Como montar um Cardápio Digital no GoomerGo?

montar um cardápio no goomergo - pessoa entregando pedido no restaurante
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Para montar um cardápio digital para o seu bar e restaurante e ter uma ferramenta que permita vencer os desafios dos tempos atuais ou crie ainda novas oportunidades você não precisa de altos investimentos.

Com a tecnologia aliada ao que você já faz de melhor, continuar a oferecer seus produtos, bebidas e sobremesa dentro e fora dos salões é muito factível. Vender presencialmente ou a distância, não tem diferença.

Então, se você está em busca de uma solução neste sentido, aproveite para conhecer ou saber mais sobre o que temos de melhor por aqui, pensado e criado para negócios de todos os tamanhos e para todos os momentos. Confira!

5 passos para montar um Cardápio Digital no GoomerGo

Com o GoomerGo, seu estabelecimento pode criar um cardápio online personalizado em poucos minutos, sem pagar nada ou ter que gerenciar programas específicos, ter contas em vários sites…

Veja o passo a passo:

1. Crie sua conta gratuita

Para montar um cardápio digital no GoomerGo, você precisa criar uma conta gratuita na plataforma. Em seguida já conseguirá criar a primeira versão ou a versão final do seu menu na internet.

Como fazer?

Veja como é fácil criar o seu login e senha:

  • vá até à página do GoomerGo;
  • insira suas informações no formulário de cadastro;
  • forneça os detalhes sobre o seu negócio – nome, endereço, tipo de operação, etc (queremos te conhecer, para saber como ajudar);
  • Pronto! Agora você já pode criar uma senha exclusiva e definir o modelo que será utilizado para venda online.

Simples não é verdade? Sim, nós também acreditamos na simplicidade e ao desenvolver nossos produtos, nos esforçamos para que seja o mais prático possível.

2. Crie o template do seu cardápio digital

Você já ouviu a expressão “comer com os olhos”? Saiba que esse ditado popular nunca fez tanto sentido quando o assunto é a criação de um cardápio digital.

Vale lembrar que por meio do menu, as pessoas podem decidir se vão ou não consumir algo em seu estabelecimento, especialmente quando se trata do serviço de delivery.

Como fazer?

Ao criar seu cardápio digital para vendas pelo WhatsApp e QR Code, você poderá utilizar um modelo pronto e customizá-lo ou criar o seu próprio modelo.

Para isso, deve acessar a opção design, no painel administrativo e em seguida já verá as opções de customização.

No GoomerGo você pode definir as principais características da identidade visual do seu negócio, como cor, logomarca e ainda utilizar um modelo pronto de cardápio ou criar um do zero.

Para alterar a cor de um template é necessário editar um modelo que já existe ou criar um novo.

Você pode editar cores da página inicial e do cabeçalho do seu cardápio online. A inserção do logotipo, customizações da tela de início e de outros detalhes são feitas nessa mesma parte, então você pode aproveitar para fazer todas as mudanças de uma vez.

Dica:
Esta cor aparecerá no fundo do seu logo, não esqueça de pensar nisso em sua escolha. Você poderá substituir quantas vezes desejar, mas se já puder defina aquela cor que irá contrastar melhor com o logotipo do seu negócio.

Logotipo

Clique em uma das opções abaixo para alterar a logo do seu cardápio:

Você deve fazer o upload ou arrastar o arquivo para o campo selecionado, pesquisando em seu computador ou celular.

Dicas:
O melhor formato da imagem é PNG com fundo transparente, em função da qualidade da imagem e para que não afete a visualização. Além disso, nossos especialistas também recomendam o uso de uma versão horizontal da sua marca com proporção de 16:9. A resolução mínima deve ser de 350px × 196px.

Para finalizar todo processo ou cada etapa, basta clicar em salvar.

3. Crie o Cardápio Digital, defina os grupos e insira os produtos

O layout do seu cardápio é um dos principais responsáveis por atrair e fidelizar novos clientes. Além disso, a forma com que os itens são distribuídos no menu exercem um papel muito importante na decisão de compra.

Portanto, o primeiro passo é organizá-lo de maneira adequada, priorizando sempre que possível os principais pratos ou produtos estrelas.

Como fazer?

Aqui, você irá definir as categorias, ou seja, os grupos para separar os produtos. Um bom exemplo é agrupar por tipo. Por exemplo: Massas, saladas, carnes, sobremesas, bebidas, etc. Dessa forma, a leitura do cardápio se dará de maneira mais fácil e pode influenciar na escolha dos itens.

Para criar novos produtos no seu cardápio clique na aba “Cardápio” no seu painel de gerenciamento Goomer:

Para a criação de um novo grupo basta clicar na aba “Cardápio Principal” e “Novo Grupo”:

Então, é preciso dar um nome para o grupo e depois salvar em seguida, para que o seu cardápio reflita a alteração.

Inserindo novo produto

Existem dois botões para adicionar novos ptodutos:

  1. Você pode adicionar diretamente em um grupo de produtos passando o mouse no cabeçalho e clicando em “Adicionar Produto”; ou
  2. Clicar + em destaque azul no canto inferior direita da página.

Em seguida, preencha o nome do produto, a descrição e selecione o grupo criado anteriormente.

Se o produto for proibido para menores de 18 anos, como é o caso de bebidas alcoolicas, você deve (obrigatoriamente) selecionar essa opção.

