Como montar um hamburgueria

Como montar uma hamburgueria? Passo a passo estratégico para o seu negócio

O mercado de hamburguerias está consolidado no Brasil e conta com uma clientela fidelizada. Trata-se de uma ótima oportunidade de negócio para quem busca empreender. Neste artigo, você vai aprender estratégias que vão te auxiliar a como montar uma hamburgueria e obter sucesso mesmo diante da concorrência.

Estude o mercado de hamburguerias

Fazer uma pesquisa aprofundada sobre o nicho que pretende atuar é um dos primeiros — e mais essenciais — passos a serem seguidos quando não se sabe como montar uma hamburgueria.

Essa análise de mercado para hamburgueria é muito importante para conhecer e dominar o mercado, pois este é um dos nichos mais concorridos, justamente pela grande possibilidade de alto retorno financeiro.

De acordo com a pesquisa realizada, neste ano, pela ABF/Galunion com 68 redes de franquia do setor, as hamburguerias estão entre as que apresentam o maior faturamento percentual do mercado, 27% do total lucrado pelas redes de food service.

Tenha um planejamento financeiro

Etapa crucial do planejamento para abrir um novo negócio é a parte financeira porque ela é fundamental para a sustentabilidade da sua empresa. Faça um levantamento, portanto, de quais são os recursos de que você dispõe para investir e quanto vai ser necessário para a sua hamburgueria sair do papel e ter capital de giro.

Também é importante separar recursos financeiros para áreas como: mão de obra (salários e comissões), operacional (local e equipamentos) e marketing (criação e divulgação da marca). Além disso, contar com a ajuda de um contador pode ser primordial para conseguir administrar bem essa parte do negócio.

Geralmente, o investimento inicial para abrir uma hamburgueria pode variar de R$ 5 mil até mais de R$ 750 mil e o retorno do investimento é estimado, em média, em 60 meses, ou seja, cinco anos.

montar uma hamburgueria

Defina o tipo da sua hamburgueria e o seu público-alvo

A definição do tipo da sua hamburgueria vai refletir no público-alvo dela, pois cada uma possui um perfil diferente. Os fast foods, por exemplo, são redes de comida rápida e menos elaboradas, as quais, normalmente, são parte de franquias de negócios.

Também temos os tipos de hamburgueria gourmet, que procuram oferecer aos clientes uma experiência diferenciada e contam com comidas mais elaboradas. Eles costumam ter opções veganas, vegetarianas e gourmets.

Há, ainda, as hamburguerias de bairro, as quais, geralmente, apresentam receitas mais simples e preços mais em conta, funcionando em salões menores e para o público local. Ter essas informações em mente é essencial para saber como montar uma hamburgueria.

Opte por um modelo de negócio

Existem algumas opções de modelos e cada uma delas se adequa a necessidades específicas. Definir bem o modelo que vai seguir é importante, pois reflete em toda a estrutura operacional e em como montar uma hamburgueria.

O clássico atendimento na mesa é preferido por muitos consumidores. Nessa opção de modelos de hamburgueria, a experiência proporcionada ao cliente é o grande diferencial. Por isso, existe a necessidade de haver equipes de suporte disponíveis para ajudar os consumidores.

As vendas em balcão para retirada funcionam sem a vinculação do pedido a uma mesa ou comanda. Nesse formato, o cliente solicita o que quer pedir, retira e não consome os itens no estabelecimento. Trata-se de uma frente de caixa com a proposta de ser ágil e simples.

Já a hamburgueria delivery é o modelo que leva a comida até o domicílio do cliente, sendo ideal para quem dispõe de grandes recursos financeiros para investir na elaboração de um estabelecimento para vendas e atendimento presenciais.

Saiba tudo sobre treinamento de equipes para restaurantes

Conte com diferenciais para fidelizar os clientes

Para se destacar da concorrência, é importante oferecer diferenciais para a sua clientela. Nos últimos anos, a tecnologia tem ajudado a garantir a satisfação dos consumidores com cardápios digitais que automatizam e agilizam os processos desde o pedido até o pagamento. Além de oferecerem maior interatividade.

Atendimento na mesa

Independente do seu modelo de negócio, existe um cardápio de hamburgueria pensado, especialmente, para atender às suas necessidades. Para o clássico atendimento presencial na mesa, há a opção de QR Code, em que o cliente lê o código pelo smartphone, acessa o menu e já faz o pedido. 

Existe também a opção do tablet para autoatendimento, no qual o consumidor, utilizando o equipamento, faz o pedido, de forma simples e intuitiva, direto da mesa. As duas alternativas retiram a necessidade do cliente esperar pelo garçom para realizar os pedidos, já que todas as informações vão direto para a cozinha, sendo centralizadas no painel.

Venda em balcão para retirada

Para quem pensa em adotar esse modelo de negócio, a tecnologia também pode ser uma grande aliada. A solução em QR Code balcão permite que o consumidor acesse on-line os produtos disponíveis. Além disso, há a possibilidade do estabelecimento optar por oferecer o pagamento online através do próprio cardápio QR Code.

Delivery

Caso opte por realizar vendas não presenciais, um cardápio on-line no delivery vai ajudar a automatizar e agilizar a sua operação. Com essa solução, o cliente acessa o menu, por meio de um link personalizado, e faz, por conta própria, o pedido, podendo pagar via PIX ou cartão de crédito. 

Escolha um nome e a identidade visual da marca

Escolher o nome para sua hamburgueria e a identidade visual da marca são procedimentos importantes a serem realizados e que vão te ajudar a saber como montar uma hamburgueria. Isso porque, além de serem criativos, eles precisam transmitir o conceito da empresa e impactar positivamente as pessoas.

A marca deve estar refletida tanto nos materiais gráficos quanto no layout e na decoração do próprio local. A concepção visual do cardápio também faz parte dessa lista, pois ele é como um cartão de visitas. Com os modelos de cardápios digitais, você consegue criar rapidamente um personalizado para o seu negócio. 

Conte com a Goomer para começar o seu negócio!

A Goomer tem soluções que vão ajudar você a ter sucesso na sua hamburgueria. Cadastre-se, agora mesmo, e conheça as nossas opções de planos: “Grátis”, “Essencial” e “Profissional”

Quer receber conteúdos toda semana?

É só se cadastrar que vamos mandar com muito carinho para a sua caixa de entrada.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.