foto de comida no celular

Saiba como construir uma estratégia eficaz de marketing para restaurante

O cenário competitivo no setor de restaurantes nunca foi tão desafiador quanto nos dias de hoje. Com a crescente concorrência e as mudanças nas preferências dos consumidores, é essencial adotar estratégias de marketing para restaurante eficazes. Assim, é possível se destacar e alcançar o sucesso.

Neste artigo, discutiremos algumas práticas fundamentais de marketing para restaurante que podem ser aplicadas para impulsionar o seu empreendimento. Confira a seguir uma lista com as principais dicas de como divulgar o seu negócio da melhor forma.

O que é marketing para restaurante?

O principal objetivo do marketing para restaurante é investir na marca do estabelecimento para atrair mais clientes. Para isso, a diretoria e os colaboradores precisam estar empenhados em realizar juntos as ações propostas.

O trabalho tem duas frentes, sendo voltado tanto para ações de marketing para restaurantes online quanto offline. O primeiro foca a criação de sites, blogs e redes sociais que compartilham o cardápio digital e outros conteúdos relevantes. Por outro lado, o segundo busca realizar eventos promocionais, noites de degustação etc.

Por que o marketing é essencial?

Qualquer pessoa que abre um negócio deseja que ele prospere e traga lucro, concorda? Porém, para alcançar essa meta, é necessário investir sobretudo no marketing digital para restaurantes. Afinal, a máxima diz que a propaganda é a alma do negócio.

Um trabalho de marketing bem feito torna a empresa conhecida, pois aproxima os consumidores da marca. Sem falar que é uma ótima oportunidade divulgar os valores seguidos pelo estabelecimento e seus produtos.

Quais os benefícios do marketing para a sua empresa?

Estrategicamente falando, o marketing voltado para o ramo de restaurantes é perfeito para alcançar de maneira mais efetiva o objetivo de todo empresário: lucro e credibilidade. Confira a seguir a lista com os principais benefícios dessa ação:

  • destaque perante a concorrência;
  • atração de novos clientes;
  • credibilidade;
  • fidelização do cliente;
  • divulgação da marca e dos serviços.

7 dicas para um bom marketing para restaurante

Nós da Goomer temos a preocupação de dar autonomia aos clientes que se dedicam à gestão de restaurante. Por isso, compartilhamos a seguir dicas importantes de como fazer um bom marketing. Confira!

1. Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para uma estratégia de marketing para restaurante bem-sucedida é compreender o seu público-alvo. Quem são os clientes ideais? Quais são suas preferências, necessidades e comportamentos de compra? Você pode realizar pesquisas de mercado para obter insights valiosos.

2. Crie uma identidade de marca distinta

A identidade de marca é o que diferencia o seu restaurante dos concorrentes. Ela inclui nome, logotipo, cores, estilo visual e até mesmo a atmosfera do restaurante. Certifique-se de que sua identidade de marca seja consistente em todos os canais de marketing, do site a redes sociais e materiais impressos.

3. Desenvolva marketing de conteúdo e redes sociais

Crie um blog no site do seu restaurante e compartilhe artigos relacionados a gastronomia, receitas exclusivas, histórias sobre os pratos etc. Além disso, utilize as redes sociais para interagir com os clientes, compartilhando o cardápio, por exemplo. A mídia social é uma ferramenta poderosa para isso.

4. Ofereça experiências inesquecíveis

Além da boa comida, invista na experiência do cliente. O ambiente, o atendimento ao cliente e a atmosfera do restaurante são aspectos cruciais. Eventos temáticos, noites de degustação, música ao vivo ou decorações sazonais são perfeitos para atrair e cativar a clientela.

5. Crie programas de fidelidade e promoções especiais

Estabelecer programas de fidelidade e promoções especiais é uma ótima maneira de atrair e reter clientes. Descontos para grupos, promoções de happy hour, cartões de fidelidade e brindes são algumas opções a considerar. Essa estratégia de marketing para restaurante incentiva os clientes a voltarem.

6. Faça parcerias e marketing local

Colaborar com outras empresas locais, como produtores de alimentos, vinícolas e lojas de artesanato, pode ser uma estratégia vantajosa. Isso não só fortalece os laços com a comunidade, mas também aumenta a visibilidade do seu restaurante entre os clientes das empresas parceiras.

7. Aproveite avaliações e depoimentos

Avaliações online são importantes para os consumidores. Incentive os clientes satisfeitos a deixar avaliações positivas em plataformas como Google Meu Negócio, TripAdvisor e Yelp. Não deixe de responder às avaliações, isso demonstra o compromisso do restaurante com a satisfação do cliente.

Seja um cliente Goomer

Como você pode perceber, em um mercado cada vez mais competitivo, o marketing para restaurante bem-feito pode ser o fator determinante para o sucesso do seu estabelecimento. Por isso, se você quer começar com o pé direito ou dar um up nos negócios, está mais do que na hora de começar a investir em novas ferramentas.

Com a Goomer, você tem tudo para conquistar um lugar de destaque no setor de restaurantes. Conheça os nossos planos pensados para otimizar os serviços do seu negócio e torná-lo cada vez mais próximo dos clientes. Aproveite para criar gratuitamente o cardápio digital do seu restaurante.

Quer receber conteúdos toda semana?

É só se cadastrar que vamos mandar com muito carinho para a sua caixa de entrada.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.