Como funciona o Cardápio via QR Code para Restaurantes?

cardápio digital via QR Code
6 minutos para ler

Uma tendência global acelerada pela pandemia, agora faz parte do dia a dia dos restaurantes: o cardápio via QR Code.

Apesar de não ser uma novidade recente, é uma das apostas ideais para o momento atual daqueles restaurantes que estão voltando a rotina. Entenda o que é e todos os seus benefícios.

O que é o Cardápio via QR Code?

Um dos elementos mais importantes para um negócio de alimentação é, sem dúvida, ter um cardápio. Com a tecnologia, muitas novas opções facilitaram essa função como o cardápio digital em tablet, aplicativo e até mesmo o próprio cardápio via QR Code.

Para entender esse recurso, o primeiro ponto é saber o que é um QR Code.

QR Code é a abreviação de Quick Response Code, ou na tradução, Código de Resposta Rápida, que é um código único em 2D. Originalmente era utilizado para rastrear veículos durante a fabricação. Portanto, foi desenvolvido para a indústria automotiva e, aos poucos, aplicado em outros setores.

É bem comum para acesso rápido a aplicativos, sites, números de contato e até mesmo textos e pode substituir o endereço original na divulgação. Isso porque é muito mais fácil escanear uma imagem do que guardar um endereço na web.

Para leitura desse código, basta apontar o dispositivo, normalmente o celular, para a imagem. A identificação é automática e pode fer feita também via tablet, por exemplo.

Assim, o cardápio via QR Code é uma forma de visualizar o menu do restaurante, sem precisar manusear um cardápio de papel.

Dependendo da tecnologia, permite também fazer pedidos, facilitando a integração com os sistemas de pedidos dos restaurantes.

O que é necessário para implementar o QR Code?

Cada QR é um código específico e para sua criação é necessário acessar um gerador de QR Code. É preciso indicar a página de destino, ou seja, a página objetivo para onde os leitores serão direcionados.

Hoje existem diversas opções disponíveis e, dependendo da tecnologia que o restaurante já usa, essa pode ser também uma funcionalidade disponível.

Depois de gerar os códigos, você deve imprimir e inserir nos materiais promocionais dentro e fora do restaurante.

Onde utilizar o QR Code no Restaurante?

Listamos algumas sugestões para que seus clientes consigam acessar o cardápio via QR Code:

Opções de divulgação dentro do Restaurante

  1. Impresso nos jogos americanos, disponível na mesa;
  2. Em displays disponíveis na mesa e balcão;
  3. Materiais publicitários colados na parede do seu estabelecimento;
  4. Letreiros e painéis digitais de shoppings.

Opções de divulgação fora do Restaurante

  1. Embalagens utilizadas no Delivery, Drive Thru ou Takeaway;
  2. Em janelas de pedidos para Drive Thru;
  3. Eventos e reuniões externas (quando possível);

Veja as principais vantagens desse recurso para o marketing e vendas do seu restaurante.

7 vantagens do Cardápio via QR Code

Nossos consultores especialistas separaram todos os benefícios que seu restaurante pode ter, ao adotar essa tecnologia. Confira!

1 – Agilidade no atendimento

Com o cardápio via QR Code, o menu pode ser acessado de maneira mais segura e rápida.

Assim, os clientes que ainda estão aguardando para entrar já podem pensar no que vão comer. por exemplo. Por outro lado, quem já está sentado, consegue visualizar todos os itens facilmente, a partir da leitura do código.

Com essa tecnologia, os clientes têm mais autonomia para decidir o que escolher, a qualquer momento. Na mesa, no balcão, serve para todos os locais.

2 – Menor risco de contato do Covid

Com a pandemia, essa é uma solução inteligente para evitar o alto contato com materiais que são manuseados por muitas pessoas.

Como a leitura do código é feita pelo próprio celular de cada cliente, o risco de contágio é consideravelmente menor. Afinal, apenas o próprio usuário manuseia o aparelho.

Como os cuidados com a higiene pessoal têm aumentado, é de se esperar que os dispositivos sejam higienizados frequentemente.

3 – Rápida implementação

Se você já tem um restaurante, é de se esperar que seu menu já exista. Assim, é muito mais fácil criar o cardápio na versão digital e gerar os códigos para acesso.

Uma vez impresso, basta inserir nos materiais promocionais e locais mais estratégicos dentro e fora do seu restaurante, dando mais uma opção para os clientes conhecerem seus produtos ou fazer pedidos.

Os novos negócios também podem e devem abusar desse recurso.

4 – Redução de custos

Se antes a atualização de qualquer item do menu do seu restaurante gerava a necessidade de remarcar preços ou ainda de imprimir novos cardápios, com a versão digital esse custo é reduzido.

Como o código é gerado uma única vez, isso quer dizer que você não precisará gastar nem com impressões do menu, nem com a mudança dos códigos digitais.

Exceto, é claro, se a página de destino for alterada. Mas, ainda assim, o custo é mínimo – se comparado com os gastos com a impressão dos cardápios convencionais.

5 – Experiência interativa

Nada de ficar folheando aqueles cardápios gigantes, “frios” e sem interatividade. Dê ao seu cliente a experiência que ele merece!

Permita que os clientes explorem seu cardápio de uma forma mais atrativa e façam os pedidos sem a necessidade de acionar um garçom.

6 – Possibilidade de fazer pedidos

Os códigos disponíveis na mesa podem facilitar não só o pedido pelos clientes, mas também a gestão dos pedidos gerais no seu restaurante.

As comandas das mesas, darão lugar a contas mais organizadas e individualizadas. Em outras palavras, seu garçom não precisar ficar tirando pedidos.

Pedidos feitos na mesa, são encaminhados direto para o preparo. Sem papel, sem erros, sem chance de perder qualquer informação.

7 – Pagamento integrado

Outra facilidade do cardápio via QR Code é a possibilidade de pagamento digital. Isso não só reduz o tempo de atendimento, como também amplia as alternativas dos meios de pagamentos.

Com os chamados checkouts transparentes, seus clientes podem fazer o pagamento direto pelo cardápio via QR Code.

Sem ser direcionado para outra página, sem necessidade de usar dinheiro. Tudo pelo aplicativo ou próprio celular!

Agora que você já sabe o que é, como se beneficiar e utilizar essa tecnologia a seu favor, faça o teste. Pense em maneiras mais inovadoras de promover seus pratos e bebidas.

Além disso, ajude a cuidar de quem mantem a preferência pelo seu restaurante. Em tempos como os atuais, a saúde está em primeiro lugar!

goomergo cardapio digital whatsapp
Você também pode gostar