As 6 melhores estratégias de fidelização para clientes de Restaurantes

estratégias para fidelização restaurantes - pessoas sentadas na mesa de um restaurante
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Não é de hoje que os negócios do ramo de alimentação precisam se reinventar. Mas, talvez a pandemia tenha acelerado esse processo e ajudado a pensar em novas estratégias de fidelização para os clientes dos restaurantes – como uma das formas para continuar a vender neste período.

Os desafios ainda são muitos, afinal nem todos os restaurantes estão abertos, as operações tiveram que ser adaptadas e as equipes foram reduzidas. Entretanto, por outro lado as oportunidades também são grandes.

Veja quais são as 6 melhores estratégias de fidelização que você pode começar a adotar agora para conquistar novos clientes e vender mais!

As 6 melhores estratégias de fidelização para Restaurantes

É claro que os elementos essenciais para reter clientes estão muito associados à qualidade daquilo que você oferece e da excelência do atendimento. Se não tiver isso, dificilmente qualquer outra estratégia se sustentará.

É preciso, portanto, fazer o básico bem feito e criar qualificadores que façam seu restaurante ser reconhecido positivamente. Aliado a isso, as demais estratégias de fidelização podem ser colocadas em prática, como:

  1. Peça e ganhe em dobro;
  2. “De grátis”;
  3. Compre e receba dinheiro de volta;
  4. Pague menos;
  5. Compre e concorra (ou ganhe);
  6. Indique e ganhe.

1 – Peça e ganhe em dobro

Pague um e ganhe dois. Essa é uma das estratégias de fidelização que os consumidores mais conhecem, por ser amplamenta utilizada. O benefício adicional é contrapartida de uma compra.

Assim, ao utilizar esse argumento, seu restaurante pode incentivar os pedidos e vantagens que devem ser exclusivoss e de grande valia, do ponto de vista dos clientes.

Exemplos de comunicação:

  • Pedido em dobro: peça uma tulipa de chopp e ganhe outra!
  • Compre duas esfihas e leve quatro.

2 – “De grátis”

Quem não fica feliz em ganhar algo, não é verdade? Ter algum tipo de bonificação, gratificação ou gratuidade pode fazer com que seus clientes se sintam compensados pela compra.

Neste caso, muitas vezes, o sentimento de culpa ou até mesmo a racionalidade do custo envolvido se tornam menores, já que estão sendo recompensados de alguma forma.

  • No pedido de duas pizzas, ganhe um refrigerante de 2 litros!
  • Peça de 2ª a 5ª e não pague a taxa de entrega.

3 – Compre e receba dinheiro de volta

Mais comum no varejo, o cashback é hoje uma forma bem interessante para retribuir novos pedidos. Parte do valor gasto retorna como um crédito para ser utilizado no próprio estabelecimento ou em outros locais.

Assim, cada compra gera um “troco” para compras futuras. A ideia é simples: aumentar o tícket médio de cada cliente.

  • Aqui seu pedido rende. Compre e receba dinheiro de volta!
  • Pediu no delivery, ganhou cashback!

4 – Pague menos

Um bom cliente, ou seja, aquele cliente que é fiel deve ser tratado com muita atenção. Atualmente cerca de 20% dos clientes são responsáveis por 80% das vendas de um restaurante. Isso quer dizer, portanto, que as receitas estão mais concentradas.

Há quem considere isso um grande risco, afinal as receitas são provientes de um grupo menor. Mas há quem entenda isso como uma chance importante de manter esses mesmos clientes por mais tempo.

Essa é uma das estratégias de fidelização que podem ser formatadas a partir de cartões de fidelidade, cupons ou vouchers de desconto, acumulação de pontos.

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  • A cada compra você ganha 5 pontos. Ao acumular 50 pontos, você ganha desconto correspondente!

5 – Compre e concorra (ou ganhe)

Os sorteios de prêmios ou de brindes é também uma das estratégias de fidelização que os donos de restaurantes têm nas mãos.

