Como montar um cardápio para Cafeterias e Docerias Gourmet?

cafeterias e docerias gourmet
6 minutos para ler

O conceito de cafeterias e docerias gourmet, tem se popularizado ultimamente. A combinação de cafés especiais com doces estilizados está ganhando a preferência dos consumidores.

Lojas especializadas, quiosques nos shoppings, redes de franquias. Independente do local e forma de venda é preciso ir muito além das opções mais óbvias, especialmente no que diz respeito ao cardápio.

Quer empreender na área e ainda está em dúvida? Est[a perdendo clientes para a concorrência e precisa dar aquele up no seu negócio? Não se preocupe, a Goomer selecionou 6 dicas de especialistas para montar um cardápio para cafeterias e docerias gourmet

6 dicas para montar um cardápio para Cafeterias e Docerias Gourmet

Conceitualmente cafeterias e docerias gourmet são aquelas que têm produtos e atendimento personalizado. Esses são aqueles ambientes em que os clientes querem passar mais tempo. Seja pelo cardápio diferenciado e pelos produtos de qualidade, pelo atendimento gentil e cortês ou por tudo isso junto.

Descubra agora as dicas e os segredos para montar um cardápio de sucesso.

1 – Crie um cardápio equilibrado

A menos que você pretenda se especializar em apenas uma linha de café e doces, pense na diversidade dos itens do seu cardápio. Ao elaborar cardápio da sua cafeteria ou doceria pense no seu público-alvo. Adultos consomem mais café e bebidas quentes, enquanto crianças tendem a consumidor mais doces. Saber essas diferenças pode ajudar a equilibrar o seu cardápio.

Outra novidade neste sentido é combinar as bebidas com salgados. Assim, a sua cafeteria e doceria não precisa ter somente cafés e doces.

Dica prática para montar seu cardápio: você pode começar com os itens mais comuns e depois complementar sua linha de produtos.

2 – Crie um cardápio inclusivo

O número de pessoas com alguma restrição alimentar têm aumentado nos últimos anos. Os grupos que, por opção, também mudaram sua alimentação também. É claro que para atender essas pessoas seria necessário investir em um negócio de nicho, ou seja, especializado.

No entanto, é preciso lembrar que, mesmo no ambiente das cafeterias e docerias gourmet, existem pessoas com diferentes tipos de necessidades alimentares.

Dica prática para montar seu cardápio: conhecendo seu público-alvo, avalie a oferta de produtos descafeinados, sem lactose, com baixa caloria ou menor quantidade de açúcar.

3 – Tenha produtos exclusivos

Criar um produto e se destacar em qualquer segmento do ramo de alimentação é um desafio. Entretanto, não é impossível. Muitas marcas conseguiram se posicionar no mercado ao oferecer produtos exclusivos. Essa é uma marca registrada e um diferencial que você também pode adotar na sua cafeteria ou doceria.

Tem uma receita exclusiva? Fez a releitura de uma receita conhecida? Sua forma de apresentação é única?

Dica prática para montar seu cardápio: pense em como se diferenciar da concorrência. Lembre-se de que você não vende somente café ou doces. Você deve oferecer para os seus clientes uma experiência gastronômica exclusiva.

4 – Pense nos acompanhamentos

Vender um cafezinho parece ser também uma grande oportunidade para oferecer um acompanhamento. Uma fatia de bolo, um pão doce, uma torta salgada. Da mesma forma, muitas vezes quem pede um doce também quer uma boa bebida para acompanhar.

Seus clientes merecem ter uma boa experiência ao experimentar os cafés, bebidas geladas, chás ou bolos, doces e salgados da seu negócio.

Dica prática para montar seu cardápio: use imagens para destacar as categorias do seu cardápio. Trabalhe com produtos principais e também com a venda de acompanhamentos adicionais. Acompanhamentos como chantilly, bordas cobertas com doces, coberturas extras ou com confeitos, são boas pedidas!

5 – Crie sugestões de pedidos

Muitas vezes por não conhecer todo o seu cardápio, os clientes acabam fazendo as combinações mais comuns ou pedindo sempre as mesmas coisas. Mas, certamente você poderá ajudar nas escolhas. E a melhor forma de fazer isso é criando sugestões de pedidos.

Assim como nos restaurantes tradicionais, no caso das cafeterias e docerias gourmet você também pode trabalhar com a harmonização do cardápio. Essa não é somente uma técnica de vendas muito eficaz e comprovadamente verdadeira, mas também uma boa opção dos seus clientes degustarem outros itens do cardápio.

Dica prática para montar seu cardápio: crie e ofereça combinações. Se estiver na dúvida sobre o que realmente vale a pena combinar, use a engenharia do cardápio para fazer essa avaliação.

6 – Disponibilize opções para viagem e sob encomenda

E se além de consumir na sua cafeteria ou doceria gourmet, os clientes também puderem levar esse gostinho para casa? Estenda seu cardápio para que a experiência de consumo dos seus produtos possa ser realizada de qualquer lugar!

Seus ingredientes exclusivos podem ser vendidos separadamente? Você também pode atender sob encomenda? Então, ótimo, essa é outra forma de ampliar suas vendas, sem investir em um novo espaço.

Dica prática para montar seu cardápio: pense em produtos congelados, semi-prontos ou em embalagens especiais que podem utilizadas para o transporte dos produtos prontos. Ao trabalhar sob encomenda personalize as embalagens. Lembre-se de que a embalagem também é um meio de promoção do seu produto.

Viu só? Com essas dicas práticas para montar um cardápio para cafeterias e docerias Gourmet você certamente terá mais clientes. Saiba também que muitas cafeterias e docerias também se destacado pelo atendimento.

Aqui na Goomer nós já ajudamos vários clientes deste segmento na melhoria do atendimento. Com o cardápio digital, os clientes conseguem conhecer todos os produtos e ainda fazer o pedido direto pelo tablet. Depois disso, é só aguardar para experimentar os melhores produtos que você oferece! (Hum… bateu até aquela vontade de tomar um cafezinho quentinho agora…).

Fale com um dos nossos consultores e sabia como a Goomer pode fazer com que a cafeteria ou doceria tenha ainda mais sucesso!

Você também pode gostar