitação das compras pelos sites ou aplicativos de pedidos de comida. Para isso, basta o registro das chaves.

Ao todo é possível ter cinco chaves registradas na mesma instituição ou em locais diferentes.

Evolução dos meios de pagamentos dos Restaurantes

O Pix pagamento instâneo representa, de certa forma, mais uma grande evolução dos meios de pagamentos dos restaurantes.

Para aqueles que já trabalham com o delivery ou vendas online, as formas de pagamento estão cada vez mais diversificadas. Mesmo dentro dos salões, o dinheiro já deu lugar a outras opções como: cartão de débito, cartão de crédito, cartão pré-pago, moedas virtuais.

Outro ponto muito relevante diz respeito a segurança. É claro que os consumidores e estabelecimentos deverão ter os mesmos cuidados de sempre com o “dinheiro”. É preciso lembrar, antes de tudo, que se trata de uma transação financeira. Assim, é preciso preservar as senhas de autenticação como dados sigilosos.

Adoção do Pix

Embora o mercado como um todo esteja bem ansioso quanto a implementação e o uso do Pix nos estabelecimentos comerciais, ainda levará um tempo para que as pessoas e os negócios se acostumem com o novo método de pagamento.

A própria tecnologia em si também vai ganhando maior robustez conforme aumento do uso e processamento dos pagamentos. Então, é esperado que no primeiro momento os chamados early adopters ajudem a impulsionar os testes na fase inicial e que aos poucos, essa nova tecnologia ganhe maior aderência.

Ah, e nós aqui na Goomer estamos com grandes expectativas, especialmente quanto a possibilidade do pagamento via QR Code e pela facilitação dos pedidos online. Juntando nossas soluções de autoatendimento, com o que o seu restaurante tem de melhor e com um método de pagamento inovador, é sucesso garantido!

E você o que está achando desta novidade?

goomergo cardapio digital whatsapp
Você também pode gostar