Pastelaria Tammy: mais agilidade e inovação

A Tammy Pastelaria foi fundada em 1977 pelo casal Jorge e Tamie Hotoshi, que, no início da década de 70, passou por sérias dificuldades financeiras na cidade de São Paulo, onde moravam.

A fim de ajudar a irmã Tamie Hotoshi, Hiroshi Shimabukuro, seu irmão, ofereceu o ponto de venda de pastel nas feiras livres de Sorocaba, para retornar à capital. Não foi fácil aceitar a proposta, mas com muita coragem, o casal abandonou tudo na capital e se mudou para Sorocaba para aventurar-se neste novo desafio. Sem nenhuma experiência no ramo de pastel, mas com muita dedicação e perseverança, o casal Jorge e Tamie abraçou esta oportunidade e assim iniciou-se a história da Tammy Pastelaria.

Hoje, tornou-se um negócio em que toda a família está envolvida. Após muitos anos nas feiras livres, que continuam um sucesso até hoje, o casal realizou o sonho de abrir um estabelecimento fixo. Nascia em 2004 a primeira loja da Tammy Pastelaria. A marca completa 41 anos de existência, e a primeira loja fixa faz 14 anos de sucesso.

Como é o atendimento na pastelaria com o cardápio digital?

James: O atendimento melhorou bastante, elevou o nível e está muito mais ágil. O giro de mesas aumentou, os atendentes têm mais tempo disponível para fazer coisas que não conseguiam fazer rapidamente, como a limpeza geral das mesas e do salão. Minha equipe está trabalhando muito bem, estão bem unidos e não tiveram problemas com a implementação dos tablets.

Faço reuniões mensais para discutir soluções para os problemas, eu mesmo tenho um material de treinamento sobre atendimento e treino meus atendentes. 

Após a implementação dos tablets, consegui manter o mesmo quadro de atendentes (7 colaboradores durante a semana e 8 aos finais de semana), mesmo com duas expansões que fizemos nos últimos dois anos. Na primeira expansão, aumentamos 14 mesas e, na segunda, aumentamos 12, sendo que continuamos com o mesmo quadro de funcionários.

Houve um aumento nas vendas de uns 10%, principalmente, de bebidas alcoólicas (chopp, cerveja, etc). No adicional de bacon houve um aumento de 200%! As propagandas internas nos tablets fazem muita diferença, por exemplo, coloquei uma propaganda da Kibon no tablet e as vendas praticamente dobraram!

Pra isso, também ficamos de olho em algumas métricas, por exemplo, faturamento bruto mensal, faturamento médio diário, média de pastéis diário, média de bebidas diário, adicionais de bacon e alguns outros.

engenharia do cardápio

Otávio Giannotti Lunardi

Formado em Engenharia de Controle e Automação pela UNESP e apaixonado por transformar e ser transformado por negócios; pelo impacto positivo que causamos com pequenas ações.

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