5 dicas para montar uma rede de restaurantes

rede de restaurantes
3 minutos para ler

O processo de expansão de uma empresa exige que o empreendedor enfrente novos desafios. Por isso, independentemente do seu segmento, é fundamental ter um plano de negócios bem detalhado na hora de aumentar o seu negócio.

Antes de transformar seu restaurante em uma rede, pergunte-se: minha marca já está consolidada no mercado? Como atrair novos clientes? É possível manter o meu padrão de qualidade nas outras unidades? Tenho lucro suficiente para ampliar o meu negócio?

Responder essas perguntas vai te ajudar a ter maior clareza neste momento de montagem da sua rede. Para te ajudar com a expansão, listamos algumas dicas para você que deseja ter uma rede de restaurantes. Confira!

1. Procure outros mercados

Vá além do seu bairro e cidade! Faça uma pesquisa para localizar mercados que sejam ideais para o seu restaurante. Cruze as fronteiras do seu estado, faça visitas e coloque a mão na massa. Com certeza você vai encontrar uma cidade em busca de novidades e o seu restaurante pode virar o novo point do local.

2. Abra uma filial

A filial geralmente é a primeira opção que vem na mente dos empresários que já fidelizaram seus clientes e desejam expandir o seu empreendimento.

Abrir uma filial exige grande investimento financeiro, pois trata-se de uma expansão física e você precisará de um novo local, com estrutura adequada para fazer com que novos clientes o frequentem.

Pode ser uma boa alternativa para sua rede de restaurantes, mas avalie os seus objetivos, pois requer a mesma dedicação de abrir uma nova empresa.

3. Transforme seu restaurante em uma franquia

Para quem já firmou a sua marca no mercado e procura expandir o negócio, a franquia é uma alternativa bastante rentável. Nessa modalidade, todo o investimento fica a cargo do franqueado.

O seu trabalho na franquia será transferir o know-how do seu restaurante para os investidores, vender a autorização para outras pessoas usarem a sua marca e ainda receber porcentagens dos lucros de venda.

A franquia é uma boa dica para quem quer expandir com baixo investimento de tempo e dinheiro.

4. Invista na tecnologia para sua rede de restaurantes

Introduzir novidades tecnológicas é uma ótima maneira de expandir o seu empreendimento: elas proporcionam uma experiência diferenciada aos seus clientes e contribuem na padronização do atendimento.

Com um investimento de baixo custo, é possível adquirir novidades para o seu restaurante que, além de despertar a curiosidade dos consumidores, podem ajudar a reduzir custos e a dependência com funcionários.

O objetivo é implementar ferramentas que garantam uma boa prestação do serviço e aumentem o lucro da sua rede de restaurante.

5. Estabeleça parcerias

Estabelecer parcerias significa unir o seu negócio com alguém que trabalhe com produtos que harmonizem com o seu restaurante. A parceria é uma boa opção para expandir ambos os empreendimentos: isso pode ser vantajoso para as duas partes, pois os custos dos investimentos serão divididos e um fortalecerá a clientela do outro.

Antes de montar a sua rede de restaurantes procure orientação de profissionais especializados e conselho de amigos que já passaram por esse desafio. Estabeleça o seu plano de negócios e defina a opção mais adequada para sua empresa.

E você, ainda tem dúvidas sobre o tema ou gostaria de compartilhar sua experiência? Deixe um comentário abaixo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário