Omnichannel para Restaurantes: a estratégia para vender mais e melhor

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Você certamente já ouviu falar da importância de estar presente onde seus clientes estão, certo? Mas, muito além disso, é comprovado que aqueles negócios do Foodservice que já se utilizam das estratégias do omnichannel para restaurantes, tem melhores resultados.

A regra é simples: ao se apresentar onde o seu público está e entender cada mais sobre esse contexto, seu restaurante certamente pode se destacar.

Entenda agora o que é o conceito por trás do omnichannel e todas as vantagens e novas oportunidades de vendas.

O que é e como funciona o omnichannel para Restaurantes?

A estratégia de omnichannel para restaurantes pode ser traduzida facilmente como presença em múltiplos canais de vendas integrados. Na prática, portanto, isso quer dizer alcançar e atender mais pessoas.

No entanto, existe ainda um elemento que é fundamental em todo esse processo: a experiência do cliente. Criar, proporcionar e manter o mesmo nível de qualidade no atendimento e a homogeneidade da comunicação não é tão fácil quanto parece.

Para resolver esse desafio outra palavrinha mágica e indispensável é: integração – esteja ela associada a tecnologia ou aos aspectos de comunicação.

Mas, a boa notícia é que a partir da adoção da estratégia omnichannel para restaurantes, seu negócio pode vender mais (e de forma saudável), especialmente pelo fato de oferecer uma experiência positiva que ajuda a fidelizar os clientes.

Diferenças entre os canais de vendas

Assim como em outros mercados, os restaurantes tem apostado em mais de um canal de vendas. Cabe, no entanto, saber quais são as principais diferenças entre cada um:

Fonte: The DMA

Canal único (single channel)

Como o nome sugere, é baseado em um canal de vendas específico. Tende a ser mais limitado em relação a sua abrangência, caso se trate de um local físico.

Exemplo: restauntes com ponto de venda fixo ou que atendem somente no delivery.

Multicanal (multi channel)

Aqui os clientes encontram mais de uma plataforma disponível e podem acessá-las conforme preferência.

Exemplo: restaurantes com atendimento presencial, delivery próprio, e com cadastro em marketplaces.

Canal cruzado (cross channel)

No canal cruzado, o processo de vendas pode iniciar em um canal e ser finalizado em outro. No geral, um canal ajuda a promover o outro e o objetivo é disponibilizar aos consumidores mais de uma opção de interação ou compra.

Exemplo: o cliente compra no delivery, mas indica que irá retirar no restaurante.

Omnichannel

O cliente está no centro das ações e todo ecossistema e pensado e desenvolvido em suas percepções necessidades (e não o contrário).

Utiliza mais de um canal de compra e todos são interligados para trazer experiências e visão unificada.

Exemplo: o restaurante passa a ter informações mais centralizadas para fazer a gestão dos pedidos. Assim, se o cliente comprar pelo aplicativo e entrar em contato pelo site, todos saberão de qual cliente e pedido se trata – não importando o canal do primeiro contato.

Vantagens do omnichannel

O omnichannel para restaurantes é uma das tendências de vendas mais efetivas. Isso porque alia tecnologia, experiência e foco nos clientes para gerar resultados.

Entre os benefícios em sua implementação estão:

  • Onipresença da marca: seu restaurante estará onde seus clientes estão;
  • Ampliação da comunicação: a comunicação pode continuar a ser 1 para 1, mas ainda assim ganha nova escala;
  • Ganhos exponenciais: se a sua marca é vista e lembrada com maior frequência, as chances de ganhos reais aumentam = mais vendas;
  • Maior flexibilidade e melhor experiência: você passa a oferecer aos clientes opções de canais de compra, para que ele decida onde fechar o pedido;
  • Atendimento padronizado e unificado: a partir da centralização das informações, todos podem acompanhar o histórico dos pedidos;
  • Maior engajamento: os consumidores deixam de ver seu restaurante como “qualquer restaurante” e passam a interagir por diferentes plataformas.

Veja como iniciar a implementação da estratégia de omnichannel para restaurantes.

Omnichannel para Restaurantes: por onde começar?

Mesmo aparentando ser mais complexo, é possível começar a migrar sua estratégia para multicanais, aos poucos. No caso do omnichannel, os passos abaixo podem te ajudar:

Escolha os canais prioritários

Um bom exercício inicial é validar os tipos de canais existentes e condizentes com o público do seu restaurante. Outra possível análise é avaliar em quais canais seus concorrentes estão.

Isso não signfica que você deve investir nos mesmos canais, mas pode trazer importantes insights sobre o comportamento dos consumidores.

Mais dois pontos importantes a serem considerados é que: cada canal conta com um custo e uma elasticidade diferentes. Para simplificar e ficar mais fácil entender basta pensar que cada plataforma tem um custo e mais ou menos atratividade dentro do seu nicho de atuação.

