Como montar um Cardápio Digital para WhatsApp grátis?

cardápio digital para whatsapp - goomergo - pessoa utilizando celular para pedir comida
8 minutos para ler

No meio da crise, se reinventar para encontrar novas oportunidades é um fator crucial para a sobrevivência de muitos negócios. Por isso, considerando o período de isolamento social que estamos vivenciando, oferecer um cardápio digital para WhatsApp se tornou uma estratégia urgentemente necessária.

Afinal, enquanto o contato com outras pessoas deve ser mínimo e, considerando o fechamento de bares e restaurantes em todo país, o sistema de delivery ganhou ainda mais força.

Pensando nisso, no post de hoje apresentaremos algumas formas para criar um cardápio totalmente interativo e integrado com o WhatsApp — ferramenta amplamente utilizada nos dias atuais. Confira!

GoomerGo: Cardápio Digital para WathsApp gratuito

Com um faturamento cada vez mais defasado, a adesão ao delivery é, sem dúvida, uma das principais formas de melhorar o desempenho de negócios do setor da alimentação.

Nesse contexto, a GoomerGo apresenta soluções simples e eficientes para melhorar a experiência dos consumidores do foodservice e otimizar o processo de vendas dos estabelecimentos por meio de um cardápio digital grátis (que funcina como uma “loja virtual”).

Veja o que é esta ferramenta, quais suas vantagens e como criar um menu virtual com a comunicação integrada via WhatsApp.

O que é o GoomerGo?

O GoomerGo é uma ferramenta elaborada para beneficiar o atendimento dos consumidores e o gerenciamento de pedidos para delivery ou takeaway, dos restaurantes.

Isso porque os estabelecimentos especializados na oferta de alimentação fora de casa podem criar um cardápio totalmente do zero, configurar os produtos de maneira simples pela internet e divulgá-lo para os seus clientes por meio de um link exclusivo.

Além de se tratar de uma plataforma que permite a centralização dos pedidos e simplificação da comunicação, por meio do GoomerGo é possível desenvolver cardápios interativos utilizando imagens chamativas, descrições completas dos pratos, preços e personalizar toda identidade visual da sua marca em poucos minutos.

Na prática, após acessar o link do seu estabelecimento no GoomerGo, o cliente escolhe o que deseja consumir e finaliza o pedido por meio do carrinho de compras. Nesse momento, seleciona a forma de pagamento e define também o tipo de entrega. Por fim, o seu estabelecimento recebe todos os detalhes sobre o pedido via WhatsApp e pode começar a prepará-lo sem complicação.

Os clientes ganham mais autonomia para fazer os pedidos e o seu restaurante pode automatizar o atendimento pelo WhatsApp, sem precisar instalar nada.

4 passos para montar um cardápio digital para WhatsApp grátis

O GoomerGo app pode ser utilizado tanto para quem tem um estabelecimento físico quanto por aqueles que estão começando um negócio de delivery. De grandes redes a pequenos empreendedores.

Para tanto, basta que os interessados se cadastrem na plataforma para ter acesso ao seu painel de controle online.

Veja agora o passo a passo completo sobre como criar seu cardápio em pouco minutos e começar a vender pelo WhatsApp de forma 100% gratuita, sem qualquer comissão sobre as vendas.

1. Crie sua conta gratuita no GoomerGo

O primeiro passo para utilizar a ferramenta e criar um cardápio incrível para conquistar de vez os clientes é criar o seu perfil, ou seja, a sua conta gratuita. O cadastro pode ser realizado pelo computador ou smartphone:

  • acesse a página de cadastro da plataforma;
  • em seguida, você deverá preencher o formulário com os melhores contatos;
  • na página seguinte, descreva os detalhes cadastrais do seu estabelecimento como nome e endereço – essas informações ficarão visíveis para os seus clientes;
  • informe o tipo de operação e segmento do seu bar ou restaurante e selecione o tipo de serviço (salão ou delivery);
  • Pronto! Agora basta validar sua conta e criar uma senha para utilizar os serviços da GoomerGo.

2. Monte o layout do seu cardápio digital em minutos

Após criar sua conta, é hora de configurar as informações do seu estabelecimento e caprichar no layout do seu cardápio.

