Goomer + Mister Chef Bematech: gestão completa para restaurantes

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Com a gestão integrada, enquanto o Goomer ajuda sua equipe a aumentar as vendas e melhorar o atendimento, o Mister Chef Bematech processa todos os detalhes para manter a administração do seu restaurante na ponta do dedo.

Cuidar de um restaurante vai muito além de elaborar belos pratos, um ambiente agradável e uma reputação positiva. Um dos maiores desafios para um gestor de restaurantes nos dias de hoje é manter o controle sobre suas finanças, informações e o crescimento do seu negócio.

Ao longo dos pouco mais de 200 anos em que a história dos restaurantes teve início no Brasil com a chegada da família real e o surgimento das primeiras confeitarias e cafés, o conceito de servir uma refeição para o público vem passando por um processo de evolução constante para acompanhar a mudança nos hábitos de consumo. E assim como os hábitos, os desafios também mudaram. Sobretudo neste momento da economia, em que a crise financeira exerce um forte impacto para o consumo e reflete diretamente no bolso dos donos de bares e restaurantes.

Alta nos preços para compras, inflação, redução do tíquete médio de consumo e até mesmo a popularização do delivery e fast foods tem criado novas barreiras para os gestores do setor, que precisam buscar a inovação para fortalecer sua estrutura e sobrevivência dos negócios. Mesmo assim, uma pesquisa realizada pela Abrasel (associação Brasileira de Bares e Restaurantes) revelou que um em cada três restaurantes operam no prejuízo.

Como, então, enfrentar esses desafios para voltar a crescer? Qual é o segredo para identificar pontos de melhoria na rentabilidade e transformar o momento atual do mercado em uma oportunidade para alavancar e potencializar as vendas? A tecnologia pode ser uma grande aliada nesta missão. Com o apoio de um sistema de gestão para restaurantes, como o Mister Chef Bematech, você pode otimizar seu controle gerencial detalhadamente e identificar onde seu dinheiro está escorrendo pelo ralo e onde ele pode ser melhor aproveitado. E com a integração da solução ao cardápio digital Goomer, você também potencializa sua gestão de vendas com um apoio inovador aos garçons e ainda estimula o aumento do tíquete médio por consumo.

Mas não para por aí! Tem muito mais benefícios e vantagens que a tecnologia pode gerar para bares e restaurantes. E é isso que nós vamos te mostrar neste artigo.

Então olhos atentos e mãos à obra.

 

“Restaurando” o conceito da gestão de restaurantes

A palavra “restaurante” surgiu no século XVI com o significado de “comida restauradora”. Se pegarmos o gancho da função “restaurar” como origem do termo, a missão de um restaurante torna-se algo muito mais valioso e fundamental do que o simples ato de servir uma refeição.

Levando-se em conta o consumo médio cobrado por muitas redes de fast food, as pessoas estão trocando os bares e restaurantes tradicionais por opções em praças de alimentação com investimento reduzido. De acordo com a Abrasel, enquanto estabelecimentos com valor médio de R$15 cresceram entre 5% e 15%, as casas com ticket entre R$25 e R$70 registraram uma redução de 30%.

Quando o assunto é alimentação para o dia a dia, sobretudo em horário de almoço, a rotina tem feito muitos consumidores buscarem opções rápidas para alimentação. E novamente as praças de alimentação tem deixados os restaurantes e bares em segundo plano. Mesmo não apresentando o mesmo conforto e ambiente, os estabelecimentos de consumo rápido oferecem agilidade, além do preço baixo.

Mas qual a contribuição de um fast food ou delivery no papel de “restauração da sociedade”? A grande missão de um restaurante é proporcionar ao público um momento em que ele pode se desligar das preocupações cotidianas e recuperar suas energias e vigor para seguir com mais vitalidade em seus próximos desafios. E não existe maior riqueza do que ter essa missão.

Isso nos mostra que os restaurantes jamais perderão seu lugar no mercado, mesmo com o surgimento de novas alternativas. No entanto, sua sobrevivência está diretamente ligada a outro tipo de restauração: a restauração do conceito de gestão de restaurantes.

Para superar esses desafios e acompanhar a evolução do mercado, os restaurantes precisam estar preparados para inovar. Ou ainda renovar. Não é só porque o atendimento como receita de sucesso do seu restaurante tem dado certo até hoje que você não precisa modernizá-lo também. Se algo já é bom, então deixa-lo ainda melhor pode elevar a experiência de seus clientes à outro patamar e atrair novos visitantes curiosos para saber o que o faz tão bem falado. E se o seu movimento tem diminuído, aí não é preciso nem argumentar sobre a necessidade de inovação, não é mesmo?

Isso não significa que você vai usar a mesma estratégia de fast foods e delivery para combate-los. Ao contrário, fazendo isso você se coloca na mesma posição que eles, e essa não é a filosofia de um restaurante que se preze. Quando for pensar em restauração, pense em todos os detalhes que fazem parte da experiência do consumidor, desde o primeiro contato com a sua marca até a lembrança que ele terá do seu restaurante uma semana depois de ter visitado o local.