Inserindo o preço

No área de preços, você tem duas opções também:

  1. Preço único; ou
  2. Personalizado.

O preço único é utilizado para grupos de produtos onde o preço não sofre alteração. Já o personalizado, pode variar conforme sabor ou adicionais que o cliente solicitar, então são destacados como valores “a partir de”, na visualização:

Para o preço variável selecione a opção “preço personalizado” e clique em “nova opção” para cada uma dos produtos e salve após a inclusão.

Antes de fechar a tela é preciso salvar todas as edições do seu cardápio digital, clicando no botão salvar.

4. Configure a forma de pagamento

Com meios de pagamentos mais diversificados hoje em dia, oferecer alternativas para os clientes pode facilitar também o acesso aos seus produtos e tornar os pedidos mais seguros, reduzindo assim o contato físico.

Em outras palavras: isso aumenta suas chances de vendas e ajuda a proteger ainda mais seus clientes!

Como fazer?

Para definir suas melhores forms de pagamento, no menu GoomerGo acesse a aba “Formas de Pagamento”:

Depois, é só habilitar as opções disponíveis no Goomer App escolhendo entre Dinheiro, Cartão de crédito, Débito, Voucher ou QR Code, para isso, basta mover o botão. Ao mover para o sentido contrário, se habilitado, irá desativar (ou vice-versa).

Ao abrir cada uma das opções, você deverá configurar as informações adicionais. Nesta etapa é muito importante ter muita atenção, afinal especialmente se tratabalhar com delivery, isso pode gerar atrasos ou ainda insatisfação dos clientes. Imagine você pedindo troco e não receber?

Não se preocupe, porque você poderá atualizar essas informações no momento em que precisar para ativar um novo meio de pagamento. Ah, e essas são as formas iniciais que disponibilizamos no GoomerGo, mas em breve teremos outras novidades.

Viu só como montar um cardápio digital pode ser muito fácil, dependendo da ferramenta que você escolher?

5. Divulgue o link do seu Cardápio Digital

Chegamos talvez em uma das melhores partes: a divulgação do seu novo cardápio digital GoomerGo. Então, após criar e configurar é hora de divulgar o link exclusivo do seu estabelecimento.

Para que os clientes comecem a utilizar a plataforma e façam pedidos, você pode compartilhar seu link nas redes sociais, sites, materais impressos, e-mail, grupos no WhatsApp e todas as comunicações que utiliza.

Se fizer anúncios no Facebook pode usar o Pixel do Facebook (que é integrado a plataforma) ou ainda vender direto pelo Instagram, com o sticker de pedidos.

Como o seu cardápio digital funciona como uma vitrine, pode ser acessado tanto pelo computador, quanto pelo celular. Lembrando que não é necessário a instalação de qualquer aplicativo e que o processo de compras é totalmente intuitivo tanto nos pedidos com entrega (delivery), quanto para retirada no balcão (takeaway).

Assim, seu cliente tem uma nova experiência de compras: rápida, versátil e segura!

Dúvidas frequentes sobre o GoomerGo

Aproveite para conferir algumas das principais dúvidas sobre cmo montar um cardápio digital no GoomerGo e sua utilização:

O GoomerGo é um aplicativo?

Não. O GoomerGo é uma plataforma online que pode ser utilizada pelos restaurantes e seus clientes, em pedidos via Whatsapp para Delivery ou Retirada (Takeaway).

Em algum momento será cobrado?

Nosso compromisso é de manter essa versão da ferramenta do GoomerGo gratuita. Funcionalidades adicionais lançadas no futuro poderão ser pagas, mas sempre será uma opção do cliente, e ele não será obrigado a comprar.

Vocês fazem a logística?

Não. A ideia nesse momento é apoiar no recebimento dos pedidos, tornando-os mais organizados e liberando tempo da operação para que possa cuidar do restante do processo. Uma sugestão que vemos alguns clientes implementando é reforçar a opção de retirada no local!

Somente os clientes Goomer podem utilizar?

Não. A solução foi pensada e desenvolvida para clientes e não clientes da Goomer e não tem qualquer dependência de outras ferramentas como sites, por exemplo.

Eu preciso ter uma conta no Whatsapp Business para usar o GoomerGo?

Não. Não é necessário. Você pode disponibilizar aos seus clientes o número de Whatsapp que preferir. O ideal é centralizar todos os contatos em um único número para agilizar o atendimento e facilitar o gerenciamento (o Goomer só aceita um número de Whatsapp por conta).

O GoomerGo é integrado com o sistema de pedidos?

Ainda não, mas essa é uma das funcionalidades que já está em avaliação pela nossa equipe de desenvolvimento (curiosidade: o GoomerGo nasceu em três dias, então estamos adicionando novas funcionalidades todos os dias! Em breve esperando ter novidades neste sentido!)

Os pedidos podem ser personalizados?

Sim. O cliente pode escolher os produtos e solicitar alterações no pedido, incluir adicionais. Qualquer outra observação importante pode ainda ser inserida no campo observações.

Quais são as formas de pagamento aceitas?

Aqui temos algumas opções já lançadas! No nosso painel, as opções são: dinheiro, cartão – débito e crédito (com bandeiras), voucher (que podem ser vale alimentação, por exemplo) e pagamento online via Mercado Pago. Lembrando que é necessário habilitar as formas de pagamento desejadas e no caso do pagamento online, vincular a conta ao Mercado Pago.

Para outras dúvidas mais específicas, você pode acessar nossa área de suporte e ver todos os tutoriais disponíveis.

E então, precisando montar montar um cardápio digital que o ajude a criar uma presença online, torne mais fácil as vendas e aumente seu lucro e tudo isso GRATUITAMENTE? Crie seua conta agora mesmo!

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