experiência do consumidor no delivery

Experiência do consumidor no delivery: como deixar seu cliente satisfeito?

Quem tem um bar ou restaurante precisa se preocupar com os mínimos detalhes, quando se fala em atendimento. Horários, equipe de atendimento, tempo de espera, qualidade dos pratos e bebidas servidos, limpeza do local.

E o restaurante que atua com entregas, precisa se preocupar com a experiência do consumidor no delivery da mesma forma. Afinal, a experiência do consumidor é uma só!

Então, como posso deixar meu cliente satisfeito com uma boa experiência de compra? Trouxemos 4 erros que você não pode cometer!

Experiência do consumidor no delivery: 4 erros que não podem ser cometidos

Ter uma operação sem erros é quase impossível. Mas é preciso ficar atento aos erros mais críticos, para que isso não leve à insatisfação dos clientes.

Veja agora os erros mais comuns dos restaurantes com delivery e saiba como evitá-los ou minimizá-los.

1 – Acompanhar pedido em tempo real

Existe situação mais frustrante do que pedir de um restaurante e ficar às cegas até a entrega da refeição?

Se coloque no lugar do cliente e imagine se durante uma compra ele não souber, em tempo real, em qual etapa o pedido está, e pior, se o prazo de entrega já tiver sido ultrapassado. E provavelmente, com a correria, seu restaurante está recebendo vários outros pedidos e mensagens no WhatsApp, e você não vai conseguir dar a atenção suficiente ao seu cliente por lá.

Seu cliente fica sem uma resposta pelo WhatsApp, o pedido está atrasado e não tem a menor ideia de onde está a comida. Você concorda que faz todo o sentido que quem vivencia esse tipo de problema pode nunca mais voltar a fazer pedidos no seu restaurante?

Como evitar esse erro: habilite a função “tela de acompanhamento do pedido” na plataforma de Delivery da Goomer em apenas um clique. Assim você melhora a experiência de compra do seu restaurante, diminuindo a expectativa do seu cliente na espera (ele sabe exatamente onde está o pedido em tempo real!) e sendo totalmente transparente com ele. E, ainda consegue otimizar sua operação, porque seus funcionários não perdem tempo respondendo mensagens no WhatsApp.

Para habilitar a função “tela de acompanhamento do pedido”, siga a instrução abaixo:

2 – Prazo de entrega

Imprevistos e atrasos podem ocorrer e são até aceitáveis. É o sistema que travou, a internet que não funciona, a chuva que começou a cair. É claro que, em algumas situações não são possíveis ter nenhum controle, como a previsão do tempo e trânsito, por exemplo. Mas acredite: em muitas outras é preciso se precaver e ter, pelo menos um plano B, caso ocorram.

Como evitar esse erro: para não atrasar, certifique-se de preparar o prato dentro do tempo estimado. Outra dica muito importante é gerenciar os seus pedidos pelo “Gestor de Pedidos” do painel da Solução Delivery da Goomer, e ficar de olho para atualizar o status dentro do prazo estipulado. Assim você e sua equipe consegue saber exatamente o que falta para concluir cada pedido, e evitar atrasos.

Olha só como funciona:

Além disso, se você habilitar a função “tela de acompanhamento do pedido” e também o “tempo médio de entrega”, seu cliente consegue acompanhar em tempo real o pedido e saber qual o prazo de entrega. Transparência acima de tudo, não é mesmo?

3 – Envio de pedido errado

Os pedidos errados são responsáveis por parte significativa dos prejuízos de um restaurante. Mas, no caso do delivery, enviar um pedido errado ou esquecer de entregar algum item é tempo, custo e insatisfação dobrados.

Como evitar esse erro: antes de enviar, confira o pedido no mínimo três vezes. Organize todas as entregas pela ordem de chegada, isso também facilita o controle. Se você gerenciar seus pedidos pelo “Gestor de Pedidos” na plataforma de Delivery da Goomer, conseguirá ter uma visão melhor da ordem dos pedidos e quais foram os pratos escolhidos por cada cliente.

4 – Embalagens e Conservação

Receber qualquer embalagem de pedido rasurado, amassado ou sujo, independente de ser comida ou não, é uma péssima experiência. No caso de um alimento então, muito mais.

É imprescindível tentar replicar na residência ou local de trabalho do cliente, a mínima experiência que ele teria ao frequentar seu bar ou restaurante.

Como evitar esse erro: antes de encaminhar o pedido para o seu cliente certifique-se de que as embalagens estão bem lacradas. Oriente também o entregador em relação ao que está sendo entregue. Pratos mais delicados devem contar com embalagens especiais para não deformarem ou vazarem.

Por que pensar na experiência do consumidor no delivery?

Clientes são aqueles que já compraram uma ou mais vezes no seu restaurante. Obviamente, quem tem um bar ou restaurante espera que o número de clientes aumente com o tempo ou que seus clientes voltem e comprem mais vezes. E se trouxer mais pessoas então, melhor ainda!

Acredite: a lógica do delivery é a mesma. É preciso dar atenção aos clientes como se esses estivessem sentados na mesa à sua frente. Um cliente satisfeito conta para 2 pessoas. Os insatisfeitos para 20 (vinte), e hoje, com o poder das redes sociais, tanto uma boa, quanto uma má experiência de atendimento podem viralizar em poucos minutos.

Bares e restaurantes que atendem mal seus clientes têm seus dias contados. Por outro lado, aqueles que prestam um bom atendimento e pensam inclusive na experiência do consumidor no delivery podem prosperar ainda mais.

E você, tem um restaurante e se preocupa com a experiência do seu cliente? Nós aqui na Goomer nos preocupamos muito. Ajudamos nossos clientes que são donos de bares e restaurantes a melhorar o atendimento com as nossas soluções digitais.

Quer saber como a Solução Delivery da Goomer pode ajudá-lo a criar uma experiência única para seus clientes? Então, cadastre-se grátis na nossa plataforma.

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1 Comentário

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