Guia Goomer – Parte 2: Descubra como escolher o cardápio ideal para o seu negócio
|
No artigo anterior nós trouxemos um pouco sobre os motivos pelos quais faz sentido implementar um cardápio digital no seu restaurante. Você pode ler sobre o assunto clicando aqui. Hoje, você vai descobrir como escolher o cardápio ideal para o seu negócio!
Cardápio ideal: qual cardápio escolher para o seu negócio?
Antes de implementar um cardápio digital, é essencial fazer uma análise detalhada das necessidades específicas do seu restaurante. Aqui estão alguns pontos-chave para considerar:
Objetivo
O primeiro ponto a considerar é o objetivo da implementação do cardápio digital. Se o objetivo principal for apenas digitalizar o cardápio para poder alterar preços mais rapidamente e reduzir custos com impressão, um cardápio de visualização pode ser suficiente. No entanto, se você está buscando aumentar o consumo médio do cliente em torno de 15%, otimizar a equipe de atendentes em cerca de um terço e ainda melhorar a experiência e velocidade no atendimento, um cardápio digital com opção de pedidos (smartphones, tablets ou totens) seria mais indicado.
Tipo e tamanho da operação
O tipo de restaurante e o tamanho da sua operação podem influenciar qual formato de cardápio digital é mais adequado. Um restaurante com atendimento em balcão pode se beneficiar de um totem de autoatendimento, enquanto restaurantes com atendimento em mesa com um faturamento acima de R$ 30 mil por mês podem considerar o investimento em tablets, uma vez que possuem um fluxo de clientes maior e a implementação desse tipo de tecnologia pode otimizar a experiência do cliente e a eficiência da operação.
Público-alvo
Conhecer o seu público é crucial. Clientes mais jovens e familiarizados com a tecnologia podem estar mais abertos a interagir com cardápios digitais. Por outro lado, clientes mais velhos podem preferir métodos mais tradicionais ou vão exigir mais tempo inicial da equipe para explicar o funcionamento do novo sistema.
Logística de operação
Como o cardápio digital se encaixa na sua operação atual? Se for optar por um totem, por exemplo, é necessário um espaço estratégico que pode precisar de um ponto de energia. No caso de tablets nas mesas, é necessário entender se será fixado na mesa ou solto, o que pode variar conforme a operação. Além disso, é necessário uma rede Wi-Fi para suportar altos picos de uso. No entanto, esses são pontos que a empresa que implementa a solução poderá auxiliar.
Orçamento
Os cardápios digitais podem exigir um investimento inicial, por isso é importante considerar o orçamento. No entanto, vale ressaltar que eles podem trazer retornos significativos a longo prazo, na forma de eficiência operacional e aumento nas vendas.
Manutenção
Considere também a manutenção da tecnologia. Quem será responsável por atualizar o cardápio e garantir que a tecnologia esteja funcionando corretamente? Certificar-se de que você tem um plano para isso é crucial.
Avaliação da competição
Que tipo de tecnologia os seus concorrentes estão usando? Considere visitar os competidores para observar como eles ajustaram a operação para implementar cardápios digitais com opção de pedidos. Isso pode dar uma ideia do que seus clientes esperam e ajudá-lo a se manter competitivo no mercado.
Ao considerar todos esses fatores, você estará em uma melhor posição para escolher a solução de cardápio digital que melhor atende às necessidades do seu restaurante. Isso, por sua vez, aumentará as chances de que a sua implementação seja um sucesso e traga benefícios tangíveis para o seu negócio.
Baixe o ebook
Você poderá acompanhar este guia em detalhes nas próximas páginas. Além disso, este conteúdo estará disponível para download, para que você possa tê-lo à disposição sempre que precisar e ler de uma forma mais rápida e dinâmica. Fique atento também, em breve teremos uma versão em vídeo deste guia no nosso canal do YouTube.
Clique aqui ou no banner abaixo.
Somos especialistas em soluções digitais para os restaurantes.