Pedidos pelo Whatsapp no Restaurante: como melhorar suas vendas

pedidos pelo whatsapp - pessao segurança o celular fazendo pedido de lanches
5 minutos para ler

Trocar mensagens via comunicadores instantâneos é parte da rotina de todos os brasileiros. Além do compartilhamento de informações, essas ferramentas também têm sido muito utilizadas como um canal de vendas.

Receber pedidos pelo WhatsApp, por exemplo, é uma das apostas dos restaurantes para atender os clientes e tem se provado como um canal muito efetivo e lucrativo.

Veja como aproveitar o máximo da ferramenta e potencializar suas vendas!

Como receber pedidos pelo Whatsapp no Restaurante?

A forma de comunicar mudou. A de vender também. Cada vez mais empresas têm adaptado suas estratégias para oferecer ao mercado e seus clientes meios mais cômodos e práticos.

Ter suporte ou retornos mais rápidos pode garantir também mais vendas. Proporcionar um experiência diferenciada e direcionada às necessidades dos clientes é muito vantajoso: do ponto de vista do atendimento e da redução de custos com erros operacionais.

Para receber pedidos pelo WhatsApp e automatizar seu atendimento siga esse passo a passo:

1 – Ative sua conta no WhatsApp Business

O primeiro passo é utilizar uma conta comercial para centralizar esses contatos. Ativar, portanto, a sua conta no WhatsApp Business já trará inclusive mais segurança aos consumidores.

Outro ponto positivo é que o número não fica atrelado a um contato particular. Sendo assim, qualquer colaborador do seu restaurante pode ajudar nesse atendimento.

2 – Crie o seu Cardápio Digital

Disponibilize aos seus clientes a versão digital do seu cardápio, para facilitar os pedidos. Você pode usar imagens, divulgar promoções. Se antes os clientes precisam falar por um canal e pedir por outro, agora podem ter o atendimento unificado.

O pagamento online e integrado também agiliza os pedidos e tende a aumentar o número de pedidos – já que não é necessário usar dinheiro, aguardar troco, dentre outros.

3 – Divulgue seu novo canal de vendas

Seja pelo número ou por um link específico, informe os atuais e potenciais clientes sobre o novo canal de vendas. Uma boa estratégia pode incluir ainda uma bonificação ou fidelização para recebimentos por este canal.

Ao incentivar novos pedidos pelo WhatsApp seu restaurante pode ainda ganhar uma receita recorrente.

Veja agora quais são os principais erros de quem já testou esse canal e não conseguiu obter o máximo do seu potencial.

Quais são principais erros dos Restaurantes que recebem pedidos pelo WhatsApp?

Receber novos pedidos no delivery, takeaway ou drive thru demanda alguns cuidados essenciais no processo antes, durante e depois. Por esse motivo, é essencial pensar na experiência completa deste canal, para proporcionar um bom atendimento e novas vendas. Confira o que não fazer:

1 – Não ter um responsável para o atendimento dos pedidos pelo WhatsApp

Ter um canal de atendimento e/ou vendas e não definir um responsável para acompanhá-lo é como não ter. Do “outro lado” seu cliente pode precisar de ajudar, talvez queira tirar alguma dúvida ou alterar o pedido feito. Mas e aí, como resolver esse problema?

Se for o caso, monte uma escala de atendimento, mas tenha sempre alguém disponível para esse monitoramento e suporte.

2 – Não configurar os contatos ou horários de atendimento

Por mais básico que pareça, é preciso comunicar sobre o seu funcionamento. Nenhum cliente gosta de esperar. Pior ainda é fazer um pedido e ficar sem saber se irá receber ou não.

Caso não trabalhe todos os dias úteis, ou atue somente no final de semana e em horários específico, configure essa informação em seu perfil. Além de ser uma informação muito útil, pode evitar outros transtornos como a insatisfação dos clientes.

3 – Depender somente de respostas manuais

Além de tomar mais tempo da sua equipe, as respostas manuais podem levar a diferentes interpretações, conter erros de digitação, de valor, dentre outros.

Portanto, é essencial configurar não só respostas automáticas e de boas-vindas, como também automatizar o recebimento, a confirmação do pedido e do pagamento, a liberação ou envio do pedido.

Em resumo, sua operação de vendas pode ganhar mais escala, sem necessariamente ter que multiplicar o número de colaboradores.

4 – Divulgar o número e não seu negócio

Números de telefone podem ser alterados, com frequência e por diversos motivos. Geralmente, é muito comum que os restaurantes divulguem o número para contato, mas se atualizado, os clientes podem ficar sem falar com o seu estabelecimento.

Por mais que recorram ao Google para pesquisar o novo número ou endereço, acredite: não são todos que vão atrás da informação.

Uma alternativa neste sentido é divulgar o seu negócio, a partir do link exclusivo do seu cardápio. O endereço pode ser customizado com o nome do seu restaurante. Dessa forma, mesmo que seu número para contato passe por mudanças, seu clientes ainda conseguirão encontrá-lo e fazer pedidos.

Se você ainda não tem um cardápio digital, aproveite para conhecer todas as funcionalidades do GoomerGo e crie a sua conta gratuita agora mesmo!

Você também pode gostar