Quais são os modelos de cardápio que vendem mais?

modelos de cardápio - pessoas escolhando prato, olhando o cardápio no restaurante
7 minutos para ler

O cardápio está para os restaurantes, assim como as embalagens estão para os produtos. Em linhas gerais, a função do cardápio é apresentar os itens do menu, sua descrição e valores. No entanto, dependendo de como essas informações são apresentadas podem vender mais ou menos.

Veja agora os modelos de cardápio que vão te ajudar a performar ganhando mais vendas no salão e no delivery.

Quais são os melhores modelos de cardápio para Restaurantes?

Os formatos dos cardápios estão sendo adapados conforme novas necessidades dos consumidores. Antigamente os materiais promocionai eram pensado somente para os clientes que frequentavam os restaurantes, mas com o aumento do delivery isso também vem sendo repensado.

Entre os modelos de cardápio preferidos hoje em dia, estão os digitais. E isso tanto pela facilidade de fazer a gestão dos produtos, quanto pela forma mais chamativa e vendável.

Diferente de um menu impresso e estático, com os cardápios digitais, os clientes têm uma experiência mais interativa. E isso, dentro e fora dos restaurantes. Assim, tanto quem está sentado na mesa, quanto quem está em casa ou no trabalho pode fazer o autoatendimento.

Os modelos de cardápio que vendem mais

Mas o que faz com que alguns cardápios vendam mais que os outros?

Boa pergunta. Ao pensar em como disponibilizar seu cardápio é preciso ter o mesmo cuidado e atenção que você tem ao criar os produtos.

Os cardápios campeões de vendas são aqueles que ajudam a cumprir com a função básica do cardápio que é promover os itens. Mas, além disso, também conseguem oferecer informações relevantes, corretas e no momento certo.

Os modelos de cardápio mais comuns se destacam por terem:

Entretanto, não basta ter apenas um material impresso ou digital, sem pensar estrategicamente em como dispor essas informações.

A ordem das categorias, assim como a maneira com que os preços são inseridos podem fazer toda diferença. Existe ainda outro ponto, muito importante, que pode favorecer ou desfavorecer as vendas no seu restaurante, ou seja, aumentar ou não o número de pedidos: que tipo de produto priorizar. E a ciência das vendas explica com a Engenharia do Cardápio.

Com essa estratégia, por exemplo, você pode vender mais com os produtos ideais. Nem sempre o carro-chefe é responsável pela maior receita. O mesmo pode acontecer quando se considera apenas o volume de vendas. Ao contrário do que se pensa, vender mais de um produto com margem menor, pode dar a falsa impressão de maior resultado financeiro.

E se os modelos de cardápio atuais ou que você utiliza não atendem mais suas necessidades, vale a pena pensar em como dispor seus pratos, bebidas e sobremesas de forma mais atrativa.

Como criar modelos de cardápio gratuitamente?

Para criar novos modelos de cardápio, não é preciso investir muito dinheiro. Você pode usar o GoomerGo ou o Goomer Na Loja. para isso. Com nossa ferramenta você irá criar a versão digital do cardápio e ainda poderá personalizar com a identidade visual do seu estebelecimento.

Venda muito mais atendendo seus clientes no salão e ganhe mais pedidos para entrega. Para se inspirar, selecionamos alguns modelos de cardápio por segmento para você se inspirar. Confira!

Cafés, Padarias e Docerias

Os cafés, padarias e docerias ganham facilmente os clientes com as imagens dos produtos. Quem não gosta de um pãozinho na chapa? E aquela fatia de bolo decorado que de tão bonito parece “de mentira”?

Para os clientes possam escolher entre todos os itens do menu, precisam explorar seu cardápio. Vender aqueles itens de pouca saída (por serem ainda desconhecidos, por exemplo), pode ser muito mais fácil com os cardápios digitais.

Marmitarias, Rotisserie, Kit Food

Quem trabalha com marmitas, rotisseries ou kits foods de alimentos também podem aproveitar todas as vantagens de ter uma vitrine virtual ao criar um cardápio digital.

Se os pedidos forem para consumo imediato, você pode inserir informações adicionais para que os clientes indiquem se precisam de talheres ou guardanapos, por exemplo.

E o melhor de tudo isso é que o pedido fechado chegará no seu WhatsApp, pré-formatado. Ou seja, mesmo adicionando um campo de observação para indicação de outras preferências ou acompanhamentos, essa informação não ficará perdida.

Hamburguerias

Entre as hamburguerias que já utizam as soluções Goomer, notamos um aumento do tícket médio em torno de 30%. Mágica? Não! Tecnologia a favor da sua hamburgueria e dos clientes.

Ao oferecer uma nova experiência de vendas, os consumidores podem fazer pedidos de onde estiverem sem o medo de que vão receber errado. Outro benefício é que ao fazer as atualizações de itens ou preço, as atualizações já são demonstradas no mesmo momento. Com isso, não é preciso dedicar mais tempo alterando cardápio, por cardápio.

Pastelarias

Pedir um pastel quentinho e rebecer no seu endereço não tem preço né? O cardápio digital das pastelarias pode ser dividido por categorias como: tradicionais, especiais e/ou doces.

Trabalhar com promoções ou dar mais visibilidade para o “pastel do dia” ou combos também é uma tarefa mais dinâmica. Todas essas configurações estão dentro do painel administrativo do seu estabelecimento.

A funcionalidade do gestor de pedidos também permite acompanhar as vendas em tempo real. Assim, você não precisa mais esperar o final o dia para saber quanto faturou. Seu cliente também pode ver o status da entrega. Assim, terá certeza de quando o pedido chegará no endereço solicitado.

Pizzarias

Das grandes as pizzarias familiares, as pizzas são preferência dos brasileiros. E para se destacar da concorrência é preciso ter também um modelo de cardápio que seja vendável.

E aqui não adianta: é preciso abusar das imagens. Infelizmente a tecnologia ainda não transmite o cheiro dos alimentos, mas os consumidores podem serem convencidos de comprar ou não um sabor, apenas ao ver a imagem apresentada. Uma coisa é certa: uma boa imagem pode desperar o apetite e o desejo!

Crie um ou mais modelos de cardápio digital online agora! Não gaste mais com confecção e impressão de menus em papel. Economize dinheiro com reimpressões e otimize seu tempo ao vai a gestão do cardápio, das vendas e dos pedidos online.

Você também pode gostar