Como receber pedidos no WhatsApp do Restaurante?

receber pedidos no WhatsApp do restaurante - pessoa com telefone nas mãos
5 minutos para ler

Uma das plataformas de comunicação mais utilizadas no mundo, também pode ajudar o seu negócio a vender mais. Receber pedidos no WhatsApp do seu restaurante pode ajudar a escalar o seu atendimento e reduzir custos.

Se antes os restaurantes dependiam de estruturas caras para vender no delivery, agora podem se beneficiar de soluções que já existem e mais: que são gratuitas.

Como receber pedidos no WhatsApp do Restaurante?

O dinamismo da operação de um restaurante exige também meios de comunicação mais eficientes. Os clientes não gostam de ficar esperando para serem atendidos e, esse é só um dos motivos para buscarem outras opções de atendimento mais rápidas.

Além de facilitar a comunicação e de criar uma “linha direta” com restaurante, o WhatsApp tem se provado como uma excelente ferramenta de vendas (e quem já descobriu, tem aproveitado todas as vantagens!).

Mas, se você ainda não sabe o que fazer para ter esse canal de vendas, confira esse passo a passo:

O que você precisa para receber pedidos no WhatsApp?

Como começar a receber pedidos pelo WhatsApp do meu restaurante?

Confira esse checklist:

  1. Ter um número telefônico específico disponível;
  2. Configurar sua conta;
  3. Criar o seu cardápio digital;
  4. Divulgar seu novo canal de vendas ou atendimento.

1 – Ter um número telefônico específico disponível

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, você pode utilizar a sua conta pessoal para receber pedidos no WhatsApp. É claro que, se tiver uma conta do WhatsApp Business poderá contar ainda com outros recursos, voltados para negócios.

O ponto positivo aqui é que, provavelmente como você já tem um número telefônico, é muito mais fácil e não depende de nenhum investimento. Então, dá pra começar rapidamente.

2 – Configurar sua conta

Ainda que seja um perfil pessoal, vale a pena customizar, no mínimo, a foto de perfil para ajudar na identificação. Assim, os consumidores ou clientes saberão com quem estão falando, ou terão como reconhecer que é para o atendimento do restaurante.

Outra dica básica é mudar o nome do status para algo mais simples e, se possível, com o nome do seu estabelecimento. As contas empresariais tem ainda outras informações comerciais para ajudar como: e-mail, telefone, endereço.

3 – Criar o seu cardápio digital

Se você pode ter um cardápio digital e receber pedidos no WhatsApp, porque ficar perdendo tempo anotando pedidos ou ainda respondendo diversas mensagens?

Aliando o que o WhatsApp tem de melhor, com soluções como o GoomerGo, você pode ter um cardápio exclusivo, por onde os clientes navegam e fazem os pedidos.

Crie seu cardápio online personalizado e deixe todos os seus produtos a disposição, nessa “vitrine virtual” e ainda destaque suas promoções.

4 – Divulgar seu novo canal de vendas ou atendimento

Mais importante do que ter um novo canal de vendas é divulgar para que os clientes conheçam e peçam.

Com o link do seu cardápio digital novo, você pode compartilhar em suas redes sociais, em materiais publicitários, embalagens, dentre outros. Por ser uma meio mais facilitado e simples, tanto os atuais clientes, quanto possíveis novos clientes podem utilizar sem dificuldades.

E mais: sem a necessidade de instalar nenhum programa, aplicativo ou algo neste sentido. Outra alternativa é usar o QR Code para leitura do cardápio. O funcionamento é o mesmo: o cliente aponta o celular ou dispositivo móvel para o código e tem acesso ao seu cardápio.

Faça a gestão de pedidos recebidos pelo WhatsApp

No processo de vendas de um restaurante, o pedido é só uma das etapas. Garantir o preparo correto e dentro do tempo, o embalo e envio e saber ainda a opinião do seu cliente são etapas complementares e tão importante quanto. É isso que irá garantir a satisfação e as vendas futuras.

O WhatsApp cumpre bem o papel dessa comunicação, mas é preciso pensar também em como tratar as informações e como o seu time pode acompanhar as demandas.

Com o gestor de pedidos, por exemplo, você passa a ter mais visibilidade sobre o que acontece no seu restaurante, consegue controlar o volume de pedido e vendas de forma muito mais ágil e organizada.

No GoomerGo as mensagens são padronizadas, as informações mais relevantes são destacadas na sua comanda virtual e seu cliente ainda pode pagar de forma antecipada, quando conclui o pedido online.

Além de tudo isso, você também pode conferir os pedidos através de um painel específico que funciona online e pode ser acessado de qualquer lugar. Não perca mais nenhuma venda e saiba o quanto que você faturou, em uma rápida consulta pelo sistema.

Receber pedidos no WhatsApp do seu restaurante nunca será mais da mesma forma, depois que você usar o GoomerGo. Crie sua conta gratuita agora!

goomergo cardapio digital whatsapp
Você também pode gostar