10 truques de marketing no Instagram para turbinar seu restaurante

8 truques de marketing no Instagram para turbinar seu restaurante

Há um fato: o restaurante que deseja ter contato com seus clientes pode usar o marketing no Instagram como uma ferramenta para isso acontecer. E com o avanço das melhorias na rede social, está ficando cada vez mais fácil e prático conhecer o público-alvo.

Mas para obter sucesso com as estratégias de marketing no Instagram, a pessoa que toma conta de um restaurante precisa prestar atenção em algumas funcionalidades da plataforma.

Pensando nisso, preparamos 8 truques para seu restaurante, seja qual for o segmento ou o tamanho, se destacar no Instagram.

Por que seu restaurante deve usar o marketing no Instagram?

O Brasil é o terceiro país com mais números de usuários que passam tempo na internet. Já o consumo do Instagram fica atrás apenas do Whatsapp e do Facebook. Então, por que não investir, não é?

Na verdade, não ter um perfil no Instagram pode trazer falta de visibilidade ao seu restaurante. Com o uso certo da plataforma, você consegue alcançar e trair novos clientes com o tempo.

1. Organize sua bio

É fundamental ter uma bio organizada, por exemplo, conter informações como o segmento, qualidades do restaurante, a localização e por último, mas não menos importante, um site ou cardápio digital.

Isso porque, muitas pessoas ao acessarem o Instagram de um restaurante já buscam pelo cardápio. Não esqueça de destacar nas suas redes.

A Pizzaria e Restaurante Prediletta Pizza & Pasta destacou qualidades do estabelecimento e não deixou de incluir o link do cardápio

2. Crie hashtags para o seu restaurante

Por falar em bio do Instagram, é importante para o seu restaurante ter hashtags que mencionem ele.

Por exemplo, colocar na sua bio uma hashtag e dizer aos seus clientes que ao marcar o seu estabelecimento inclua ela também. Isso ajudará você a controlar o conteúdo gerado pelos usuários.

Além disso, as hashtags podem:

  • Ajudar a construir uma comunidade;
  • Aumentar o engajamento;
  • Mostrar uma experiência única para os novos visitantes.

3. Fique atento(a) aos feriados e datas especiais

Uma ótima ideia para aumentar as vendas e atrair novos clientes a partir do Instagram são as datas especiais, como feriados, confraternizações no fim de ano e muitas outras.

Criar conteúdos para esses eventos ajudará a aumentar o alcance do seu restaurante. Além de mostrar aos seus clientes que você está dentro das atualidades.

A ideia são muitas. Você pode fazer uma postagem sobre determinada data ou período, ou quem sabe, fazer um prato especial para o dia que será comemorado.

E para você não perder nenhuma data importante, já separamos por aqui um conteúdo exclusivo com as datas que muitos donos e donas de restaurantes precisam ficar de olho.

4. Tente manter suas paletas de cores

Mas o que seria isso? Então, seu restaurante ou seu negócio em si, como a embalagem do delivery deve possuir alguma cor de destaque, que você pensou para o seu negócio, não é? É importante usar essas cores no Instagram também.

Muito do marketing digital tem a ver com o visual e um feed que combine pode ser o sucesso para a permanência dos seus clientes no seu feed.

Um conteúdo aleatório ou com uma aparência sem consistência pode deixar seu perfil confuso. Por isso, é essencial ter em mente o que você pensa para ter no feed. Claro que manter um feed organizado vai precisar de mais tempo e planejamento, mas você verá que valerá a pena.

Logo abaixo separamos algumas ferramentas que você pode usar para organizar o seu feed, até mesmo criar as postagens em um só lugar:

  • Canva: Com o Canva, é possível fazer muitas coisas, principalmente quando assunto é criar conteúdo. Com essa ferramenta, é possível ter acesso a templates para Stories, Feed, Reels e muitos outros formatos;
  • Trakto: Semelhante ao Canva, a Trakto é uma ferramenta que também não deixa nada a desejar. Nela você consegue criar, publicar e compartilhar suas artes para o Instagram;
  • Facebook Business Suite: O próprio Facebook possui uma ferramenta para ajudar os usuários a programarem suas postagens, que é o Business Suite. Neste link você confere o passo a passo para ver a magia acontecer.

5. Coloque destaques no seu perfil

Além da bio e das hashtags existe uma outra obrigação para o perfil do seu restaurante ter: os destaques.

Com os destaques o seu cliente poderá ter em mãos o máximo de informações possíveis. Hoje, essa funcionalidade funciona como um “menu”, que seus clientes podem navegar como se fosse um site.

Importante usar os destaques do Instagram para orientar os clientes no perfil do restaurante.

Um exemplo de organização de destaques poderia ser:

  • Horários – Importante colocar todos, incluindo fins de semana e feriados. Muitos clientes costumam dar aquela conferida antes de sair de casa;
  • Avaliações – Aqui ficariam as avaliações dos clientes ou da imprensa;
  • Sobre – Nesta sessão pode se falar sobre o restaurante, sua história e muito mais;
  • Equipe/bastidores – Uma das que podem mais gerar aproximação do cliente é o destaque que se apresenta a equipe ou os bastidores. Os chefs, as pessoas que servem, quem realiza a entrega, quem fizer parte;
  • Por fim, o menu: Se você optar por não ter um cardápio digital ou site, você pode colocar seu menu no destaque.

6. Realize promoções e descontos

Uma valiosa tática para restaurantes que querem usar o marketing no Instagram é realizar promoções para o seu público.

Essa estratégia não apenas aumenta o engajamento, porque os seguidores gostando vão passar a comentar, mas também seu alcance, onde eles poderão marcar um amigo.

7. Faça parcerias com blogueiros(as) ou influencers

Uma das estratégias que mais estão em ascensão são os(as) blogueiros(as) e influencers, e a melhor notícia é que atualmente existem milhares de influenciadores no mercado e com conteúdos de qualidade.

Esses usuários normalmente têm um público muito envolvido nas áreas em que estão localizados, e é por isso que a parceria com eles é uma ótima forma de tática de marketing de restaurante para alcançar novos clientes em potencial.

Existem muitas maneiras de colaborar com influenciadores, dependendo do seu orçamento e do objetivo. Muitos blogueiros de comida com um grande número de seguidores cobram por postagem ou Story, enquanto alguns micro influenciadores podem divulgar para o seu restaurante em troca de um kit personalizado, por exemplo.

8. Capriche nas fotos de comida

Além do conteúdo, é importante pensar na imagem, não é mesmo? E se você deseja realizar um marketing no Instagram organizado, é importante ter fotos boas.

Pratos arrumados, decorados e limpos nas bordas são algumas das estratégias que você pode usar. Mas como sabemos que o bom mesmo é o passo a passo, separamos algumas dicas neste artigo para você arrasar nas fotos com apenas um celular. Vale a pena conferir.

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