6 maneiras de reduzir o desperdício de alimentos no restaurante

Quem trabalha no ramo ou é dono de um restaurante já sabe: o desperdício sempre acontece. A prática, inclusive, é quase um hábito no Brasil por conta de medidas erradas que vão desde o transporte dos produtos até os hábitos do consumidor final. Estima-se que 30% dos alimentos produzidos em todo mundo vão para o lixo. O grande desafio é buscar medidas para reduzir esse despejo de alimentos, aumentando a lucratividade e tendo um posicionamento mais sustentável. Se você quer aprender algumas maneiras de evitar o desperdício, fique ligado nas dicas que preparamos para vocês.

Por que reduzir

Se por um lado há tanta comida sendo jogada fora, por outro há milhões de pessoas vivendo em situação de insegurança alimentar, ou seja, não têm garantidas as refeições e os nutrientes recomendados para uma vida saudável. Desta forma, o problema da fome mundial não é a falta de comida, e sim falhas na gestão pública e privada. A preocupação com as pessoas e o planeta devem, portanto, serem o principal motivo para evitar perdas tão grandes de comida.

Outro motivo são os gastos financeiros. Quando se evita o desperdício, gasta-se menos e pode usar a economia para investir em melhorias e até para reduzir o preço, criando mais competitividade entre você e seus concorrentes.

Como fazer

Fique de olho nos prazos de validade

Os produtos que você compra devem estar na data de validade e serem usados nesse período. Por isso, um controle de estoque é muito importante e fará com que você não perca nenhum dos alimentos.

Armazene da maneira correta

Faça a armazenagem da maneira certa, deixando condicionado o que precisa ser. Dê um destaque especial aos produtos que podem estragar com mais facilidade, como frutas e carnes, por exemplo.

Reaproveite certos alimentos

A sobra de alimentos do seu restaurante não precisa ir diretamente para o lixo, podem ser reaproveitados em outros tipos de prato. Eles podem agradar ao seu bolso, como proprietário, e até ao paladar dos seus clientes, que experimentam um prato diferente. Alguém aqui por acaso não gosta de bolinho de arroz?

Bonifique seus funcionários

Funcionários que tomam medidas econômicas e se empenham para reaproveitar e diminuir o desperdício merecem ser reconhecidos. Então reconheça e bonifique (até financeiramente) aqueles que diminuem os gastos no preparo dos pratos.

Pense em outras áreas

Você também pode evitar o desperdício em outras áreas, como o consumo de energia. Verifique se a energia está sendo usada da forma correta, os freezers estão bem regulados e as manutenções estão em dia. Isso ajuda bastante!

Invista em equipamentos modernos

Os equipamentos mais modernos também podem ajudar muito. As fritadeiras elétricas, por exemplo, podem ser mais caras que as tradicionais, mas podem ajudam muito no desperdício de óleo. Os alimentos ou petiscos dos cardápios podem ser fritos dessa maneira, reduzindo o desperdício em até 60% – uma incrível economia, não é? E mais: a troca de óleo pode acontecer apenas de 10 em 10 dias, promovendo a fritura de diversos alimentos no mesmo óleo sem nenhum problema.

Essas dicas são ótimas iniciativas e você pode começar a colocar em prática agora mesmo em seu estabelecimento. Assim você consegue reduzir o desperdício de alimentos e fazer de seu restaurante um lugar mais sustentável e lucrativo. Se você acha que esse conteúdo pode ajudar outras pessoas que você conhece, não deixe de compartilhar nas redes sociais! Nos encontramos em breve!

8_dicas_de_ouro_para_otimizar_recursos_e_reduzir_desperdicios_cta

Comentários

comentários