Como definir o horário de funcionamento do Restaurante?

horário de funcionamento do Restaurante
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O horário de funcionamento do restaurante está diretamente associado com seus custos. Por isso, é extremamente importante definir quando abrir e quando fechar o seu estabelecimento. Acredite: saber como utilizar essa estratégia pode fazer com que você se mantenha dentro da lei e também se destaque da concorrência.

Então, aproveite para conferir as dicas para estabelecer essa agenda e manter seu restaurante cheio, todos os dias.

3 dicas para definir o horário de funcionamento do Restaurante

Assim como a definição do local, contratação de equipes e fornecedores, o horário de funcionamento do restaurante também deve ser pensado e avaliado com atenção. Não sabe por onde começar? Nós te ajudamos! Confira essas dicas.

1 – Avalie sua demanda

Dependendo do local em que seu restaurante estiver estabelecido, é preciso respeitar o horário de funcionamento padrão. Isso é muito comum em praças de alimentação em shoppings e centros comerciais, por exemplo. Assim, todos os comerciantes têm horário certo para abrir e fechar seus restaurantes.

No entanto, se o ponto comercial é outro, os dias e horários de funcionamento ficam a critério de cada empreendedor.

Para definir o melhor horário de funcionamento do restaurante é preciso avaliar inicialmente as regras e, posteriormente, a sua demanda. Verifique os dias e horários de mais movimento, por no mínimo três meses. Caso exista um padrão, ficará mais fácil. Do contrário, pode ser um bom ponto de partida.

2 – Faça as contas

Estime todos os custos fixos e variáveis de manter o restaurante aberto durante o horário comercial e/ou em outros horários. Energia, água, gás, mão de obra e tudo mais que necessitar – nada deve ficar de fora da conta.

Para facilitar, trabalhe com valores estimados. Uma opção é fazer o rateio por dia/hora. Faça também testes operacionais para ver os custos reais e comparar com a projeção.

Outra avaliação que não pode ser esquecida é a receita adicional obtida. Se o seu restaurante fica aberto por mais tempo, é esperado que também tenha mais movimento e venda mais. Se os resultados financeiros não estão aparecendo, vale a pena rever a estratégia.  Muitas vezes, concentrar a demanda, pode fazer mais sentido. Use a matemática a seu favor!

3 – Organize a escala da sua equipe

Se o restaurante irá estender o horário de atendimento, é importante pensar também na escala dos funcionários. Para não pagar muitas horas extras, uma alternativa pode ser trabalhar com folgas ou compensação de horas. E isso vale tanto para a equipe da cozinha, quanto para a equipe de atendimento. No entanto, é indispensável conhecer e respeitar o que diz as leis trabalhistas.

Se o time precisa ser ampliado, faça novamente as contas. Compare a contratação de um novo profissional fixo, de profissionais temporários e soluções alternativas para manter sua operação, sem interrupções e sem prejudicar a experiência dos clientes.

Outra dúvida muito recorrente é sobre trabalhar ou não nos feriados e finais de semana. Será que realmente vale a pena? Até que ponto compensa? A conta fecha? Saiba mais.

Vale a pena trabalhar em feriados e finais de semana?

A resposta mais prudente aqui é: depende. Sim. Isso dependerá, é claro, da sua avaliação criteriosa dos pontos citados anteriormente.

Embora ainda exista um falso conceito no mercado de que um restaurante deve funcionar todos os dias da semana, não é uma regra. Alguns restaurantes, por exemplo, funcionam 24 horas por dia. Outros, apenas em dias horários e alternativos, tanto para concentrar a demanda, quanto para reduzir custos.

A melhor resposta a essa pergunta dependerá, portanto, da sua estratégia. O que funciona para um estabelecimento nem sempre funciona para o outro. Se basear na concorrência também pode ser um erro fatal. Por isso, é necessário avaliar prioritariamente o comportamento da sua demanda.

Existem horários em que a casa fica mais cheia?

Quais dias da semana tem mais movimento?

Essas são algumas perguntas básicas que podem ajudar na definição do horário de funcionamento do restaurante. Vale lembrar também que, o mercado como um todo têm períodos comuns de sazonalidade. Mas é preciso se reinventar para alcançar novos clientes.

Veja a seguir algumas vantagens e desvantagens de manter o restaurante aberto nos feriados ou fins de semana.

Vantagens:

  • Maior giro de mesas;
  • Aumento das vendas;
  • Aumento do tícket médio;
  • Atração de novos clientes.

Desvantagens:

  • Custos variáveis;
  • Equipe ociosa;
  • Pagamento de hora extra ou bonificações;
  • Desperdício de alimentos.

Se você optou por trabalhar com um horário alternativo de funcionamento do restaurante, pense em maneiras criativas para atrair novas pessoas e otimizar seus custos.

Como otimizar os custos do Restaurante em dias abertos

A maioria dos custos de um restaurante são custos fixos. No entanto, para atendimento às demandas extras existem custos variáveis que podem fazer com o custo total mensal aumente.

Assim, restaurante aberto pode ser sinônimo de custos, se estes não forem otimizados.

Mas então como aumentar a receita sem ampliar os custos?

Embora óbvio, vale a pena reforçar e divulgar em toda comunicação oficial (incluindo site e redes sociais), os dias e horários de atendimento, incluindo feriados, finais de semana e período de festas ou alta temporada.

É preciso educar o mercado e os clientes para que não se frustrem ao encontrar o restaurante de portas fechadas. Por outro lado, só faz sentido manter o restaurante aberto, se você tiver clientes. A lógica é essa. Portanto, não tem segredos!

Acredite: sabendo dos horários de funcionamento os clientes e consumidores, em geral, também podem se organizar com antecedência. Essa dica pode facilitar as reservas de mesas, por exemplo.

Outra estratégia é lançar ações exclusivas ou promocionais para atrair e fidelizar os clientes em dias de menor movimento.

Se a sua casa fica aberta todos os dias, experimente oferecer happy hours com chopp em dobro, fora do horário de pico. Descontos também são boas apostas, afinal é melhor vender pouco, do que nada. Tem empresas próximo ao local do seu restaurante? Avalie a possibilidade de realizar eventos corporativos.

Ainda está pensando sobre o horário de funcionamento do restaurante? Siga essas dicas, estude e conheça bem a sua demanda e acompanhe os resultados financeiros.

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