É por esse motivo que ao implementar estratégias de omnichannel para restaurantes, é necessário diversificar os canais, ou seja, apostar em mais de um para evitar essa limitação.

Defina os recursos necessários

Uma vez priorizados os canais, é hora de listar os recursos humanos, financeiros e tecnológicos necessários.

Muitas plataformas já atendem o mercado do Foodservice e são facilmente adaptáveis. Por outro lado, outras vão depender também de ferramentas complementares para ajudar a gerar a inteligência nas vendas e centralizar a comunicação.

O ponto-chave aqui é comparar as soluções disponíveis no mercado e até, se possível, conversar com outrasa empresas que já utilizam canais unificados. Esses aprendizados podem poupar tempo e dinheiro.

Estabeleça um pensamento de longo prazo

Ao implementar um novo canal ou realinhar sua comunicação e posicionamento, é preciso ter claro que o resultado, muitas vezes, virá com o tempo.

Os consumidores podem ter uma curva de aprendizado. Assim, um novo canal de compras pode demorar mais tempo para tracionar e gerar vendas.

O mais importante é que, uma vez adaptados, os consumidores costumam engajar e pedir mais vez. Outra possilidade é que, estando satisfeitos, os já clientes podem ajudar a trazer mais clientes – a partir da indicação.

Observar de perto quais são as fricções das compras e/ou as dificuldades dos clientes, nos novos canais é essencial. no omnichannel para restaurantes o cliente está no centro das ações.

Utilize os dados a seu favor

Ao ter acesso a mais informações sobre o seu cliente, hábitos de consumo, perfil de compras, métodos de pagamento, você pode gerar mais inteligência para o seu restaurante.

Isto é, crie novas estratégias que possam continuar a atender as expectativas dos clientes no longo prazo.

Aproveite todos os benefícios da automatização dos pedidos e do atendimento, avalie os relatórios de vendas disponíveis. Quanto mais entendedor do seu mercado e do seu público, mais capacitado você estará para oferecer produtos de forma correta.

Já pensou em ter recomendações de pratos e bebidas, baseado no histórico de compra dos clientes do seu restaurantes? E promoções disparadas conforme os dias e horários de compra mais comuns e ainda mais contextuailizadas?

Os “dados serão o petróleo do futuro” e, portanto, seu restaurante também pode ser cada vez mais assertivo e estratégico.

Esteja atento as novas tendências e feedbacks dos clientes

O mercado do Foodservice muda na rapidez da luz. Os restaurantes e grandes redes precisam estar atentos as novas tendências e, especialmente no que diz respeito às novas formas de comunicação e interação com os clientes.

Os “velhos métodos” de divulgação e vendas – e até mesmo mesmo de anotar ou receber pedidos – nem sempre vão continuar a fazer sentido. O mesmo vale para os canais de vendas que, uma vez saturados, deixam de se tornar relevantes para o restaurante e para os clientes.

Mas, ao invés de sair por aí investindo em novas tecnologias mirabolantes, faça o básico: ouça seus clientes. Peça feedbacks com frequência, passe um dia no atendimento, faça pedidos no seu delivery.

Ao ter a experiência que seu cliente tem, você pode entender quais pontos do seu atendimento ainda podem ser melhorados.

Soluções Goomer que potencializam os resultados do omnichannel para restaurantes

Ao longo de 7 anos, a Goomer tem se especializado para ser um hub de soluções tecnológicas para negócios do Foodservice. Atendemos restaurantes, bares, padarias, pequenos empreendedores que vendem no ambiente offline e online.

Hoje, somos reconhecidos com uma das empresas que apoiam os restaurantes nesta revolução – que não é só tecnológica. Acreditamos no potencial das integrações e temos um time de talentos pensando diariamente em como tornar a sua vida e a vida dos clientes mais cômoda e simples.

Conheça nossas soluções para atendimento no salão, delivery e takeaway:

GoomerGo: pedido de delivery via link e recebimento pelo WhatsApp. Diferente de outras plataformas, a Goomer não cobra comissões sobre as vendas transacionadas pela ferramenta.

Goomer Na Loja: pedido via QR Code direto pelo smartphone do cliente – Nesse caso, são QR Codes deixados nas mesas do restaurante, onde o cliente consegue visualizar o cardápio e pedir pelo próprio celular. 

Goomer Fast: autoatendimento para balcão. Os clientes acessam o cardápio digital pelo tablet e podem fazer pedidos diretamente, sem a necessidade de um garçom. O pagamento também é integrado.

Todas as nossas soluções podem ser ainda integradas trazendo a visão que você precisa para efetivamente ter uma ferramenta ideal de omnichannel para restaurantes.

Fale com nossos consultores conheça os planos disponíveis e descubra como a Goomer pode te ajudar a aumentar ainda mais seu tícket médio e lucratividade do seu restaurante!

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