Pense nas receitas do seu menu, em como seu cardápio é apresentado, como é o serviço do salão e como ele chega e sai da cozinha, qual é o papel dos seus garçons (Lembre-se: garçom não é o tirador de pedido! Ele é o mestre da experiência em um restaurante), como o ambiente do local influencia na refeição, qual o valor agregado ao serviço e tantos outros detalhes que formam a composição perfeita da sua receita de sucesso.

E se inovação é a palavra de ordem, não tem como a tecnologia ficar de fora nesse processo de restauração. Mas antes de começar a falar sobre soluções, vamos entender um pouco melhor quais são os desafios para os donos de bares e restaurantes.

 

Tecnologia faz parte das inovações para restaurantes
Tecnologia faz parte das inovações para restaurantes

 

Os principais desafios

Qualquer pessoa que já teve algum contato com a gestão de restaurantes sabe que o simples fato de lidar com o público e o consumo de alimentos, por si só, já são grandes desafios a serem enfrentados diariamente por quem atua no setor. Mas as barreiras vão muito além quando se mergulha um pouco mais a fundo nesse universo.

Uma pesquisa realizada em Setembro de 2016 pela Goomer pontuou que a maior preocupação atual dos gestores de restaurantes respondentes é o aumento dos custos (percentuais em relação ao total de respondentes):

  • Aumento dos custos: 60,40%
  • Conseguir novos clientes: 48,02%
  • Produtividade da cozinha: 43,07%
  • Movimento baixo: 41,58%
  • Comunicação com a equipe: 33,66%
  • Atualização do cardápio: 30,69%
  • Atendimento em horário de pico: 29,70%
  • Dificuldade de contratar bons garçons: 29,21%
  • Concorrência: 21,29%
  • Problemas com fornecedores: 16,34%
  • Acompanhar redes sociais: 16,34%
  • Fila de espera: 6,44%
  • Outros: 5,45%

Mas é importante notar que cada um dos problemas listados acima agrega uma série de pequenos detalhes que podem ser os grandes responsáveis por esse percentual e facilmente resolvidos, ou ainda uma série de pequenos pontos a serem urgentemente solucionados para melhorar os índices globais do restaurante.

 

A tecnologia na gestão de restaurantes

Se levarmos em consideração que dos itens apresentados na pesquisa, quase 40% deles estão diretamente relacionados à controle de informações do restaurante, imagine quanto seria possível reduzir essas dificuldades com uma gestão mais estruturada?

E é aí que entra o apoio essencial da tecnologia como ponto de inovação para otimizar os controles e melhorar a eficiência operacional do restaurante, elevando automaticamente os lucros do negócio e reduzindo custos direto no foco do problema.

tecnologias-nra-2016
Dados da pesquisa NRA 2016

Você sabe exatamente quais são os pontos de atenção que precisa controlar na sua gestão administrativa? Consegue ter rapidamente em mãos as receitas e despesas de seu estabelecimento para medir um novo investimento ou programar a compra de um fornecedor? Sabe identificar rapidamente quais são os pontos de maior custo do seu negócio?

Com um sistema de gestão para restaurantes como o Mister Chef Bematech, por exemplo, você consegue controlar toda a gestão financeira, estoque e análise de indicadores do seu negócio, mantendo na ponta dos dedos as informações que são essenciais para a tomada de decisões.

Se você utiliza o Mister Chef Bematech fica muito mais simples identificar as principais fontes de aumento dos custos para traçar alternativas de redução. Muitas vezes a troca de fornecedor – outro problema que o sistema ajuda a resolver – ou a remodelagem do negócio pode solucionar esse ponto.

Já quando o assunto é atendimento, ter um cardápio digital Goomer pode ser muito mais do que um sinal de modernização para o seu bar ou restaurante. O Goomer é um sistema em que o cliente pode realizar seu pedido através de tablets que ficam disponíveis na mesa dos restaurantes em contato direto o tempo todo. Assim, sempre que o cliente quer algo, ele pode pedir pelo Goomer, sem se preocupar em chamar o garçom. É como se o cliente tivesse um garçom 100% disponível para ele o tempo todo!

A plataforma pode resolver até 60% dos problemas identificados através da interatividade. Além de tornar muito mais simples e econômica a atualização dos cardápios do seu estabelecimento, o Goomer ajuda a elevar as vendas e melhorar o atendimento nos horários de pico, apoiando os garçons diretamente, que ficam mais livres para servir as mesas ou apoiar os clientes com dúvidas e sugestões sem ter que ficar centralizado na anotação de pedidos.

