Fórmula mágica: os 7 passos obrigatórios para um bom atendimento

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Um bom atendimento em um restaurante exerce um papel fundamental no processo de encantar e fidelizar os clientes. Nesse contexto, o garçom torna-se essencial para que a satisfação seja garantida. A seguir vamos explicar os 7 passos fundamentais para um bom atendimento no seu restaurante. Continue acompanhando e saiba mais!

1. Dar as boas-vindas

Essa é a primeira impressão que seus clientes terão de seu restaurante. Dar as boas-vindas implica em recebê-los e conduzi-los até uma mesa no local de sua preferência. Nesse caso o garçom pode se apresentar pelo nome e informar que o atendimento da mesa será feito por ele. A primeira recepção, quando não é bem-feita, pode fazer com que os clientes desistam de permanecer no estabelecimento e procurar outro local. Portanto, capriche!

2. Oferecer uma entrada

Ainda que seja algo simbólico — como um prato ou um drink — oferecer uma entrada antes que o prato principal fique pronto dá a impressão de que o tempo de espera é menor e faz com que os clientes se sintam especiais.

3. Anotar com atenção os pratos principais

Na hora de registrar os pedidos dos pratos principais, principalmente em mesas que possuem um grande grupo de pessoas, eles devem ser anotados com muita atenção. Isso ajuda a evitar erros na hora de entregá-los e a evitar a insatisfação do cliente.

4. Retornar à mesa e verificar se os clientes precisam de algum atendimento

Depois que o prato principal e as bebidas foram servidas, de tempos em tempos o garçom deve voltar à mesa e perguntar se os clientes desejam mais alguma coisa — principalmente bebidas. Essa checagem periódica ajuda a garantir que nenhuma mesa passe muito tempo sem atendimento ou aguardando para fazer um novo pedido.

5. Oferecer sobremesa

Caso o restaurante trabalhe com sobremesas, oferecer as opções ou levá-las até a mesa para que os clientes possam escolher também é uma forma de prestar um bom atendimento.

6. Oferecer café

Outro ponto que conta muito em um bom atendimento é o fato de oferecer café gratuitamente na saída do restaurante. Muitas pessoas possuem o hábito de tomar café ou substituí-lo pela sobremesa após as refeições. Vale tomar o cuidado de oferecer opções com e sem açúcar, assim é possível agradar ainda mais o público.

7. Se despedir adequadamente

Em alguns lugares existe uma preocupação muito grande com o atendimento que o cliente recebe durante o tempo que permanece no estabelecimento, mas acaba negligenciando o tratamento final, principalmente depois que a conta é paga. Uma boa despedida — assim como a boa recepção — ajuda a fazer com que os clientes se sintam muito bem tratados e aumenta sua satisfação com relação ao serviço que o restaurante presta.

Como podemos ver, para garantir um serviço de qualidade, a satisfação e conforto do cliente devem ser, sempre, o foco. A atenção, a cordialidade e a hospitalidade fazem parte do atendimento de excelência e contribuem para que seus clientes vivenciem uma experiência diferenciada.

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