Você pode concluir essa etapa, selecionando as informações disponíveis no menu lateral da plataforma e editar conforme necessidade. Entre as configurações iniciais necessárias, você pode, por exemplo:

  • definir o nome do seu estabelecimento;
  • fazer um breve resumo sobre a casa;
  • criar o template do seu menu, alterando as cores e inserindo sua logo;
  • gerar o QR code para divulgar os pedidos;
  • horário de funcionamento;
  • permitir a retirada dos pedidos no balcão;
  • definir as formas de pagamento (dinheiro, cartão de crédito ou débito, voucher ou Mercado Pago), etc.

3. Cadastre os produtos

Após definir o layout do seu cardápio, é hora de cadastrar os produtos do menu e pensar nas descrições que o ajudará a vender mais. Por meio da plataforma, é possível inserir pratos, bebidas, sobremesas, pratos principais e imagens de destaque. 

A partir desse tipo de categorização, a navegação pelo cardápio torna-se ainda mais intuitiva, simplificando o acesso dos usuários. Assim, dentro de cada grupo principal, basta inserir os produtos que desejar.

4. Divulgue seu novo Cardápio Digital para WhatsApp

Com o GoomerGo a divulgação do seu cardápio digital se dá de maneira muito simples e eficiente. Afinal, para que os seus clientes possam começar a fazer pedidos, basta compartilhar o link direto ou, se preferir, o QR code para que o cardápio possa ser acessado, tanto para pedidos dentro do salão, quanto para entrega do tipo delivery ou retirada no balcão.

Uma boa estratégia de divulgação é disponibilizar para os consumidores do seu estabelecimento o seu link exclusivo via WhatsApp (com as mensagens automáticas – respostas padrão), redes sociais ou até mesmo para o e-mail dos clientes já fidelizados. Outra dica é divulgar para os contatos da sua agenda. O mesmo vale para promoções específicas ou exclusivas e códigos promocionais.

Qual são as principais vantagens do cardápio digital para WhatsApp?

Segundo a própria empresa, o WhatsApp conta com cerca de 2 bilhões de usuários cadastrados em mais de 180 países. Atualmente, o comunicador instantâneo ocupa a primeira posição no ranking dos aplicativos mais populares do planeta, superando inclusive o Facebook.

Diante desses números, é fácil entender a importância dessa ferramenta para a criação de oportunidades comerciais, especialmente para o setor da alimentação. Afinal, por meio dela é possível estabelecer uma relação melhor com clientes e até mesmo ser encontrado mais facilmente por consumidores em potencial.

Veja os principais benefícios de utilizar esse tipo de estratégia em seu negócio.

Facilidade na comunicação

Por meio deste recurso, os clientes fazem seus pedidos de maneira rápida, já que não é necessário baixar e instalar nenhum aplicativo. Em contrapartida, a comunicação se torna ainda mais eficiente, pois pelo WhatsApp é possível ter contato direto com os consumidores, atualizando-os sobre cada etapa da entrega, por exemplo.

Para criar laços de proximidade com os usuários, os estabelecimentos ainda podem fazer vídeos e fotos dos produtos em preparação e envio.

Centralização dos pedidos

Um dos principais problemas na gestão de um bar ou restaurante é a falta de tempo e desorganização dos pedidos. Sendo assim, a GoomerGo é uma ferramenta ainda mais útil, pois além de ter um canal direto com o cliente — tornando mais fácil o processo de fidelização, é possível automatizar todos os pedidos, já que eles são direcionados para apenas um lugar. 

Gestão dos pedidos

No serviço de delivery, a gestão eficiente dos pedidos é uma exigência indispensável para obter sucesso.

Para tanto, é indispensável manter uma organização mínima para evitar comprometer a qualidade do atendimento, seja por conta de atrasos na entrega, erros na hora de preparar o pedido, etc. Sendo assim, o cardápio digital para WhatsApp com o gestor de pedidos torna o processo de gestão mais simples e rápido.

Pagamento online

Por fim, o pagamento online é um recurso nativo e que facilita em muito a vida dos consumidores durante o processo de compra. Com a GoomerGo, o usuário não precisa ir até nenhum site ou loja, afinal, o pagamento de forma integrada.

E isso, via os meios mais convencionais como os cartões de crédito, débito ou refeição, quanto por pagamentos digitais, de forma totalmente segura e versátil.

Agora que você já sabe como montar um cardápio digital para WhatsApp grátis, clique aqui para se inscrever e criar o seu menu digital no GoomerGo agora mesmo!

goomergo cardapio digital whatsapp
Você também pode gostar