Além disso, se o restaurante tem dificuldade em contratar bons garçons, com o Goomer ele encontra um ponto de apoio fundamental para melhorar a eficiência operacional com um time mais enxuto até que novos candidatos bem qualificados apareçam ou que a equipe possa receber um treinamento top.

Todos esses pontos favoráveis contribuem para que o restaurante possa atrair novos clientes e aumentar o movimento na casa, além de ser um diferencial em relação a concorrência. E o cardápio ainda permite que o cliente deixe seu feedback, uma valiosa fonte de informações para que o restaurante continue melhorando sua gestão a cada dia.

 

Outras vantagens do Mister Chef Bematech

  • O software conta com a tecnologia touch screen, se tornando a solução ideal para PDV, além de ser extremamente didático, reduzindo tempo e custo com treinamentos;
  • Com a gestão online, você acompanha o seu negócio de onde estiver, em tempo real, do computador ou do smartphone;
  • Você tem flexibilidade para gerar relatórios e dashboards personalizados de acordo com as informações essenciais para a sua gestão;
  • As integrações entre finanças, vendas, produtos e estoque trazem mais eficiência para o restaurante, além de reduzir o retrabalho com controles paralelos e o risco de falhas no processo;
  • Controle de comodato, desperdícios, combos, promoções, coletor com controle de entrada e saída e até mesmo lista de espera, elevando o detalhamento da gestão e abrindo maiores possibilidades estratégicas para sua gestão.

 

Benefícios de ter um cardápio digital Goomer

  • Todos os pedidos realizados vão direto para a cozinha, agilizando o atendimento, a entrega e reduzindo o risco de falhas;
  • Você consegue elevar o tíquete médio com sugestões de acompanhamentos e adicionais, por exemplo;
  • Sua equipe de salão ganha mais tempo para servir bem as mesas enquanto o Goomer faz o papel de “tirar pedidos” de forma inteligente e dinâmica;
  • Viabilizar a divulgação de promoções fica muito mais fácil, aumentando a taxa de consumo e a lucratividade da casa;
  • Com atendimento 100% do tempo na mesa, as chances do público pedir mais itens também é muito maior do que se ele precisasse chamar o garçom.

demontração do cardápio interativo goomer

 

Mister Chef Bematech x Goomer: gestão completa

A melhor parte da tecnologia é quando ela se torna uma solução completa para o seu negócio. E com a integração entre o Mister Chef Bematech e o Goomer a gestão do seu restaurante passa a contar com uma cobertura de ponta a ponta, do administrativo ao atendimento final.

Além de todos os benefícios já citados, a integração traz como grande vantagem o processamento financeiro e fiscal ao mesmo tempo em que o atendimento e as vendas acontecem. Assim, os pedidos realizados vão do cardápio direto para a cozinha e para o sistema, trazendo mais dinamismo aos processos operacionais. E quando seu cliente decide pedir a conta, ele pode fazer isso diretamente pelo tablet, já sabendo exatamente qual será o valor do pagamento.

Essa possibilidade eleva a produtividade na cozinha, eliminando outro grave problema identificado na pesquisa. E também pode reduzir as filas de espera, já que enquanto o Mister Chef Bematech controla a gestão de reservas de espera no sistema, o Goomer pode ser um atrativo para que o cliente comece a navegar no cardápio e se distraia com uma infinidade de opções enquanto espera sua mesa ser liberada.

integração goomer mister chef

 

Case de Sucesso: A Cervejaria

Extensão da fábrica inaugurada em Sorocaba no ano de 2013, o bar “A Cervejaria” surgiu em 2015 e logo sentiu o efeito da crise no mercado, quando as pessoas não deixaram de ter lazer, mas reduziram o consumo para economizar. A partir de então, a missão dos gestores tornou-se proporcionar qualidade de venda quando a pessoa está no bar, para que ela consuma bem e melhor.

Atendendo uma média de 600 a 700 pessoas de quinta a domingo, os horários de pico são registrados na sexta e sábado a noite e formam um desafio para a equipe de seis garçons da casa. “Em determinados momentos os garçons estão ocupados, atendendo outra mesa, e o Goomer facilita, pois o cliente pode fazer seu pedido just in time, não precisa nem solicitar ao garçom. Isso ajuda a agilizar o processo do pedido para o cliente e para mim também”, explica Jéferson, gerente operacional do bar.

Outro ponto positivo que a casa observou foi a receptividade dos clientes à plataforma. Além de gerar economia e aumentar o consumo, o cardápio digital também cria uma experiência positiva para o consumidor. “O que eu mais gosto no Goomer é que o cardápio fica na mesa o tempo todo e, se durante a minha refeição eu quiser fazer algum pedido, eu não preciso esperar o garçom chegar até a minha mesa, eu mesmo posso me servir“, conta Marina Yamamura, cliente do bar “A Cervejaria”.

Clique aqui e acesse o videocase com o depoimento de Jéferson, gerente operacional no bar e restaurante “A Cervejaria”:

VEJA O CASE! 

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