Como fazer um bom marketing para restaurante

O cliente pode ser seu maior aliado na divulgação do restaurante, mas também pode acabar com a reputação construída durante uma vida toda. Com o marketing para restaurante você pode trazê-lo para perto e transformá-lo em defensor da sua marca.

 

Foco no diferencial

A primeira coisa a ser feita em sua estratégia de marketing para restaurante é descobrir uma característica do seu restaurante que o torne único, que faça com que seus clientes relacionem automaticamente essa característica ao seu restaurante. Pode ser uma decoração típica, algum show exibido, serviço 24h, um cardápio digital incrível ou até mesmo um prato ícone do restaurante.

 

Atraindo novos clientes

Você já ouviu falar em eventos como Restaurant Week ou BurgerFest? Tanto eles, como sites de benefícios como Restorando, Grubster, Chefs Club e Groupon (compras coletivas) e redes sociais de geolocalização como Foursquare e Tripadvisor também são estratégias para marketing de restaurante que podem te ajudar a encher o salão de clientes novos e, consequentemente, te trazer mais clientes se tiverem uma boa experiência.

 

Embaixadores da marca

Seus funcionários são os “guardiões” da sua marca. Eles são responsáveis por transmitir aos clientes a missão e os valores do restaurante através do bom relacionamento e cordialidade. É muito importante que toda comunicação e seu marketing para restaurante estejam alinhados para que todos os clientes recebam a mesma mensagem desde as redes sociais, até os enfeites de mesa.

 

Mi casa, su casa

Se aproximar do cliente é uma ótima maneira de fidelizá-lo. Por isso, é importante que ele se sinta à vontade durante todo período que estiver no seu estabelecimento. Atente-se na experiência desde a hora que chega, como eventuais problemas para estacionar ou para encontrar o restaurante, até o momento que ele efetua o pagamento e deixa o local.

 

Target

Seus clientes são a estrela da casa e precisam se sentir especiais. Para isso, você precisa entender exatamente quem é o público que deseja atingir com o marketing para restaurante e saber o que ele quer, para poder atender melhor. Por exemplo, se você tem uma hamburgueria e seu público alvo são clientes entre 15 e 20 anos, de ambos os sexos da classe C, você não terá um grande retorno se os preços do seu cardápio estiverem muito altos.

 

Promoções

Existem 3 coisas importante sobre promoção que você precisa saber:

  • Utilize todos os recursos que possui para agregar valor à sua marca como embalagens e brindes personalizados, um cardápio bem estruturado e uma comunicação visual que reforce a marca.
  • Eleja um “boi de piranha”, um prato que é vendido com baixa margem de lucro ou até mesmo com prejuízo. Ele vai atrair clientes, que irão consumir outras coisas além desse prato e isso fará seu ticket médio subir.
  • Utilize a velha prática do prato do dia, a um custo menor pois também ajuda a atrair clientes.

 

Pronto para começar?

Agora que você já conhece algumas estratégias de marketing para restaurantes, é a sua vez de inovar e fazer acontecer! Conta pra gente quais estratégias você já usa e que ações pretende implementar para trazer novidades à casa.

Rafael Laganaro

Engenheiro mecatrônico que gosta mais de design do que números. Criou uma grande paixão por restaurantes e os considera um importante núcleo de criatividade e transformação das pessoas.

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