O que observar ao contratar o serviço de barman?

4 minutos para ler

Barmen, garçons, hostess e outros profissionais são o coração de qualquer restaurante. Isso porque são eles que dão a cara do lugar. Sendo assim, contratar um bom profissional pode se tornar uma tarefa complicada. Trocar de barman frequentemente pode deixar seu restaurante com um pouquinho menos de personalidade. Veja agora os cuidados que você deve tomar ao contratar o serviço de barman:

Saiba o que é o serviço de um barman

O barman é aquele sujeito amalucado que se veste casualmente e faz malabarismos enquanto prepara um drink, certo? Errado. Você está pensando em um bartender – profissional muito encontrado em festas e eventos.

O barman possui um estilo mais clássico. Ele usa trajes sociais e seu maior foco é fazer drinks elaborados. Ele é o profissional indicado para o bar do seu restaurante.

Lembre-se: qualquer um pode fazer drinks básicos em casa. Se uma pessoa pede um drink no seu restaurante, ela quer algo diferenciado – pela receita utilizada ou pelo atendimento, por exemplo.

Divulgue a vaga da maneira correta

Faça anúncios em sites de emprego e nas redes sociais. Acrescente as palavras-chave que o candidato digitaria ao procurar trabalho em sites de busca.

Descreva da melhor maneira possível qual é o estilo do seu restaurante nesse anúncio. Dessa forma, você seleciona melhor os candidatos que já estejam dispostos a trabalhar no ambiente do seu estabelecimento.

Se o seu restaurante possui um website, coloque nele uma seção “trabalhe conosco”, mesmo que não esteja precisando de ninguém no momento. Assim, você terá um banco de currículos para escolher quando precisar com uma vantagem: foi o candidato que se interessou e procurou especificamente pelo seu restaurante.

Dê importância às entrevistas

Não selecione candidatos demais para serem entrevistados. Isso porque você vai precisar de tempo para conversar com cada um deles e conhece-los melhor.

A atitude e a linguagem corporal do candidato durante a entrevista são mais importantes do que ter um currículo rico. Por exemplo, se ele fica nervoso ao ser entrevistado imagine como ele agirá sob a pressão frequente do dia a dia.

Tenha um roteiro de perguntas para que você avalie todos da forma parecida. Peça pelo menos duas referências profissionais e procure saber por que ele deixou a última empresa.

Não delegue a avaliação dos candidatos para outra pessoa. Mesmo assim, é bom que você faça as entrevistas junto a seu gerente, para ter uma segunda opinião. Entrevistando sozinho você pode acabar contratando um profissional ruim e deixando passar potenciais talentos.

Saiba que atribuições observar no candidato

O serviço de barman exige agilidade e destreza do profissional. Por isso é tão importante que ele tenha experiência para interagir com o público. Faça um teste com o candidato para conferir suas habilidades.

Perceba se ele se preocupa em manter o bar limpo e organizado, mesmo em meio à correria característica do ofício.

Procure saber se ele tem receitas próprias. Uma das maiores habilidades de um bom barman é saber criar um drink de acordo com o gosto e a personalidade do cliente.

Em uma breve conversa, ele consegue saber do que o cliente gosta – se prefere cachaça, vodca ou um drink sem álcool, por exemplo. Essa qualidade no atendimento vai fazer muitos de seus clientes saírem satisfeitos do seu restaurante.

Depois de contratar alguém para o serviço de barman, dê a ele um breve treinamento para que ele se adapte à cultura desejada em seu restaurante.

Se as dicas acima te ajudaram sobre o que observar ao se contratar o serviço de barman, curta nossa página no Facebook!

Você também pode gostar

Deixe um comentário