5 espetaculares formas de motivar seus garçons

4 minutos para ler

A comida que você oferece e o ambiente do seu estabelecimento são, obviamente, essenciais para o sucesso do seu restaurante e para a satisfação dos clientes. Entretanto, o coração do restaurante é a equipe de garçons. Um atendimento de qualidade faz toda a diferença e pode ser o ponto chave para que seu negócio conquiste o público.

Para que sua equipe seja uma verdadeira representação da alma e dos objetivos do seu restaurante, é preciso investir em formas de motivar seus garçons. Por isso, preparamos essa lista com dicas sensacionais para motivar seu time.

Repasse as gorjetas

Além de serem um bem-vindo reforço ao salário, as gorjetas também são a forma com que os clientes podem, diretamente, valorizarem o trabalho de um garçom. Seja através dos 10% determinados pelo restaurante ou por uma gorjeta voluntária maior, nada mais justo do que o funcionário receber esse valor, não é mesmo?

Dessa forma, além de ter uma forma concreta e muito benéfica de ver a qualidade do seu trabalho reconhecida, o garçom também vai perceber o quanto você o valoriza e respeita enquanto funcionário.

Organize uma escala de trabalho

Procure organizar a escala de trabalho de forma a beneficiar todos os funcionários. Não dê um número muito pequeno de horas para um garçom talentoso que você sabe que quer trabalhar mais!

Da mesma forma, analise quantos funcionários são necessários a cada momento e dia, para não deixar ninguém sobrecarregado. Quando houver a contratação de novos garçons, certifique-se de que há sempre alguém disponível para treiná-lo e, quando for necessário, auxiliá-lo.

Uma escala de trabalho bem organizada também é uma forma de demonstrar respeito com a sua equipe. Assim, eles podem saber com antecedência quando são esperados no restaurante e, a partir daí, organizar seus demais compromissos, estudos e momentos de lazer.

Tenha um plano de metas

Elabore um plano de metas diárias, semanais e mensais para o restaurante. A partir daí, quando as metas forem atingidas, a equipe de garçons pode receber um benefício extra — um bônus no salário ou um almoço especial, por exemplo.

Os garçons que tiverem se saído particularmente bem dentro do período selecionado também podem receber um benefício extra, como um dia de folga. Da mesma forma, você pode pensar em sistemas de pontuação para recompensar os funcionários mais pontuais.

Promova treinamentos

Que tal demonstrar o quanto você acredita no potencial e no talento dos seus garçons através de treinamentos que os transformem em profissionais ainda mais completos? Além de ter resultados diretos no atendimento e na qualidade do seu restaurante, a medida também é uma excelente forma de demonstrar o quanto você está disposto a investir em sua equipe. Afinal, os treinamentos oferecem habilidades que valorizam o garçom enquanto profissional.

Invista no marketing de benefícios

Para demonstrar seu respeito e apreciação da sua equipe de garçons até mesmo fora do restaurante, uma ótima solução é investir no marketing de benefícios. Busque parcerias com outras empresas — academias ou faculdades, por exemplo — para oferecer descontos para seus funcionários nesses estabelecimentos.

E que tal levar seus garçons em uma viagem mega especial? Para comemorar um período particularmente bem-sucedido do estabelecimento, o aniversário do restaurante, o final de ano, etc. Fora do ambiente de trabalho, sua equipe poderá formar vínculos ainda mais fortes — e voltar com um pique e uma harmonia inigualáveis para conquistar resultados ainda melhores!

E então, pronto para colocar nossas dicas em prática e desenvolver formas de motivar seus garçons? Você logo verá os resultados no seu restaurante! Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Aproveite e baixe nosso material gratuito: um guia sobre a jornada do cliente no restaurante e dicas para proporcionar a melhor experiência em todas as etapas dessa jornada.

[mk_image src=”https://blog.goomer.com.br/wp-content/uploads/2015/04/guia_jornada_do_cliente_no_restaurante_cta.png” image_size=”full” link=”https://blog.goomer.com.br/guia-da-jornada-do-cliente-no-restaurante-2/”]

goomergo cardapio digital whatsapp
Você também pode gostar

Deixe um comentário