Cobrança da pizza de dois sabores: qual preço cobrar? Veja a regra

cobrança da pizza de dois sabores - mulher saboreando pizza no restaurante
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A cobrança da pizza de dois sabores ainda gera muitas discussões. Qual preço cobrar? Se o cliente reclamar, quem tem razão? Aproveite para saber o que diz a lei e como ajustar sua tabela de preços para evitar cobranças indevidas.

Como funciona a cobrança da pizza de dois sabores?

Como previsto no artigo 39, V do Código de Defesa do Consumidor, quando a cobrança da pizza de dois sabores é feita pelo maior valor, essa prática comercial caracteriza uma vantagem manifestamente excessiva por parte do restaurante.

Ou seja, a cobrança pelo valor superior é indevida e considerada abusiva. O correto, é cobrar o valor proporcional de cada parte. Exemplo:

  • Pizza Mussarela (inteira): R$ 20,00;
  • Pizza Calabresa (inteira): R$ 26,00;

Assim, a cobrança correta do valor de uma pizza meio a meio dos sabores citados é de R$ 23,00 (R$10,00 + R$ 13,00) e não R$ 26,00, que corresponde ao maior valor.

Embora pareça pequena, a diferença de R$ 3,00 pode, na verdade, levar os consumidores a pagarem indevidamente. Em muitos casos, isso também pode ser entendido ainda como propaganda enganosa – dependendo de como divulgado.

E essa regra vale tanto para rodízios ou à la carte, quanto para vendas no salão, delivery, drive thru ou takeaway. Portanto, é reservado aos consumidores escolher o que comprar e pagar somente pelo que vão consumir.

A quem compete a fiscalização sobre a cobrança da pizza de dois sabores?

Essa fiscalização cabe ao Procon. Então, para evitar denúncias ou até mesmo multas e autuações o primeiro ponto é cobrar pelo valor corretamente. Depois, é preciso saber ainda que os consumidores podem fazer denúncias e manifestar contrariedade sobre a prática abusiva.

Uma dica simples para evitar esse tipo de problema é destacar no seu cardápio a forma de cobrança quando há mais de um sabor e a opção de pedir pizzas meio a meio ou com mais de um sabor. Dessa forma, ao pedir, o seu cliente saberá quanto pagará (e o que receberá).

Mas e o restaurante não sai prejudicado?

Não. De forma alguma. Não cobrar o preço integral não fará com que você gaste mais ou perca dinheiro. Basta pensar que o preparo da pizza também será feito com a metade dos ingredientes. Portanto, não há nenhum prejuízo.

Um ponto importante a ser definido, inclusive, é o valor de venda que pode ser baseado em diversas estratégias como: custo, margem, markup.

Neste caso, vale a pena avaliar a ficha técnica da pizza. Ciente dos custos, fica a seu critério definir o preço de venda. É essencial ainda comparar o valor ao da concorrência.

Exceto se o seu produto tiver um atributo muito forte para justificar o preço maior, você pode afastar os clientes, se não tiver um custo-benefício coerente. Em outras palavras: cobrar mais caro em uma oportunidade, pode fazer com que você deixe de vender novamente para o mesmo cliente, no próximo pedido.

Como configurar o preço da pizza meio a meio no GoomerGo?

Se você utiliza o GoomerGO para criar seu cardápio digital e vender online, pode ajustar seu cardápio para que o cliente escolha os dois sabores separadamente. Essa é inclusive uma das maneiras de evitar erros na produção e desperdícios. O pedido será o mesmo, mas composto pelos sabores destacados.

Configuração na plataforma

A configuração de pizza de dois sabores pode ser feita criando um produto base com valor R$ 0,00 e os sabores delas serão cadastrados como opcionais sendo o valor do sabor dividido por 2.

Para a criação dos opcionais, crie como seletor de opções e calcule com o valor da pizza inteira de cada sabor, divida ele por 2 para poder criar os opcionais com os preços corretos.

Assim, no exemplo acima, se a pizza de Mussarela custar R$48,00, o opcional irá custar R$ 24,00 (metade do valor).

No fechamento do pedido, seu cliente irá pagar pelos valores correspondentes ao valor parcial de cada sabor. A cobrança da pizza de dois sabores, portanto, será dada pelo somatório de cada sabor.

Você deve inserir nos opcionais no mínimo/máximo 2 opções, para que esse preenchimento seja obrigatório. Se o cliente escolher a pizza de dois sabores e não selecionar as opções não conseguirá seguir com o pedido.

Se ainda tiver dúvidas, consulte o passo a passo detalhado na nossa Central de Ajuda.

Pizza meio a meio ou inteira? O que vale mais a pena?

Oferecer diversidade para os clientes é muito importante. Entretanto, antes de criar um cardápio com muitas opções valide com os consumidores quais são as preferências.

Além disso, outra análise muito pertinente é fazer a engenharia do cardápio. Com isso, você terá uma ideia dos produtos que vendem e que rentabilizam mais. Assim não restarão mais dúvidas sobre o que manter no cardápio.

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