Mais do que o bônus propriamente dito, é preciso fazer com que seu cliente se sinta realmente especial. Não é prêmio pelo prêmio, mas sim toda a experiência com seus pratos, bebidas, sobremesas, atendimento, entrega e que lá no fim ainda pode ficar ainda melhor.

  • Aqui seu pedido vale prêmios. Peça e concorra a um jantar para casal no Dia dos Namorados.
  • No mês de dezembro, todos os pedidos participam de sorteios de prêmios para incrementar sua cozinha.

6 – Indique e ganhe

Existe uma máximo no mercado que diz que um cliente feliz conta no mínimo para 20 clientes. Muitas vezes, essa recomendação é espontânea e pode surgir a partir de um review dos itens do seu cardápio digital ou de uma opinião postada nas redes sociais, por exemplo.

Já pensou então se você pudesse bonificar essas indicações? Assim, cada novo cliente que seu cliente trouxer para o restaurante pode ter algum tipo de recompensa (seja ela financeira ou não).

  • Indique e ganhe: o que é bom precisa ser espalhado.
  • Comemore seu aniversário com a gente! Trazendo mais cinco pessoas, aniversariantes não pagam!

Como fazer o planejamento das estratégias de fidelização

Como você viu, existem vários modelos que podem ser adotados em seu restaurante para que seus clientes não fujam para a concorrência. Mas, justamente por se tratar de uma estratégia, precisa ser bem definida.

Veja o passo a passo para facilitar esse planejamento:

Defina e controle o orçamento

Todas as estratégias de fidelização demandam investimento, ou seja, têm um custo. Então, você deve colocar na ponta do lápis todos os custos diretos e indiretos.

Ah, não se esqueça que mesmo quando não há desembolso de algum valor, existe um custo que pode ser indireto. Quando você concede descontos, por exemplo, deixa de ganhar ou reduz a sua margem de contribuição.

Crie ações integradas

Você não precisa criar um programa de benefícios estruturado, demorado e caro, mas uma coisa é certa: é importante que suas estratégias de fidelização sejam algo pensado para médio e longo prazo – e não uma ação isolada ou promocional.

Isso porque durante o tempo de existência de seu bar ou restaurante, a sua base de clientes vai sendo renovada. Se você investir cedo nisso, pode ter mais clientes, entre os novos, os indicados, dentre outros.

Estabeleça as regras

Ao lançar uma nova estratégia para fidelizar seus clientes tenha claro quais serão as principais regras. Se necessário for defina:

  • Regulamento geral;
  • Data de início e término;
  • Quem pode participar;
  • Lojas participantes, etc.

É preciso ter muito cuidado para não encarar essas ações como uma mera promoção. Se você “vender só descontos”, provavelmente é isso que irá atrair os clientes.

Lembre-se de que sua estrutura de custos e caixa precisam suportar suas ações de vendas e marketing. Do contrário, você pode quebrar rapidamente por ter custos mais altos.

Seja criativo

Se o objetivo é de criar métodos para que seu cliente permaneça mais tempo como seu cliente, fazer “mais do mesmo” pode não gerar nenhum resultado. Ou pior: pode ter o efeito contrário.

Você até pode se inspirar no que já existe por aí, mas seja criativo! Pense em maneiras de engajar seus clientes e de tornar sua marca, seus pratos, seu cardápio mais conhecidos.

Divulgue para seus clientes e não clientes

Com tudo planejado e criado é hora de fazer a divulgação. Dedique tempo para publicar em seu site ou rede sociais, compartilhe com clientes, em grupos e comunidades. Oriente também a sua equipe sobre o funcionamento, o que pode e não pode.

Ao receber novos clientes no seu reataurante ou pedidos pelo delivery tente descobrir de que forma souberam do seu negócio. Isso pode orientar as próximas ações e medir também o alcence da sua divulgação.

Lembre-se de que a fidelização de clientes está baseada na criação de relacionamentos duradouros. Saiba que nenhum desconto, promoção, bônus, prêmio irá substituir a qualidade dos seus pratos, a qualidade e pontualidade das entregas, a cortesia do seu garçom, o bom ambiente e experiências que você pode proporcionar.

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