Datas comemorativas: conheça as principais e aumente os pedidos

Datas comemorativas: saiba as principais e aumente as vendas

Celebrar datas comemorativas é algo que todo mundo gosta, e é claro que o seu restaurante pode ser parte destas comemorações. Quando há uma data sazonal, aproveitar a deixa para melhorar as vendas do seu negócio e aumentar o volume dos pedidos é uma ótima ideia.

Neste artigo você vai saber um pouco mais sobre como usar estas datas para alavancar seu crescimento, além de algumas sugestões de dias especiais que você pode usar para divulgar ainda mais o seu restaurante e oferecer oportunidades de compra a seus clientes.

Como usar as datas comemorativas no seu restaurante?

Primeiro e mais importante: é preciso pensar em como este momento específico vai justificar uma oportunidade de compra, criando uma conexão entre o restaurante e o que o cliente procura. As datas comemorativas são interessantes por imporem um limite de término automaticamente, porque geram uma sensação de urgência nos clientes.

Contudo, estas datas podem ser grandes festas que acontecem em todo o país, como o Natal, ou festas regionais. Datas comemorativas como o Dia do Cliente ou Dia do Cozinheiro, por exemplo, também são ótimas oportunidades.

A primeira coisa a se fazer quando falamos de oportunidades exclusivas relacionadas à uma data é o planejamento de qual será a ação. Depois, vem um passo muito importante: divulgar o que será feito com antecedência, para que seus clientes conheçam a novidade e tenham interesse. Use expressões e artes que se relacionem à data, para que capturem a atenção dos consumidores!

Existem diversas maneiras de fazer seus clientes se deliciarem com o seu restaurante que vai oferecer em uma data específica. Vamos pensar em algumas estratégias que podem ser usadas?

Criar uma condição especial de compra

Ofereça promoções, combos ou descontos especiais que se relacionem à data. O cliente gosta de receber condições especiais que não estava esperando. Não é preciso ser algo muito elaborado, desde que seja interessante para os dois lados!

Aproveitar para promover um produto

Aproveite chances como essas para promover um produto específico! Pode ser que não tenha muita saída, um prato novo ou um combo. Além de aumentar o consumo deste produto, ainda ajuda seus clientes a conhecerem melhor o seu cardápio e diversificarem suas compras no futuro.

Use sua criatividade na divulgação

Crie ações que atinjam em cheio os olhos e o estômago de seu público. Vale usar cupons personalizados para a data, notificações por push, e-mail marketing, conteúdo nas redes sociais, ações com influenciadores e muitas outras. Basta planejar com antecedência e escolher os formatos que mais são populares entre seus consumidores!

Invista também no seu ponto de venda

Faça os olhos de seus clientes brilharem e invista em decoração. Para quem atende também com consumo no local, decorar o seu espaço e oferecer brindes no local ajuda a otimizar a experiência do consumidor e fazê-lo lembrar da data que passou em seu estabelecimento. Isso ajuda na fidelização!

Quais datas comemorativas são interessantes para o meu restaurante?

Até a troca de estação pode ser um evento, porque é quando a criatividade entra em jogo! Confira a seguir uma pequena lista de datas e momentos do ano que podem ser temas de suas campanhas e impulsionar o crescimento das vendas de seu restaurante:

Grandes datas comemorativas

Algumas das datas mais tradicionais sempre são importantes. Alguns exemplos são:

  • Páscoa;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia dos Pais;
  • Natal;
  • Ano Novo.

Datas comemorativas da gastronomia

Para fugir um pouco do lugar comum, existem datas específicas que podem se relacionar ao seu negócio ou ao seus clientes, como o Dia do Cliente, por exemplo.

Por isso, se quiser facilitar ainda mais a relação, existem várias datas gastronômicas que se encaixam muito bem para a criação de ações específicas. Veja algumas:

01/02 – Dia do tomate;

26/03 – Dia internacional do chocolate;

14/04 – Dia mundial do café;

22/04 – Dia da mandioca;

24/04 – Dia do churrasco;

24/04 – Dia internacional do milho;

10/05 – Dia da cozinheira;

24/05 – Dia nacional do café;

24/05 – Dia mundial do hambúrguer;

01/06 – Dia do leite;

07/06 – Dia nacional do vinho;

06/07 – Dia da gastronomia mineira;

08/07 – Dia do panificador;

10/07 – Dia da pizza;

07/08 – Dia internacional da cerveja;

17/08 – Dia do pão de queijo;

25/08 – Dia do feirante;

29/08 – Dia da pimenta-do-reino;

31/08 – Dia do bacon;

31/08 – Dia do nutricionista;

10/09 – Dia mundial do vinho do porto;

13/09 – Dia nacional da cachaça;

22/09 – Dia da banana;

09/10 – Dia nacional da sobremesa;

16/10 – Dia mundial da alimentação;

16/10 – Dia mundial do pão;

20/10 – Dia internacional do chef de cozinha;

25/10 – Dia nacional do macarrão;

01/11 – Dia do sushi;

01/11 – Dia mundial do vegano;

12/11 – Dia do supermercado.

Aproveite as estações do ano

Existem 4 oportunidades que não são especificamente datas, mas também podem ser ingrediente essencial no aumento de suas vendas: as estações. Por essa razão, são as temporadas especiais que podem ajudar a engajar seus clientes.

Que tal criar espaços de seu cardápio dedicados especialmente para outono, inverno, primavera e verão? É um apelo sazonal que sempre pode ser utilizado.

Conclusão

E aí, o que você achou destas dicas sobre datas sazonais para seu restaurante? Conta pra gente!

Quer mais informações sobre como seu restaurante pode ser um sucesso? Fale com um dos nossos consultores e descubra todas as soluções que a Goomer tem para ajudar o seu negócio a vender ainda mais!

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