Como criar um Cardápio Digital online grátis? Faça o seu agora!

cardápio digital online
6 minutos para ler

Hoje existem muitas alternativas para que bares e restaurantes possam criar de forma fácil, um cardápio digital online. As opções vão desde sites, até artes digitais para disparar por outros canais, para os clientes e interessados.

Mas antes de sair por aí investindo tempo e dinheiro em todas as ferramentas, é preciso saber qual realmente é mais eficiente para o seu tipo de negócio. Por isso, preparamos um comparativo para ajudar nessa decisão. Confira!

Ferramentas para criar um Cardápio Digital online grátis

Com um computador, smartphone ou tablet conectado à internet qualquer pessoa pode criar um cardápio digital em poucos passos.

Não importa se o seu bar ou restaurante tem atendimento em mesas, delivery, takeaway ou tem uma operação mista, é preciso ter um meio para que os clientes saibam o que você oferece de melhor!

Além de uma ferramenta visual de vendas, o cardápio digital pode ser uma forma prática e direta para ajudar na escolha ou até mesmo no recebimento de pedidos. Mas nem sempre o que funciona para um tipo de negócio se aplica ao outro. Por isso, é preciso avaliar o que mais se adéqua a sua necessidade.

Vamos então as opções! Ah, e ainda temos uma boa notícia: muitas ferramentas citadas aqui são totalmente gratuitas e você pode começar a utilizar agora!

Sites

Quando bem utilizados, os sites são sinônimo de sucesso comprovado para apresentar um negócio. No caso dos negócios de alimentação, além do cardápio, ainda é possível divulgar as demais atrações, agenda e novidades da casa, por exemplo, promovendo o espaço como um todo.

Ferramentas disponíveis: Wix, WordPress, Google Sites.

Vantagens: pode ser considerado como uma “vitrine digital adaptável”. É um importante ativo de longo prazo para bares e restaurantes. Muitas soluções já vem também com a opção de blog. Assim, o site pode contar com páginas institucionais e com um blog mais interativo.

Desvantagens: pode demandar custos adicionais como o investimento na compra e registro de um domínio e de um servidor para a hospedagem. Outra desvantagem é que os pedidos podem chegar de forma não integrada com o sistema do restaurante, o que pode levar a erros e demora no atendimento.

Editores de imagens

Vários softwares (que são aqueles programas para computadores) e plataformas gratuitas para edição de imagens estão disponíveis online. Com isso, até mesmo quem não tem nenhuma experiência com edição profissional de imagens, pode utilizar essas ferramentas para criar o seu próprio cardápio digital online grátis.

Ferramentas: Canva,  Trakto.io, Crello.

Vantagens: funciona online e todo trabalho pode ser criado a partir de modelos (templates). O conteúdo pode ser salvo na nuvem e compartilhado com todo o time ou com quem for necessário. Normalmente, o arquivo final ainda pode ser exportado em diferentes formatos (PNG, JPEG, PDF), facilitando a divulgação e viralização em outros canais como as redes sociais.

Desvantagens: o número de templates gratuitos pode ser limitado e restringir customizações. Como os modelos são iguais, o risco de ter um cardápio com o mesmo layout do seu concorrente não é uma hipótese fora de cogitação. Em alguns casos também, para acesso aos serviços opcionais é preciso assinar um plano pago.

Plataformas online

Assim como no caso dos editores de imagens, algumas plataformas online também permitem a para criação de um cardápio digital online grátis. Assim, quem já tem um cardápio impresso pode fazer a versão digital em poucos passos e sem muitos segredos. Com o cardápio em mãos o estabelecimento pode ampliar suas vendas rapidamente.

FerramentasGoomerGoFlipsnack;

Vantagens: as ferramentas são bem práticas e intuitivas e dispensam conhecimento anterior ou técnico. Por terem também os formatos mais comuns como pré-definidos, agilizam o preenchimento das informações e personalização.

Desvantagens: nem todos os cardápios gerados por essas plataformas são integrados aos sistemas de pedidos. Portanto, alguns são apenas para visualização.

Plataformas de Delivery

As plataformas de pedidos para delivery geralmente são focadas neste tipo de entrega e costumam disponibilizar uma loja ou vitrine virtual para divulgação dos produtos e pedidos. Assim, o consumidor pode tanto visualizar o cardápio, quanto fazer um pedido online direto pelo site ou aplicativo.

Ferramentas: Ifood, Rappi, Uber Eats.

Vantagens: podem ser preenchidos rapidamente com as informações mais básicas do sistema.

Desvantagens: a plataforma pode cobrar pela utilização e/ou um percentual de cada venda realizada. Muitos cardápios criados só podem ser utilizados para as compras online pelo sistema. Ou seja, não podem ser exportados ou utilizados de outra forma.

E você? Está pensando em criar um cardápio digital online? Então não deixe de ler essas 3 dicas adicionais que separamos para você!

3 dicas básicas para criar um Cardápio Digital online

Independente da ferramenta escolhida, para ter resultados melhores é preciso dedicar tempo na criação do cardápio para atrair o público e se diferenciar da concorrência. Por isso, selecionamos as 3 dicas para criar um cardápio digital grátis online que converterá em mais vendas para o seu bar ou restaurante.

1 – Use imagens chamativas e reais

Chamar a atenção e ainda despertar o desejo é parte dos objetivos de um cardápio. É muito importante, portanto, utilizar imagens chamativas e reais dos produtos. Lembre-se de que aquela máxima de que “os clientes comem com os olhos” ainda é muito verdadeira.

2 –  Seja criativo

Fuja daquela lista chata e convencional de ingredientes. Os clientes não compram os ingredientes mas sim os benefícios e a sensação de prazer que estes proporcionam. Acredite: uma refeição, assim como uma simples bebida podem ter um valor bem maior do que o nutritivo.

3 – Valorize seu restaurante

Pelo o que o seu negócio é reconhecido? Atendimento? Rapidez na entrega? Sabor dos pratos? Essa é a hora de dizer porque os consumidores devem escolher o seu bar ou restaurante e não a concorrência. A estratégia de preço mais barato nem sempre é tão vantajosa e sustentável ao longo do tempo.

E aí? Seu restaurante ainda não está no mundo digital? Crie seu cardápio digital online grátis e venda pelo Whatsapp com o GoomerGo. Uma nova solução mas com a qualidade e resultados Goomer que você já conhece. Dê ao seu cliente a opção dele pedir seus produtos, no momento que preferir e de onde estiver!

Você também pode gostar