Veja a importância de acompanhar pedidos no seu restaurante em tempo real

Descubra por que é importante acompanhar os pedidos em tempo real

A experiência do cliente impulsiona o crescimento de restaurantes. Quer o cliente esteja jantando no restaurante ou fazendo um pedido online, sua experiência de realizar o pedido até recebê-lo decide se ele vai aprovar o seu restaurante ou não voltar atrás. Por isso, ter o controle de acompanhar os pedidos torna-se uma parte extremamente essencial.

E para acompanhar corretamente os pedidos do consumidor final não precisa depender necessariamente do Whatsapp. Sim, é uma ferramenta que auxilia muitas pessoas que estão no dia a dia na gestão de um restaurante. Mas por exemplo, no dia em que a plataforma parar de funcionar por alguns momentos, é importante criar alternativas que podem se tornar a chave principal o seu negócio.

Por exemplo, é importante ter um sistema de pedidos online de restaurantes bem projetado para levar ao crescimento geral dos negócios. Essa funcionalidade contribui em três pontos de contato mais importantes para o cliente:

  1. Quem realiza o pedido pode criar uma experiência altamente personalizada;
  2. Um sistema de pedidos bem projetado pode fazer com que o cliente sinta a facilidade de solicitar e rastrear seu pedido;
  3. Para quem chefia a cozinha, um sistema de pedidos conectado a um PDV pode ser de grande valor para criar personalização na preparação dos alimentos.

À medida que seu restaurante cresce, a complexidade das operações também cresce. Os clientes têm mais pontos de contato para interagir com seu restaurante (online e offline). Um sistema de pedidos de restaurante eficiente deve garantir que a equipe operacional do restaurante tenha uma visibilidade profunda em todos os canais de entrada de pedidos.

A importância da otimização do tempo

Existem profissionais dentro da operação dos restaurantes que acabam, muitas vezes, por ditar o ritmo de trabalho dos demais funcionários da casa: eles são os garçons.

Quando um restaurante abre, toda a operação do estabelecimento depende das necessidades provenientes do salão, do delivery ou de ambos. Do momento que o cliente senta à mesa (ou realiza o pedido através do cardápio digital, por exemplo) até a hora que ele pede a sua conta, temos diferentes procedimentos. Cada uma destas demandas são organizadas pela equipe do restaurante.

Ou seja, imaginemos que nos minutos iniciais da abertura do restaurante, chegue um grupo com 20 pessoas. Vendo o restaurante movimentado, nos minutos seguintes, uma família com 5 integrantes resolve também almoçar no mesmo local. Já com o salão parcialmente ocupado, passantes se interessam e entram. Assim, em menos de 20 minutos depois do primeiro grupo entrar, todos os lugares do estabelecimento estão ocupados.

Acompanhar os pedidos para maior eficiência

Neste momento, a eficiência no atendimento deste restaurante é colocada à prova. O sucesso da operação vai depender da organização e logística do trabalho das pessoas que acompanham os pedidos. 

Neste caso, um dos maiores trunfos destes profissionais é justamente o poder de persuasão, a capacidade de venda sugestiva das opções de cardápio e uma solução para acompanhar os pedidos em tempo real.

Isso será possível se o profissional tiver um profundo conhecimento dos produtos da cozinha, do bar ou do delivery. Ele também precisa entender o funcionamento de cada área do restaurante para evitar concentrações de uma grande quantidade de pedidos em uma única praça.

Por exemplo, que drinks montados demandam muito mais tempo de serviço do que vinhos. Então, evitar neste momento a sugestão da carta de drinks para não “afogar” o barman (mesmo lembrando que drinks possuem maior margem de lucro para casa do que vinhos) é a melhor escolha. Será melhor sacrificar um valor menor a fim de garantir uma melhor eficiência no atendimento e, assim, fidelizar clientes por boas experiências.

Tanto no salão quanto no online, é fundamental entender que o pedido precisa sair com o mínimo ou nenhum erro nos pratos. Na Goomer, com a funcionalidade de acompanhar o pedido, é possível não depender do Whatsapp, gerenciar o pedido em um só lugar e melhorar a agilidade do atendimento.

Treinamento de garçons ou garçonetes

Muito desta experiência em atendimento é ganha com o tempo de trabalho numa casa, mas o treinamento é uma ferramenta básica.

É importante que a equipe do restaurante entenda, por exemplo, que as áreas de produção da cozinha (de forma geral) são divididas pela mesma organização do cardápio. Ou seja, as proteínas são de responsabilidade de um cozinheiro, entradas e acompanhamentos de outro, saladas e sobremesas de um terceiro, e assim por diante.

Com essa informação, é de suma importância que os atendentes saibam variar as sugestões de pratos e áreas do cardápio, para que os cozinheiros recebam demandas proporcionais.

E na Goomer? Como funciona o ‘acompanhar pedido’?

Com o recurso de Acompanhamento pelo app pedidos seu cliente confere o andamento do pedido de acordo com o status determinado por você no Painel de Pedidos, além dos pedidos não serem mais enviados para o WhatsApp assim que são concluídos.

3.1 – Ativar Acompanhamento pelo app

Em Conclusão do Pedido selecione Acompanhamento pelo app:

3.2 – Como funciona

Com o Acompanhamento pelo app ativo, ao clicar em Enviar Pedido seu cliente será direcionado para a página Status do pedido. Ao mesmo tempo, você receberá o Pedidos no Gestor de Pedidos do Painel Goomer. Ao mudar a etapa de preparação do pedido em seu gestor o cliente receberá a atualização do status do pedido de acordo com determinadas etapas:

É importante notar que dessa forma os pedidos não chegarão mais por WhatsApp, e sim, apenas pelo painel de pedidos.

3.3 – Aceito e em preparo

Os status Aceito e Em Preparo exibiram ao cliente que o pedido está em fase de preparação.

3.4 – Em entrega e Concluído

Os status Em entrega e Concluído exibiram ao cliente que o pedido saiu para entrega.

Utilize os status do pedido de acordo com a organização do seu restaurante.Não é obrigatório que você mova o pedido por cada um dos status. Caso necessário você pode pular de “em preparo” direto para “entregue”, por exemplo.

3.5 – Iniciar conversa

O seu cliente pode iniciar uma conversa caso ele tenha alguma dúvida:

Mesmo com o Acompanhamento pelo app ativo, é necessário Habilitar Pedidos, ou seja, cadastrar um número de WhatsApp do seu restaurante. Mantendo assim a possibilidade que se cliente Inicie uma conversa com o seu Restaurante.

O bom gerenciamento do atendimento pode potencializar o número de atendimentos, com um maior giro do salão ou do seu delivery. A Goomer entende disso e possui as melhores soluções digitais para o seu restaurante. Não deixe de conferir.

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