Pedidos personalizados: saiba como agradar os clientes do seu Restaurante

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Os clientes de um restaurante querem consumir cada vez mais produtos de acordo com as suas preferências. Por isso, personalizar os pedidos deixa de ser um mero capricho, para ser uma exigência dos tempos atuais.

Assim, mesmo as redes fast-foods ou restaurantes mais clássicos, precisam pensar em como atender esses gostos, tendo, portanto, algumas alternativas.

Saiba agora como agradar os clientes, sem sacrificar sua operação ou serviço e ainda como vender mais!

Pedidos personalizados no Restaurante

Os pedidos personalizados podem ser entendidos como aqueles diferentes do padrão que é oferecido no dia a dia. Os pratos, bebidas e sobremesas podem ser customizados ou complementados, conforme o desejo dos consumidores.

As alterações podem surgir pelos mais diversos motivos. Restrições alimentares, por questão de saúde, hábitos pessoais ao comer ou beber determinado tipo de alimento ou bebida, dentre outros.

E, podem ir muito além do simples pedido de retirar ou adicionar itens. Pode incluir, por exemplo, alterações na forma de preparo ou substituição de ingredientes.

E esses pedidos especiais não se restringem somente dentro do restaurante, afinal a experiência dos consumidores com a marca do seu restaurante pode ocorrer em qualquer momento e, hoje, em qualquer local.

Tipos de personalização no Restaurante

Com exceção dos produtos industrializados e servidos da forma como são comprados, todos os demais itens do menu podem ser personalizados. Desde a forma de preparo, a forma como são servidos ou entregues.

Entre os pedidos mais comuns estão:

  • Carnes: ponto da carne;
  • Bebidas: copo com mais gelo, com gelo e limão, só com gelo, com gelo e laranja, com limão espremido;
  • Lanches: sem determinado ingrediente, como por exemplo, sem molho, sem alface e sem tomate;
  • Pratos: sem determinado ingrediente, como por exemplo, sem cebola ou sem coentro na finalização;
  • Sobremesas: com adicionais de cobertura, com outros sabores;
  • Combos: troca de sabores de bebidas;

Vale lembrar que, as opções de personalização não precisam constar no cardápio. Os clientes mais habituados certamente vão solicitar alterações ou pedidos adicionais, no momento do pedido ou do serviço.

Tipos de personalização no Delivery

Os pedidos personalizados também são muito comuns no delivery. Além da customização dos produtos, a entrega também pode ser diferenciada, agregando ainda mais valor aos clientes.

  • Horário de entrega: entrega com horários agendados;
  • Horário para a retirada: retirada dos pedidos no local, em horário pré-determinado;
  • Utensílios: com ou sem talheres, com ou sem guardanapos.

Normalmente, esses opcionais já estão disponíveis nos sites ou aplicativos de pedidos de comida, para seleção do usuário. Do contrário, podem ser incluídos manualmente no campo “observação”.

Com o aumento do número de clientes que esperam poder personalizar seus pedidos, logo é preciso pensar em formas de viabilizar esse atendimento. Aproveite para saber então, como seu restaurante pode se preparar para estas situações, sem sair no prejuízo.

Como preparar o Restaurante para a personalização dos pedidos?

A maioria dos restaurantes já entendeu a importância de atender as necessidades dos clientes. Muitas vezes, subentende-se que a customização demandará mais tempo ou que somente os restaurantes de serviços rápidos podem adequar seu cardápio.

No entanto, mesmo os restaurantes com serviço completo, podem se adaptar a essa nova realidade. E a boa notícia é que isso não implica, necessariamente, em aumentar seus custos.

Veja agora os 3 pré-requisitos para permitir que seus clientes customizem os pedidos no seu restaurante:

1 – Conheça seus clientes

Antes de mudar seu cardápio para atender um ou outro cliente, avalie o tipo e o volume de pedidos customizados. Entendendo quais são os pedidos comuns ficará muito mais fácil propor opções.

Pedidos especiais podem ser atendidos solicitados pelos clientes algumas vezes, mas isso não quer dizer que você precisa mudar o seu menu ou operação para expandir essa opção – há menos que realmente faça sentido.  Outra dica muito importante neste sentido, portanto é: se o volume for baixo, trate como uma exceção.

2 – Limite as opções

Deixe claro no cardápio, quais itens podem ser personalizados, permitindo a substituição de ingredientes ou inclusão de adicionais.

Inclua no campo de anotações da ficha técnica, as possíveis customizações. Isso ajudará não só no preparo, propriamente dito, como também na eficiência operacional e tempo de atendimento ao cliente.

3 – Invista em um sistema de pedidos

Se em um dia de casa cheia, todos os clientes decidirem alterar o seu pedido, a chance de erro ou insatisfação pela demora para a retirada ou entrega dos pedidos pelos garçons, podem ser grandes.

As soluções de autoatendimento, como o cardápio digital, disponíveis em tablets ou totens, podem otimizar o tempo da personalização dos pedidos. Outras plataformas de vendas à distância (para delivery ou takeaway) também pode facilitar esse trabalho.

Deixar os clientes personalizar os pedidos, realmente vale a pena?

E mesmo depois de avaliar tudo isso, ainda resta uma dúvida:

Personalizar os pedidos para os clientes vale a pena?

Essa não é uma pergunta tão fácil de ser respondida. Entretanto, destacamos as principais vantagens e desvantagens para você chegar a sua conclusão:

Vantagens:

  • Reduz o desperdício de determinados ingredientes;
  • Aumenta o tícket médio;
  • Aumenta o grau de satisfação dos clientes;
  • Ajuda na atração de novos clientes;
  • Cria diferenciação.

Desvantagens:

  • Estoque maior de ingredientes;
  • Tempo maior do pedido;
  • Alteração no padrão de produção.

Lembre-se de que, independente de como e quando, você precisa dar aos seus clientes maneiras de personalizar suas refeições. Os clientes querem se sentir únicos, especiais, exclusivos.

Além disso, os pedidos personalizados podem trazer um incremente interessante a sua receita. Pense que, em alguns casos, você pode fazer pelo seu cliente o que ninguém mais no mercado faz.

Aqui na Goomer, criamos soluções para os restaurantes, pensando também em seus clientes. Facilitamos o acesso aos cardápios, de forma interativa para pedidos dentro e fora dos estabelecimentos. Sabemos muito bem a importância dos pedidos personalizados e nos preocupamos com isso para que você não se preocupe. Então, se você está em busca de uma tecnologia para tornar seu cardápio mais atrativo, aproveite para conhecer o GoomerGo uma plataforma digital para que seu cliente faça o pedido da forma que quiser. E melhor: de onde estiver!

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