Economizar dinheiro e energia no restaurante

Busca economizar energia e dinheiro no seu restaurante? Saiba como

Agora se tornou ainda mais importante economizar energia no Brasil. Isso porque a Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG) determinou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) crie a bandeira tarifária “escassez hídrica”. O que significa que ocorrerá um aumento de 6,78% nas contas de energia.

Ou seja, agora, o valor estimado da nova tarifa deve ficar em torno de 14,20 reais, a cada 100 KWh consumidos, com vigência a partir do dia primeiro de setembro a 30 de abril de 2022.

Fora este tema, ainda há o debate do retorno do horário de verão. O assunto voltou a ser discutido por entidades e empresários após o aumento ser comunicado pela CREG.

Contudo, pensar em economizar a energia de um restaurante é não só estar preparado(a) para o momento atual do Brasil, mas também no controle dos gastos. Fora que colabora na preservação do meio ambiente.

Confira neste artigo alguns métodos que farão economizar energia, o que faz reduzir as suas despesas nos próximos meses.

Como reduzir o consumo de energia de um restaurante?

Fazendo algumas pequenas melhorias e mudanças, o restaurante pode começar a economizar recursos e aumentar seus resultados financeiros.

Reduza a temperatura da cozinha

Quando a temperatura da cozinha está muito alta, é provável que o ar condicionado trabalhe mais para resfriar o ambiente. Reduzir a temperatura da cozinha vai permitir uma operação mais eficiente dos aparelhos de ar condicionado.

Usar aparelhos como exaustores na cozinha é uma boa ideia. Elas ajudarão a remover o ar quente da cozinha.

Priorize por equipamentos de baixo consumo de energia

Os equipamentos são um dos fatores que mais contribuem para o consumo de energia do seu restaurante. Alguns fabricantes oferecem equipamentos que usam menos energia que os demais.

Optar por uma mudança para esses modelos mais econômicos pode ajudar a reduzir muitos reais para o seu restaurante.

Faça sempre a manutenção dos seus equipamentos

E por falar em equipamentos, a manutenção também é um fator essencial. Já que em muitas situações é melhor manter o que já se tem, do que adquirir um novo.

Por isso, preste atenção para manter sempre o equipamento limpo e certifique-se que ele esteja funcionando normalmente. Se estiver trabalhando mais que o necessário, chegou a hora da sua manutenção.

Busque sempre prolongar a vida útil dos equipamentos para economizar energia.

Opte por uma iluminação com uma maior eficiência

Trocar as lâmpadas incandescentes por iluminação com uma maior eficiência, como as de LED, você vai notar a redução drástica na conta de energia.

E esse é um exemplo que não só ajuda o seu bolso, mas também o meio ambiente, já que colabora ao conservar energia e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

As lâmpadas de LED usam menos eletricidade e duram até 10 vezes mais do que uma lâmpada incandescente padrão.

Desligue equipamentos ociosos

Essa dica pode parecer besteira, mas fará uma diferença bem visível na fatura. Não desligar equipamentos que estão sem usar no momento, fará você desperdiçar dinheiro no que poderia ser evitado.

Reduza o consumo de água

Os restaurantes demandam grandes quantidades de água para manter as suas operações. Felizmente, existem algumas maneiras de reduzir o uso de água, e assim, a fatura no fim do mês.

Uma dessas opções, são as torneiras. Certifique-se de usar torneiras que possuem um fluxo baixo de água. Ou seja, priorize um fluxo mais forte. Esses tipos de torneiras, mais atuais, fazem economizar energia.

Além disso, conserte as torneiras que possuem vazamentos. Com o tempo, você vai estar não só desperdiçando água, mas também dinheiro.

Tenha bons hábitos na cozinha

Tanto o(a) dono(a) de restaurante quanto os funcionários, precisam se certificar de fechar as portas do freezer ou geladeira corretamente, desligar as luzes de ambientes que não estão mais usando, entre outros.

Esses hábitos do dia a dia também irão ajudar a reduzir o consumo de energia dos restaurantes. Lembre-se, o trabalho para ser bem feito, é preciso que todos participem e colaborem.

Conclusão

Ao usar essas dicas, começarão a surgir os benefícios mensuráveis ​​em se tornar ecológico que ajudarão seu restaurante a reduzir o desperdício e economizar dinheiro. Os clientes que se preocupam com o meio ambiente apreciarão sua dedicação à conservação de energia, e o meio ambiente também!


Ainda não é um(a) parceiro(a) da Goomer? Então essa é hora de conhecer as nossas soluções que vão do pedido ao pagamento. Conheça nossos planos e leve tecnologia ao seu estabelecimento!

Quer receber conteúdos toda semana?

É só se cadastrar que vamos mandar com muito carinho para a sua caixa de entrada.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.