Comanda eletrônica para restaurantes: por que investir nessa tecnologia?

4 minutos para ler

Atualmente, uma das maiores tendências da tecnologia é reduzir o gasto de papel o quanto for possível. Afinal, além de diminuir a bagunça e agilizar os processos, isso também traz um impacto positivo para o meio ambiente.

Nesse contexto, cada vez mais restaurantes migram para a comanda eletrônica. Ela chegou com tudo e promete tornar-se o novo padrão do setor, pois oferece benefícios incríveis e facilidades tanto para o estabelecimento quanto para os consumidores.

Quer ficar por dentro do assunto, entender melhor o que é a comanda eletrônica e saber por que você não pode deixar de investir nessa inovação? Então continue a leitura e acompanhe o post que preparamos especialmente para você!

Como funciona a comanda eletrônica?

A comanda é uma das figuras mais tradicionais de restaurantes e bares, não é mesmo? Por ser essencial, a comanda eletrônica, além de inovadora, cumpre a mesma função do tradicional papel onde os gastos dos clientes são anotados.

Anotar o pedido, passá-lo para a cozinha, entregá-lo ao cliente, registrar mais um pedido, repetir todo o processo, fechar a conta e cobrar são procedimentos que fazem a comanda de papel percorrer uma verdadeira jornada, desde o momento em que o cliente chega ao restaurante até a hora de ir embora. Consequentemente, há muito espaço para erros.

Já com a comanda eletrônica, bastam alguns toques em uma tela digital para que a cozinha receba o pedido e comece a prepará-lo. Assim, com o uso de um celular ou tablet, o pedido faz seu caminho por meio dos servidores, sem que nenhum funcionário precise se deslocar.

 

cardápio digital

 

Por que abraçar essa tecnologia?

1. Redução de erro no pedido

Especialmente em horários de pico e/ou com garçons inexperientes, errar alguma coisa dentre dezenas ou até mesmo centenas de pedidos diários é muito fácil. Alguns exemplos são: demora na entrega dos pedidos para a cozinha, letras ilegíveis, pedidos anotados com erros em meio à correria, entre outros.

Diante disso, a comanda eletrônica chegou para reduzir significativamente a taxa de equívocos e falhas no restaurante. Afinal, como já dissemos, o garçom ou atendente precisará apenas apertar alguns botões para registrar o pedido correto.

Como todo o processo, do pedido à entrega, utilizar essa tecnologia proporciona otimização e eficiência consideráveis para o estabelecimento, evitando que aconteçam os erros tão comuns nas comandas de papel.

2. Diminuição de fila nos caixas

Fechar a comanda de cada cliente e cobrar os valores (sejam individuais ou divididos em grupo) toma um tempo considerável e leva ao aumento da fila nos caixas do restaurante. Com a comanda eletrônica, esse incômodo pode ser eliminado!

Isso sem falar que também há a possibilidade de a pressão levar o atendente a errar seus cálculos e, com isso, cobrar um valor equivocado do cliente. Porém, quando você utiliza a comanda eletrônica, o fechamento do pedido aparece automaticamente no computador do caixa. Assim, as chances de erro são quase nulas!

3. Melhor controle das comandas em aberto

Utilizando a tecnologia eletrônica e digital, você poderá visualizar rapidamente as comandas que estão em aberto. Esse procedimento otimizará a gestão financeira do estabelecimento, pois você terá os dados necessários para agir de acordo com a situação. Mais uma vez, muitos erros poderão ser evitados.

4. Facilidade para customizar o pedido

Muitas vezes, o cliente faz um pedido diferente da maneira apresentada pelo restaurante. Seja qual for a customização, ela será realizada facilmente com a comanda eletrônica. Em vez de anotar tudo, o que pode levar a registros equivocados, o garçom apenas clicará em alguns botões para personalizar o pedido, e pronto! A cozinha saberá o que fazer.

Gostou de conhecer as vantagens da comanda eletrônica? Quer continuar melhorando cada vez mais o seu restaurante? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas e novidades para o seu negócio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário