7 motivos para ter um Cardápio Digital no Restaurante

ter um cardápio digital - mulher utilizando cardápio em tablet em restaurante
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A modernização de estabelecimentos comerciais é um processo fundamental, especialmente para empresas do ramo alimentício que precisam se destacar em meio a concorrência. Diante disso, ter um cardápio digital é uma forma de atender ao consumidor com rapidez e segurança, garantindo assim a consolidação dos restaurantes e a fidelização de seus clientes.

Se ainda tem dúvidas se essa estratégia é ou não para o seu tipo de negócio, aproveite para conferir os principais motivos para aderir.

Quais são os principais motivos para ter um Cardápio Digital no Restaurante?

Ter um cardápio digital realmente vale a pena?

O uso de pontos de autoatendimento possibilita que os consumidores tenham maiores informações na hora de escolher o prato mas não só isso. É um elemento que aumenta a produtividade da sua equipe e pode ainda ajudar a vender mais.

Então, se você cogita utilizar um menu virtual em seu estabelecimento e procura por novos detalhes sobre o assunto, descubra agora 7 motivos para fazer esse investimento e aposentar de vez os cardápios impressos.

1. Maior agilidade no atendimento

Ao chegar em um restaurante, é natural que o cliente deseje ser atendido de forma rápida. Entretanto, no modelo tradicional, muitos problemas podem estar justamente relacionados com esse processo. Afinal, a necessidade dos garçons anotarem as solicitações pode gerar erros e muitas reclamações.

Por outro lado, o Cardápio Digital permite que os pedidos sejam enviados diretamente para a cozinha, agilizando o atendimento. Além disso, o sistema possibilita a realização de vendas sugestivas, divulgação de promoções especiais, bem como disponibiliza todos os produtos adicionais a venda e proporciona uma operação mais enxuta

2. Redução de desperdício

Outra importante vantagem desse tipo de tecnologia em seu estabelecimento é evitar o gasto exagerado de produtos e insumos. Para começar, a perda de alimentos diminui consideravelmente, tendo em vista que o Cardápio Digital disponibiliza os detalhes dos pratos, facilitando a visualização dos ingredientes — o que impacta de modo direto na escolha do consumidor.

Além disso, o desperdício de materiais gráficos impressos pode ser evitado. Ao passo que o Menu Virtual é acessado via tablet ou computador, por exemplo, não é necessário a disponibilização de conteúdo impresso em cada mesa, gerando uma economia substancial. Ainda, vale destacar que as alterações nos menus representaria a troca de todos os cardápios, produzindo um prejuízo desnecessário.

3. Otimização de mão de obra

A receptividade, acolhimento e qualidade no atendimento são um dos principais pilares para garantir a satisfação dos consumidores. Por outro lado, quanto mais tarefas estiverem atribuídas a equipe de garçons, maior será sua dificuldade em garantir um atendimento de qualidade. Nesse contexto, o Cardápio Digital os ajudará a focar melhor no cliente, sendo ainda uma alternativa interessante para diminuir os erros durante a entrega de pedidos.

Isso porque, por meio do sistema virtual, os funcionários não precisam mais fazer anotações e, assim, evita-se o desencontro de informações, dados equivocados ou esquecidos. Por outro lado, a cozinha receberá os pedidos de forma detalhada, otimizando seu preparo.

Além disso, não há riscos de os pedidos se perderem no balcão — fato muito comum quando o cardápio é impresso ou o estabelecimento adota o sistema de comandas.

4. Aumento do tícket médio

A qualidade do atendimento é um aspecto que influencia diretamente o nível de satisfação dos consumidores. Nesse sentido, o cardápio virtual se torna uma ferramenta indispensável para economizar o tempo dos garçons, uma vez que estes terão mais oportunidade de atender um número maior de consumidores.

Em outras palavras, a disponibilidade dos colaboradores influenciará no aumento do consumo dos clientes, elevando ao mesmo tempo o ticket médio do restaurante.

5. Venda de opcionais

Ao apostar em um Cardápio Digital, seu negócio poderá inserir todos os opcionais dos pratos e deixá-los à disposição dos consumidores sem qualquer risco de que o garçom esqueça algum detalhe. Dessa forma, o cliente se sentirá mais à vontade para personalizar o seu pedido, conforme desejar.

Por exemplo: se o seu restaurante é especializado em massas e há diversos opcionais de molhos, seria interessante disponibilizar fotos e ingredientes de cada um deles. Portanto, ter um Cardápio Digital permite a oferta de um número maior de produtos. Como consequência, o seu consumo será impulsionado, já que os consumidores poderão conhecer melhor os acompanhamentos e opcionais.

6. Controle dos pedidos

O uso da tecnologia pode se reverter em inúmeros benefícios para todos os setores operacionais de um restaurante. Com o Menu Virtual, o usuário poderá visualizar de forma intuitiva todos os pedidos que estão em aberto e em preparo.

De posse dessa informação, é possível otimizar o fluxo de caixa, evitar a insatisfação, melhorar a imagem do estabelecimento, entre outros.

7. Maior rotatividade nas mesas

Permanecer por muito tempo na mesa aguardando por atendimento é um dos principais fatores responsáveis pela insatisfação dos consumidores. No geral, os estabelecimentos com grande movimentação de pessoas tendem a dispor de um tempo de espera ainda maior.

Para evitar esse tipo de ocorrência, a adoção do cardápio virtual permite que os garçons circulem mais livremente, otimizando o atendimento.

Fazendo isso, eles poderão ir às mesas apenas para entregar os pedidos, tirar quaisquer dúvidas em relação aos pratos e uso do Menu Virtual. É válido destacar que quanto mais rápido o atendimento, melhores são as chances de fidelizar o consumidor, melhorando a imagem do seu estabelecimento.

Como fazer para ter um Cardápio Digital em tablet?

O cardápio digital em tablet é uma tecnologia já presente em muitos restaurantes, contribuindo para a diminuição do desperdício, otimização da mão de obra, aumento da rotatividade entre as mesas, maior agilidade no atendimento e muito mais.

Nesse tipo de sistema, o consumidor pode encontrar o nome do seu estabelecimento, logotipo e ainda acessar rapidamente todos os produtos disponíveis: sobremesas, acompanhamentos, salgados, bebidas e muito mais. Dessa forma, eles só têm de clicar na sua escolha e determinar a quantidade.

Além disso, é possível incluir uma tela de avaliação, na qual os clientes poderão dar notas baseadas na qualidade da comida e atendimento. Assim, todos esses procedimentos podem ser utilizados para avaliar de forma panorâmica os principais pontos fortes e fracos do seu restaurante.

Outro benefício que importa bastante aos clientes é visualizar facilmente quanto estão gastando com o pedido. A cada vez que eles clicam em alguma coisa no cardápio, o subtotal é atualizado no canto da tela.

Você percebe como ter um cardápio digital pode contribuir com o crescimento saudável do seu negócio? Por meio de recursos alinhados para melhorar a gestão do seu estabelecimento, é possível criar novos valores, oferecer atendimento de qualidade e ainda contar com suporte para tomada de decisões conscientes.

Então, quer saber mais sobre como funciona o cardápio digital da Goomer? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

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